O mais quebrado Grub bootloader, de todos

O comando que você precisa para criar uma nova “entrada” para o KDE Neon no “efi” é, mesmo, o grub-install – porém é preciso descobrir os parâmetros corretos. – Infelizmente, só fiz isso com o Arch (exemplo adiante).

Digo “criar uma nova entrada”, porque me parece a solução mais simples. – Resista à tentação de deletar a “entrada” antiga. – Deixe ela quietinha, que não faz mal a ninguém (rs).

Como não tenho uma “solução pronta”, só posso falar da minha própria experiência.

Vamos, primeiro, “simplificar” as coisas – o que talvez ajude a formar uma ideia mais clara:

São 2 coisas bem diferentes, e bem separadas:

1. seleção de boot da UEFI do notebook

2. sudo grub-update

A “seleção de boot da UEFI do notebook” é o que você mostrou nesta imagem:

Isso varia conforme a marca & modelo da placa-mãe, pois cada uma tem seu próprio “firmware”.

No meu PC, aparece já na tela inicial do “UEFI Bios Utility” – quando aperto DEL durante o boot, para alterar alguma configuração do hardware:

Observe que em cima (à direita) são listadas 4 opções – openSUSE, Mageia, Debian, PCLinuxOS. – É uma lista de “Prioridade de Boot”. – Se eu arrastar uma opção de baixo para o topo da lista, essa opção passará a ter a “prioridade de boot”.

Logo embaixo, há uma indicação de “F8 Boot Menu”, que me apresenta a “lista completa” – pois tenho várias outras “opções” – Slackware, Fedora, Arch, Redcore etc:

De onde “vieram” essas “opções”? – Elas estão na partição “efi” – aquela partição pequena, Fat32, também indicada como “vfat”:

# lsblk -o name,mountpoint,label,fstype,size,fsavail,fsused,FSUSE%
NAME    MOUNTPOINT                  LABEL     FSTYPE   SIZE FSAVAIL FSUSED FSUSE%
sda                                                  447.1G
├─sda1  /boot/efi                   EFI       vfat       2G      2G  35.6M     2%
├─sda2  /run/media/flavio/Linux1    Linux1    btrfs     50G   17.1G  29.9G    60%
├─sda3  /                           Linux2    ext4      30G   12.6G  15.3G    52%
├─sda4  /run/media/flavio/Linux3    Linux3    ext4      30G   14.7G  13.2G    45%
├─sda5  /run/media/flavio/Linux4    Linux4    ext4      30G   12.2G  15.6G    53%
├─sda6  /run/media/flavio/Linux5    Linux5    ext4      30G   13.6G  14.2G    48%
├─sda7  /run/media/flavio/Linux6    Linux6    ext4      30G   18.5G   9.3G    32%
├─sda8  /run/media/flavio/Home1     Home1     xfs       15G    6.3G   8.7G    58%
(...)

Tempos atrás, iniciei uma sessão Live, montei a partição “efi” em /mnt, e salvei seu conteúdo, para documentar como era, naquele momento:

$ tree mnt
mnt                                      
├── EFI                                  
│   ├── boot                             
│   │   ├── BOOTIA32.EFI                 
│   │   ├── bootx64.efi                  
│   │   ├── fallback.efi                 
│   │   ├── fbia32.efi                   
│   │   └── fbx64.efi                    
│   ├── fedora                           
│   │   ├── BOOTIA32.CSV                 
│   │   ├── BOOTX64.CSV                  
│   │   ├── fonts                        
│   │   │   └── unicode.pf2              
│   │   ├── gcdia32.efi                  
│   │   ├── gcdx64.efi                   
│   │   ├── grub.cfg                     
│   │   ├── grubenv                      
│   │   ├── grubia32.efi                 
│   │   ├── grubx64.efi                  
│   │   ├── mmia32.efi                   
│   │   ├── mmx64.efi                    
│   │   ├── shim.efi                     
│   │   ├── shimia32.efi                 
│   │   ├── shimia32-fedora.efi          
│   │   ├── shimx64.efi                  
│   │   └── shimx64-fedora.efi           
│   ├── neon                             
│   │   ├── BOOTX64.CSV                  
│   │   ├── grub.cfg                     
│   │   ├── grubx64.efi                  
│   │   ├── mmx64.efi                    
│   │   └── shimx64.efi                  
│   ├── opensuse                         
│   │   ├── boot.csv                     
│   │   ├── fw                           
│   │   ├── fwupdx64.efi                 
│   │   ├── grub.cfg                     
│   │   ├── grub.efi                     
│   │   ├── grubx64.efi                  
│   │   ├── MokManager.efi               
│   │   └── shim.efi                     
│   ├── pclinuxos                        
│   │   └── grubx64.efi                  
│   └── ubuntu                           
│       ├── fw                           
│       ├── fwupx64.efi                  
│       └── grub.cfg                     
├── mach_kernel                          
└── System                               
    └── Library                          
        └── CoreServices
            └── SystemVersion.plist

