Primeiramente
Obrigado por se interessar sobre o meu problema e, se você se dispor, por tentar me ajudar. ![]()
Resumo do problema (mas, por favor, leia todos os outros capítulos também)
Por favor, poderia me ajudar?
Não consigo reparar o grub bootloader que eu acidentalmente “quebrei” após tentar apagar uma entrada ubuntu no efibootmgr (ou, pelo menos, eu acho que esse foi causador de todo o problema que eu estou enfrentando).
Tentei várias soluções nos mais diversos fóruns gringos e apesar do terminal retornar, aparentemente, uma mensagem de sucesso após executar (quase) todos os passos, o grub bootloader não é reparado.
O que causou a corrupção do Grub?
Meu notebook há um dualboot de Windows 10 com uma distribuição GNU/Linux. Eu estava até então com o Kubuntu. Tudo estava funcionando bem, até que eu insisti comigo mesmo em substituir essa distribuição pelo KDE Neon.
A instalação deu tudo certo, o grub veio pré-instalado e configurado de antemão, o que foi ótimo porque configurar o grub não estava mais fresco na minha memória.
No entanto, eu me incomodei com uma entrada ubuntu na seleção de boot da UEFI do notebook e pude confirmar, através do comando sudo efibootmgr que havia mesmo essa opção, apesar de não parecer no grub.
Tentei executar sudo grub-update, mas nada mudou na seleção de boot da UEFI. Em seguida tentei deletar a tal entrada apagando-a do efibootmgr seguindo esse ¹²tutorial, mas tudo continuou o mesmo.
-
A leitura começa a partir do capítulo Deleting a boot entry;
-
Eu não me lembro se foi o conteúdo desse site mesmo que eu me guiei, mas existem várias páginas tratando do mesmo assunto com os mesmo comandos, então estou usando-o mais como exemplo.
A ideia de girino
A “ideia de girino” (que não parece ser tanto se considerarmos que ela é mesmo uma opção possível de ser traçada de acordo com essa resposta de uma pergunta, no askubuntu.) minha foi deletar a pasta e seus conteúdo de /boot/efi/EFI/ubuntu usando o comando sudo rm -r.
Assim que reinicei a máquina, desde de então caio diretamente para o grub shell. A partir daí, eu, sinceramente, não recordo muito bem mais o que eu fiz exatamente, mas todas foram inicializar o KDE Neon em modo “Live boot” pelo pendrive com o Ventoy e tentar:
- Usar o software boot-repair, que não teve nenhum efeito;
- Usar a opção do KDE Partition Manager,
Recreate existing file system, o que me fez perder o bootloader do Windows 10 também e adicionar uma terceira entrada na tela de inicialização da UEFI chamadoHDD1, ironicamente; - Reparar manualmente o grub seguindo uma mistura desses “procedimentos”:
Captura do terminal executando esses comandos.
Tentei consertar os caracteres estranhos, mas não deletei tudo, por que eles estão em todo lugar…
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ devKKKmountKsudo mount /dev/nvme0n1p1K2 /mjKnt
?2004l
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ sudo mount /dev/nvme0n1p2 /mnt1P /mnt1 /mntC/boot/efi
?2004l
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ for Kfor i in /dev/K /dev/pts /proc /sys /run; do sudo mount -B $i /mnt$i;doneK done
?2004l
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ sudo chrottKKKoot /mnt
?2004l
root@neon: /aroot@neon:/# grub/K-install --boot-directory=/mnt/boot --efi-directory=/,mKKmnt/boot/efi /dev/nv0mKKme0n1
?2004l
Installing for x86_64-efi platform.
grub-install: error: failed to get canonical path of `/mnt/boot/efi'.
root@neon: /aroot@neon:/# grub-install --boot-directory=/mnt/boot --efi-directory=/mnt/boot/efi /dev/nvme0n15P4P11P5P1P1P
?2004l
grub-install: error: failed to get canonical path of `/mnt/boot/efi'.
root@neon: /aroot@neon:/# grub-install --efi-directory=/mnt/boot/efi /dev/nvme0n14P/dev/nvme0n15P/dev/nvme0n14P/dev/nvme0n111P/dev/nvme0n14P/dev/nvme0n110P/dev/nvme0n1i/dev/nvme0n1n/dev/nvme0n1s/dev/nvme0n1t/dev/nvme0n1a/dev/nvme0n1l/dev/nvme0n1l/dev/nvme0n1 /dev/nvme0n1
?2004l
grub-install: warning: EFI variables cannot be set on this system.
grub-install: warning: You will have to complete the GRUB setup manually.
Installation finished. No error reported.
root@neon: /aroot@neon:/# exit
?2004l
exit
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ 7mfor i in /mnt/dev/pts /mnt/dev /mnt/proc /mnt/sys /mnt/run /mnt/boot/efi /mnt/boot /mnt; do sudo umount $i; done27m
Cfor i in /mnt/dev/pts /mnt/dev /mnt/proc /mnt/sys /mnt/run /mnt/boot/efi /mnt/boot /mnt; do sudo umount $i; done
?2004l
umount: /mnt/boot: not mounted.
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ for i in /mnt/dev/pts /mnt/dev /mnt/proc /mnt/sys /mnt/run /mnt/boot/efi /mnt/boot /mnt; do sudo umount $i; done4P4P1P1P
?2004l
umount: /mnt/dev/pts: no mount point specified.
umount: /mnt/dev: no mount point specified.
umount: /mnt/proc: no mount point specified.
umount: /mnt/sys: no mount point specified.
umount: /mnt/run: no mount point specified.
umount: /mnt/boot/efi: no mount point specified.
umount: /mnt: not mounted.
A forma improvisada que estou conseguindo inicializar o KDE Neon
Apesar de ter desktop além do meu notebook, eu ainda preciso usar esse dispositivo por certo motivos.
Por sorte, literalmente, eu “descobri” que consigo inicializar o KDE Neon ao navegar pelos arquivos da partição que ele está no meu NVMe e executar o arquivo grub.efi ou core.efi em /boot/grub/x86_64-efi, pela ferramenta Ventoy.
Quanto ao Windows, eu pude confirmar que perdi mesmo o seu bootloader ao explorar as partição também com o Ventoy.
Algumas informação a mais que possa ajudar a facilitar a jornada na busca por uma solução do problema
Saída do comando lsblk
nvme0n1 259:0 0 238,5G 0 disk
├─nvme0n1p1 259:1 0 512M 0 part /boot/efi
├─nvme0n1p2 259:2 0 157,5G 0 part /
├─nvme0n1p3 259:3 0 16M 0 part
├─nvme0n1p4 259:4 0 72G 0 part
├─nvme0n1p5 259:5 0 8G 0 part [SWAP]
└─nvme0n1p6 259:6 0 512M 0 part
Saída quando executo grub-update dentro do KDE Neon
user@user:~$ grub-install /dev/nvme0n1
grub-install: warning: disk does not exist, so falling back to partition device /dev/nvme0n1p1.
grub-install: warning: disk does not exist, so falling back to partition device /dev/nvme0n1p1.
grub-install: error: disk `hostdisk//dev/nvme0n1p1' not found.
Reinstalar tudo não é uma opção?
Eu gostaria de evitar ao máximo ter que reinstalar e configurar tudo novamente tanto o Windows como o KDE Neon.
Aliás, eu já garantia cópias de segurança dos poucos arquivos importantes que há tanto nos dois sistemas operacionais.
Se você leu até aqui, agradeço a sua paciência.