O mais quebrado Grub bootloader, de todos

Que bom que resolveu.

Pelo menos, a volta ao mundo não exige mais 80 dias. :wink:

2 curtidas
  1. É possível iniciar um kernel diretamente, sem precisar do GRUB. Esse é o método chamado efi stub. É mais trabalhoso, por isso que grub é tão utilizado. O Grub também te dá umas ferramentas a mais no caso de problemas.

1.5) O Grub também precisa de uma entrada EFI, a vantagem é que essa entrada não muda com a atualização do sistema/grub. Se vc iniciar com o metodo efi stub, então vc precisa gerar uma nova entrada manualmente toda vez que atualizar o kernel, e apagar as entradas antigas quando remover alguma versão de kernel.

1. Na wiki, veja sempre que os comandos podem iniciar com root # que inicia que vc deve rodar como root. No vídeo vc estava usando sua conta de usuário. Para entrar no shell como root use su -. Quando vc fez o chroot então vc já era root, daí não precisava do sudo.

2. Realmente dava pra resolver com chroot, mas daí vc teria que seguir o procedimento completo montando os demais sisstemas de arquivos. A dica está Chroot - Gentoo wiki na parte configuration e usage (basicamente o comando que vc achou no outro lugar, com o for, embora o outro comando não tem o bind). Depois de fazer o chroot no sistema antigo, confira se o /boot/efi está montado e um grub-install deve funcionar sem precisar de outros parâmetros.

3. Tava tudo certo no final do primeiro vídeo, vc tinha instalado o grub e a opção padrão de boot estava setada, devia ter dado certo.

1 curtida

Oi, como vai?
Então, se eu não me engano o KDE Neon é baseado no Ubuntu, então meio que sim, o ele mesmo pode ter criado essa entrada, por isso todo esse problema…
Acredito que esse tipo de detalhe possa te incomodar né? (qm sou eu pra julgar, tbm me incomoda)
Mas com o tempo eu fui obrigado a conviver com isso, o que eu posso te recomendar é montar a partição do Linux, e a partição EFI, e seguir com o processo de instalação manual do grub, não vai funcionar para o Windows, mas talvez para o KDE Neon funcione…
Claro, se vc tiver tempo e disponibilidade, eu recomendo fortemente que tente fazer algum backup do que for importante e reinstalar os dois sistemas do 0 pra evitar dores de cabeça futuras, mas fique a vontade para fazer o que acha melhor

1 curtida

O problema

Exclui o diretório /boot/efi/EFI/ubuntu, desejando remover a entrada de inicialização do ubuntu na seleção de inicialização da UEFI.

Assim que reinicei o notebook, toda a inicialização levava para a tela do grub shell ou grub rescue. O problema não afetou a inicialização do Windows.

No entanto, somente mais tarde descobri que aquele diretório /boot/efi/EFI/ubuntu é indispensável para o inicializador KDE Neon. Esse detalhe foi o que me faltava para resolver de vez esse problema.

Solução

Eu gravei tudo!

Eu gravei a minha tela usando uma placa de captura barata, não há tanta nitidez, mas é possível enxergar os comandos que eu executo no terminal, bem como demais informações.

Desde que eu gravei a minha sessão toda, a maior parte do tempo não acontece nada de importante. Os comandos mostrados abaixo, uma parte é feita no começo e o restante, no final.

Se você quiser assistir, acesse esse link do vídeo hospedado no YouTube.

:warning: Aviso

Gostaria de salientar que as instruções abaixo foram elaboradas a partir da ajuda de outros usuário, respostas de perguntas e de informações contidas em wikis do Gentoo.

Pode ser que nem tudo listado seja necessário de ser executados, como apontou Deleterium, ou, pelo contrário, algumas coisas a mais precisam ser feitas para alcançar o mesmo resultado.

Por fim, antes de tudo, faça backup do que lhe for mais importante e sigas os procedimentos por sua própria conta e risco.

Inicialize uma sesão em modo “Live Boot”

Se você ainda tiver o pendrive com a ISO do KDE Neon, já será o suficiente, caso não, assista esse vídeo do Dio sobre como configurar usando a incrível ferramenta ventoy.

Provavalmente, qualquer distribuição irá servir, desde que você consigar inicializar em modo “Live Boot”, mas eu sugero que usasse a do KDE Neon.

Comandos no terminal

A inicialização em modo “Live Boot” preparada, abra o terminal e execute os seguintes comandos…

1. Montar as partições

Eu instalei o /boot/efi em um diretório à parte quando instalei o KDE Neon, portanto:

1.1 Montar a partição raíz

sudo /dev/nvme0n1p2 /mnt

1.2 Montar a partição /boot/efi

sudo /dev/nvme0n1p1 /mnt/boot/efi

1.3 Montar as demais partições

for i in /dev /dev/pts /proc /sys /run; do sudo mount -B $i /mnt$i; done

:eye: Atenção

Substitua nvme0n1p1 e nvme0n1p2 de acordo com o tipo de unidade de armazenamento e a partição onde estão a raíz e o diretório de inicialização. Execute o comando sudo fdisk -l ou lsblk para descobrir.

Os passos acimas foram tirados daqui.

2. Reparar o grub

2.1 “Entrar” na partição criada

sudo chroot /mnt /bin/bash

2.2 Montar o sistema de arquivos efivarfs, segundo a wiki do gentoo

mount -t efivarfs none /sys/firmware/efi/efivars

2.3 Recriar o diretório de inicialização ubuntu, como instruído por frc_kde

grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=ubuntu --recheck

(Condicional) 2.4 Se tiver excluído também, recriar o diretório de inicialização neon

grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=neon --recheck

2.5 Gerar as configurações do GRUB contendo os recentes diretórios criados, segundo a wiki do gentoo

grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

3. Desmontar as partições

3.1 Desmontar efivarfs

umount none

3.2 Sair do chroot

exit

3.3 Desmontar todas as partições montadas em /mnt

for i in /mnt/dev/pts /mnt/dev /mnt/proc /mnt/sys /mnt/run /mnt/boot/efi /mnt; do sudo umount $i; done

(Também retirado da mesma fonte da sequência do passo 1.)

4. Reinicie o computador

Reinicie o computador e, se tudo ocorrer como pretendido, a tela de seleção de boot do grub deverá aparecer novamente.

Reparar o Windows bootloader

Eu, eventualmente, acabei corrompendo o inicializador do Windows, durante as minhas tentativas de resolver o problema. No entanto, consegui recuperar com relativa tranquila seguindos o passo a passo desse tutorial.

Agradecimentos

Obrigado a todos por se reservarem a tentar me ajudar de alguma forma. :heart:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.