13 directories, 38 files

Até aquele momento, eu tinha instalado apenas 4 distros – openSUSE, Fedora, KDE Neon e PCLinuxOS – em um SSD “limpo”, zero-km, que nunca tinha sido sequer formatado. Nenhuma “herança” anterior.

No entanto, veja que aparece 1 subdiretório “neon” e 1 subdiretório “ubuntu”. – Pelos registros da época, verifico que ambos tinham sido criados na mesma data e hora: “2020 Jan 12, às 16:43”. – Só posso concluir que aquelas 2 pastas pertenciam ao KDE Neon.

Quando você inicializa uma distro Linux instalada, ela monta essa partição “efi” em algum lugar do diretório /boot – como se fosse uma sub-pasta ou sub-diretório daquela distro. – Hoje, por exemplo, está assim (visto “dentro” do Arch):

# tree /boot
/boot
├── efi
│   ├── EFI
│   │   ├── arch_grub
│   │   │   └── grubx64.efi
│   │   ├── arch_grub2
│   │   ├── boot
│   │   │   ├── BOOTIA32.EFI
│   │   │   ├── bootx64.efi
│   │   │   ├── fallback.efi
│   │   │   ├── fbia32.efi
│   │   │   ├── fbx64.efi
│   │   │   └── mmx64.efi
│   │   ├── Debian
│   │   │   ├── BOOTX64.CSV
│   │   │   ├── fbx64.efi
│   │   │   ├── grub.cfg
│   │   │   ├── grubx64.efi
│   │   │   ├── mmx64.efi
│   │   │   └── shimx64.efi
│   │   ├── fedora
│   │   │   ├── BOOTIA32.CSV
│   │   │   ├── gcdia32.efi
│   │   │   ├── gcdx64.efi
│   │   │   ├── grub.cfg
│   │   │   ├── grub.cfg.rpmsave
│   │   │   ├── grubenv.rpmsave
│   │   │   ├── grubia32.efi
│   │   │   ├── mmia32.efi
│   │   │   ├── shim.efi
│   │   │   ├── shimia32.efi
│   │   ├── mageia
│   │   ├── MX
│   │   ├── MX21
│   │   ├── neon
│   │   │   ├── grub.cfg
│   │   ├── opensuse
│   │   │   ├── boot.csv
│   │   │   ├── fw
│   │   │   ├── fwupdx64.efi
│   │   │   ├── grub.cfg
│   │   │   ├── grub.efi
│   │   │   ├── MokManager.efi
│   │   │   └── shim.efi
│   │   ├── pclinuxos
│   │   ├── Redcore
│   │   ├── slackware-14.2+
│   │   └── ubuntu
│   │       └── grub.cfg
│   ├── mach_kernel
│   └── System
│       └── Library
│           └── CoreServices
│               └── SystemVersion.plist
(...)

Observe que continua existindo 1 pasta “neon” e 1 pasta “ubuntu” – embora hoje eu tenha 2 instalações do KDE Neon (em dualboot ou multiboot). – Duvido que isso “funcione”, para 1 dos 2 KDE Neon. Felizmente, não uso, nem dependo deles, pois uso o Grub do openSUSE.

No Arch, o caminho (PATH) é /boot/efi/EFI – mas pode acontecer que alguma distro use “efi” em minúsculas. – Só consigo acesso, como root, ou usando sudo:

Note que existem 2 opções, ou “entradas”: /arch_grub e /arch_grub2 – porque aconteceu algum problema, que eu não consegui consertar, então apenas criei uma nova entrada – usando o comando grub-install que é familiar a quem já instalou o Arch “na unha”:

grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=arch_grub2 --recheck

Observe a quantidade de “parâmetros” utilizados com o comando!

“Peguei” esse comando, já “pronto”, ao ler a Wiki do Arch para aprender como “instalar na unha”. – Não sei o que cada “letrinha” faz, e não sei quais alterações teria de fazer, no caso do KDE Neon. – O importante, é descobrir quais alterações precisaria fazer (ou não) para usá-lo no KDE Neon.

