Primeiramente
Obrigado por se interessar sobre o meu problema e, se você se dispor, por tentar me ajudar.
Resumo do problema (mas, por favor, leia todos os outros capítulos também)
Por favor, poderia me ajudar?
Não consigo reparar o grub bootloader que eu acidentalmente “quebrei” após tentar apagar uma entrada ubuntu
no efibootmgr
(ou, pelo menos, eu acho que esse foi causador de todo o problema que eu estou enfrentando).
Tentei várias soluções nos mais diversos fóruns gringos e apesar do terminal retornar, aparentemente, uma mensagem de sucesso após executar (quase) todos os passos, o grub bootloader não é reparado.
O que causou a corrupção do Grub?
Meu notebook há um dualboot de Windows 10 com uma distribuição GNU/Linux. Eu estava até então com o Kubuntu. Tudo estava funcionando bem, até que eu insisti comigo mesmo em substituir essa distribuição pelo KDE Neon.
A instalação deu tudo certo, o grub veio pré-instalado e configurado de antemão, o que foi ótimo porque configurar o grub não estava mais fresco na minha memória.
No entanto, eu me incomodei com uma entrada ubuntu
na seleção de boot da UEFI do notebook e pude confirmar, através do comando sudo efibootmgr
que havia mesmo essa opção, apesar de não parecer no grub.
Tentei executar sudo grub-update
, mas nada mudou na seleção de boot da UEFI. Em seguida tentei deletar a tal entrada apagando-a do efibootmgr
seguindo esse ¹²tutorial, mas tudo continuou o mesmo.
-
A leitura começa a partir do capítulo Deleting a boot entry;
-
Eu não me lembro se foi o conteúdo desse site mesmo que eu me guiei, mas existem várias páginas tratando do mesmo assunto com os mesmo comandos, então estou usando-o mais como exemplo.
A ideia de girino
A “ideia de girino” (que não parece ser tanto se considerarmos que ela é mesmo uma opção possível de ser traçada de acordo com essa resposta de uma pergunta, no askubuntu.) minha foi deletar a pasta e seus conteúdo de /boot/efi/EFI/ubuntu
usando o comando sudo rm -r
.
Assim que reinicei a máquina, desde de então caio diretamente para o grub shell. A partir daí, eu, sinceramente, não recordo muito bem mais o que eu fiz exatamente, mas todas foram inicializar o KDE Neon em modo “Live boot” pelo pendrive com o Ventoy e tentar:
- Usar o software boot-repair, que não teve nenhum efeito;
- Usar a opção do KDE Partition Manager,
Recreate existing file system
, o que me fez perder o bootloader do Windows 10 também e adicionar uma terceira entrada na tela de inicialização da UEFI chamadoHDD1
, ironicamente; - Reparar manualmente o grub seguindo uma mistura desses “procedimentos”:
Captura do terminal executando esses comandos.
Tentei consertar os caracteres estranhos, mas não deletei tudo, por que eles estão em todo lugar…
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ devKKKmountKsudo mount /dev/nvme0n1p1K2 /mjKnt
?2004l
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ sudo mount /dev/nvme0n1p2 /mnt1P /mnt1 /mntC/boot/efi
?2004l
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ for Kfor i in /dev/K /dev/pts /proc /sys /run; do sudo mount -B $i /mnt$i;doneK done
?2004l
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ sudo chrottKKKoot /mnt
?2004l
root@neon: /aroot@neon:/# grub/K-install --boot-directory=/mnt/boot --efi-directory=/,mKKmnt/boot/efi /dev/nv0mKKme0n1
?2004l
Installing for x86_64-efi platform.
grub-install: error: failed to get canonical path of `/mnt/boot/efi'.
root@neon: /aroot@neon:/# grub-install --boot-directory=/mnt/boot --efi-directory=/mnt/boot/efi /dev/nvme0n15P4P11P5P1P1P
?2004l
grub-install: error: failed to get canonical path of `/mnt/boot/efi'.
root@neon: /aroot@neon:/# grub-install --efi-directory=/mnt/boot/efi /dev/nvme0n14P/dev/nvme0n15P/dev/nvme0n14P/dev/nvme0n111P/dev/nvme0n14P/dev/nvme0n110P/dev/nvme0n1i/dev/nvme0n1n/dev/nvme0n1s/dev/nvme0n1t/dev/nvme0n1a/dev/nvme0n1l/dev/nvme0n1l/dev/nvme0n1 /dev/nvme0n1
?2004l
grub-install: warning: EFI variables cannot be set on this system.
grub-install: warning: You will have to complete the GRUB setup manually.
Installation finished. No error reported.
root@neon: /aroot@neon:/# exit
?2004l
exit
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ 7mfor i in /mnt/dev/pts /mnt/dev /mnt/proc /mnt/sys /mnt/run /mnt/boot/efi /mnt/boot /mnt; do sudo umount $i; done27m
Cfor i in /mnt/dev/pts /mnt/dev /mnt/proc /mnt/sys /mnt/run /mnt/boot/efi /mnt/boot /mnt; do sudo umount $i; done
?2004l
umount: /mnt/boot: not mounted.
neon@neon: neon@neon00m:01;34m~00m$ for i in /mnt/dev/pts /mnt/dev /mnt/proc /mnt/sys /mnt/run /mnt/boot/efi /mnt/boot /mnt; do sudo umount $i; done4P4P1P1P
?2004l
umount: /mnt/dev/pts: no mount point specified.
umount: /mnt/dev: no mount point specified.
umount: /mnt/proc: no mount point specified.
umount: /mnt/sys: no mount point specified.
umount: /mnt/run: no mount point specified.
umount: /mnt/boot/efi: no mount point specified.
umount: /mnt: not mounted.
A forma improvisada que estou conseguindo inicializar o KDE Neon
Apesar de ter desktop além do meu notebook, eu ainda preciso usar esse dispositivo por certo motivos.
Por sorte, literalmente, eu “descobri” que consigo inicializar o KDE Neon ao navegar pelos arquivos da partição que ele está no meu NVMe e executar o arquivo grub.efi
ou core.efi
em /boot/grub/x86_64-efi
, pela ferramenta Ventoy.
Quanto ao Windows, eu pude confirmar que perdi mesmo o seu bootloader ao explorar as partição também com o Ventoy.
Algumas informação a mais que possa ajudar a facilitar a jornada na busca por uma solução do problema
Saída do comando lsblk
nvme0n1 259:0 0 238,5G 0 disk
├─nvme0n1p1 259:1 0 512M 0 part /boot/efi
├─nvme0n1p2 259:2 0 157,5G 0 part /
├─nvme0n1p3 259:3 0 16M 0 part
├─nvme0n1p4 259:4 0 72G 0 part
├─nvme0n1p5 259:5 0 8G 0 part [SWAP]
└─nvme0n1p6 259:6 0 512M 0 part
Saída quando executo grub-update dentro do KDE Neon
user@user:~$ grub-install /dev/nvme0n1
grub-install: warning: disk does not exist, so falling back to partition device /dev/nvme0n1p1.
grub-install: warning: disk does not exist, so falling back to partition device /dev/nvme0n1p1.
grub-install: error: disk `hostdisk//dev/nvme0n1p1' not found.
Reinstalar tudo não é uma opção?
Eu gostaria de evitar ao máximo ter que reinstalar e configurar tudo novamente tanto o Windows como o KDE Neon.
Aliás, eu já garantia cópias de segurança dos poucos arquivos importantes que há tanto nos dois sistemas operacionais.
Se você leu até aqui, agradeço a sua paciência.