Imagino (apenas imagino!) que o parâmetro --target=x86_64-efi seja +/- comum a todas as distros – mas não posso afirmar.

Me parece que o parâmetro --efi-directory=/boot/efi indica o “caminho” (PATH), pois esse comando é para usar “dentro” do Arch Linux instalado – e nele, a partição “efi” está montada em /boot/efi. – Talvez seja assim em outras distros, mas nunca verifiquei.

Acho que o parâmetro --bootloader-id=arch_grub2 diz o nome da pasta (subdiretório) que eu estava criando – e neste caso o “2” em arch_grub2 foi uma opção pessoal minha, para diferenciar da outra “entrada”, que não estava mais funcionando.

Enfim, “imagino” que o parâmetro --recheck manda re-checar alguma coisa (não me pergunte o quê!).

Existem “versões” diferentes desse comando + parâmetros, na Wiki do Arch. – Escolhi o que me pareceu “mais completo” – pois minha ignorância não me permitia fazer coisa melhor. Felizmente, deu certo.

Essa foi a 3ª vez que usei esse comando. – Eu já tinha usado quando fiz minha 1ª instalação do Arch “na unha” (antigo PC, sem UEFI) – e a 2ª vez, quando instalei o Arch no meu PC atual (UEFI).

Bom, deixei lá a “entrada” anterior /arch_grub – que não funciona mais. – Meu conselho é: “deixe quieto!” (rs).

Eu já deletei “entradas” – seja pelo comando efibootmgr, e também deletando “fisicamente” algum subdiretório que não queria mais. – Cometi erros, deletei alguma coisa que não devia (felizmente, não me prejudicou), e hoje meu conselho é: “deixa quieto!”.

(Existe um tópico, aqui no Fórum, onde descrevi o que andei fazendo – inclusive os erros que cometi).

Apesar de ter um “grub” nesse comando – repito: – “EFI” e “grub” são coisas bem distintas, separadas.

Esse comando apenas “ensina” ao “efi”, onde deverá procurar o Grub.

O comando ´update-grub´ não terá nenhum efeito sobre o “efi”.

Hoje em dia, não uso mais “arrastar e soltar” na tela do UEFI Bios Utility. – Quando alguma distro “se apossa” da prioridade de boot, prefiro usar o comando efibootmgr para recolocar o openSUSE no topo das prioridades:

KDE Neon (user) -- após PCLinuxOS se apossar da prioridade na "efi"

$ efibootmgr
BootCurrent: 0000
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 0004,0000,0001,0003,000A,0002,0005,000E,0006,0007,000B,000F
Boot0000* opensuse
Boot0001* debian
Boot0002* Fedora
Boot0003* mageia
Boot0004* pclinuxos
Boot0005* arch_grub
Boot0006* arch_grub2
Boot0007* MX Linux
Boot000A* slackware-14.2+
Boot000B* neon
Boot000E* Redcore
Boot000F* debian

$ date; sudo efibootmgr -o 0000,0001,0003,000A,0002,0005,000E,0006,0007,000B,000F,0004
Tue 13 Feb 11:59:12 -03 2024
[sudo] password for flavio:
BootCurrent: 0000
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 0000,0001,0003,000A,0002,0005,000E,0006,0007,000B,000F,0004
Boot0000* opensuse
Boot0001* debian
Boot0002* Fedora
Boot0003* mageia
Boot0004* pclinuxos
Boot0005* arch_grub
Boot0006* arch_grub2
Boot0007* MX Linux
Boot000A* slackware-14.2+
Boot000B* neon
Boot000E* Redcore
Boot000F* debian

Quando o PCLinuxOS “se apossou da prioridade”, apareceu o Grub do PCLinuxOS:

(Sim, configurei o Grub do PCLinuxOS para detectar apenas ele mesmo – para não perder tempo detectando outras distros).

Quando o Mageia “se apossou da prioridade de boot” na EFI, apareceu o Grub do Mageia:

(O Grub do Mageia é meu “Grub de reserva”, por isso, deixo ele detectar as outras distros).

Meu Grub preferido é o do openSUSE – o único que consegue detectar e carregar qualquer uma das outras 25 ou 30 distros que já tive:

Então, é isso: – Ao configurar a “prioridade de boot” no “efi”, estamos apenas dizendo “onde” procurar o Grub – em qual partição, em qual distro.

P.S.: - Esqueça os links que postei antes. – O que pode ser útil é este.

1 curtida