O maior inimigo do Linux Mint - Bluetooth (Controle conecta mas não reconhece)

Nesse feriado eu só queria sentar na frente do notebook e jogar um joguin para relaxar. Até descobrir que o meu controle(genérico) bluetooth conecta no notebook mas simplesmente não é reconhecido pelo emulador e nem mesmo pelo antimicroX.
O controle é genérico e funciona perfeitamente no windows, android e (pasmem) ios. (já testei)
Como eu posso solucionar o problema? (Dual Boot não é solução, já que a intenção é usar somente Linux, que quem dizer que é bom pra jogar, tá mentindo)

Edit: Esqueci da config do notebook.
G15-5515 Ryzen™ Edition da Dell
32 GB de RAM
Linux Mint ultima versão, kernel 6.8.0-49-generic.

Amigo, Linux não é padrão de mercado para desktops, nem para notebooks. Não se queixe do Mint, a queixa deveria ir para o fabricante do seu controle bluetooh.

Boa sorte com sua busca de suporte.

1 curtida

Olá @Leonam_Cruz, tudo bem contigo?

Controles bluetooth genéricos são uma das maiores fontes de dor de cabeça no Linux, você pode tentar fornecer mais informações sobre o seu hardware para descobrir se é necessário instalar algum driver extra para o seu adaptador.

Use o terminal ou alguma ferramenta de logs para olhar se o sistema exibe alguma informação útil quando você tenta parear o controle.

:vulcan_salute:

1 curtida
System:
  Kernel: 6.8.0-49-generic arch: x86_64 bits: 64
  Desktop: Xfce v: 4.18.1 Distro: Linux Mint 22 Wilma
Machine:
  Type: Laptop System: Dell product: Dell G15 5515 v: 1.21.0
    serial: <superuser required>
  Mobo: Dell model: 066VKM v: A00 serial: <superuser required> UEFI: Dell
    v: 1.21.0 date: 07/10/2024
Battery:
  ID-1: BAT1 charge: 59.4 Wh (100.0%) condition: 59.4/86.0 Wh (69.1%)
CPU:
  Info: 8-core model: AMD Ryzen 7 5800H with Radeon Graphics bits: 64
    type: MT MCP cache: L2: 4 MiB
  Speed (MHz): avg: 1426 min/max: 400/4463 cores: 1: 1916 2: 1883 3: 400
    4: 400 5: 400 6: 400 7: 400 8: 3104 9: 2394 10: 2395 11: 4229 12: 400
    13: 1914 14: 1789 15: 400 16: 400
Graphics:
  Device-1: NVIDIA GA106M [GeForce RTX 3060 Mobile / Max-Q] driver: nvidia
    v: 550.120
  Device-2: AMD Cezanne [Radeon Vega Series / Radeon Mobile Series]
    driver: amdgpu v: kernel
  Device-3: Microdia Integrated_Webcam_HD driver: uvcvideo type: USB
  Display: x11 server: X.Org v: 21.1.11 with: Xwayland v: 23.2.6 driver: X:
    loaded: amdgpu,nvidia unloaded: fbdev,modesetting,nouveau,vesa dri: radeonsi
    gpu: amdgpu resolution: 1920x1080~165Hz
  API: EGL v: 1.5 drivers: nvidia,radeonsi,swrast
    platforms: gbm,x11,surfaceless,device
  API: OpenGL v: 4.6.0 compat-v: 4.5 vendor: nvidia mesa v: 550.120
    renderer: NVIDIA GeForce RTX 3060 Laptop GPU/PCIe/SSE2
Audio:
  Device-1: NVIDIA GA106 High Definition Audio driver: snd_hda_intel
  Device-2: AMD ACP/ACP3X/ACP6x Audio Coprocessor driver: snd_rn_pci_acp3x
  Device-3: AMD Family 17h/19h HD Audio driver: snd_hda_intel
  API: ALSA v: k6.8.0-49-generic status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 1.0.5 status: active
Network:
  Device-1: Realtek RTL8125 2.5GbE driver: r8169
  IF: enp3s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full mac: <filter>
  Device-2: Intel Wi-Fi 6 AX200 driver: iwlwifi
  IF: wlp4s0 state: up mac: <filter>
Bluetooth:
  Device-1: Intel AX200 Bluetooth driver: btusb type: USB
  Report: hciconfig ID: hci0 state: up address: <filter> bt-v: 5.2
Drives:
  Local Storage: total: 953.88 GiB used: 290.04 GiB (30.4%)
  ID-1: /dev/nvme0n1 vendor: Seagate model: XPG GAMMIX S41 size: 476.94 GiB
  ID-2: /dev/nvme1n1 vendor: A-Data model: IM2P33F3A NVMe 512GB
    size: 476.94 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 464.35 GiB used: 289.57 GiB (62.4%) fs: ext4 dev: /dev/dm-1
  ID-2: /boot size: 1.61 GiB used: 472.8 MiB (28.7%) fs: ext4
    dev: /dev/nvme0n1p2
  ID-3: /boot/efi size: 511 MiB used: 6.1 MiB (1.2%) fs: vfat
    dev: /dev/nvme0n1p1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: partition size: 1.91 GiB used: 512 KiB (0.0%)
    dev: /dev/dm-2
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 69.0 C mobo: 58.0 C sodimm: SODIMM C
  Fan Speeds (rpm): cpu: 2000 mobo: 1900
  GPU: device: nvidia screen: :0.0 temp: 57 C device: amdgpu temp: 58.0 C
Info:
  Memory: total: 32 GiB note: est. available: 30.7 GiB used: 3.87 GiB (12.6%)
  Processes: 427 Uptime: 2h 11m Shell: Bash inxi: 3.3.34

(rodei o comando com o controle conectado)

Como ele aparece no negócio de bluetooth eh assim

dsadas

Edit: O Controle Conecta, o problema é que ele não é reconhecido nem pelo Anti Micro, nem pelo emulador, nem por nada.

1 curtida

Rapaz, se funciona no IOS, Windows e Android… Será mesmo que o problema é outro?

Ainda digo mais, não é a primeira vez que tenho problemas com Bluetooth com o Linux Mint, já perdi as contas.

Essa é a parte que importa sobre o bluetooth. Sugiro pesquisar sobre esse modelo e ver se é necessário instalar algum módulos extra ou kernel mais recente.

Isso apenas significa que não está quebrado. Funcionar em outro SO não implica que vai funcionar no Linux, infelizmente. A maioria dos chips genéricos só servem para estressar, porque não existe driver oficial e o pouco que temos são baseados em engenharia reversa.

Então, não é um problema que o “Linux” possa resolver se os fabricantes não ajudarem.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Tive problema parecido com o meu gamepad com base no nintendo switch. Isso foi o motivo de eu sair do mint inclusive e indo pro Zorin que vem com o driver e funciona 100%

Não. É essa questão mesmo: falta de firmware compatível com Linux, mesmo sendo o Android parte do Mundo Linux. Os três sistemas a que você faz referência são padrões em seus respectivos mercados, aliás…

Talvez outra distro, com pacotes mais recentes, kernel mais recente, possa resolver sua questão: Fedora 41, Ubuntu 24.10, Manjaro ou OpenSUSE Tumbleweed, por exemplo.

1 curtida

Boa tarde rapaz.
Já verificou se o gerenciador bluetooth do seu mint está instalado ou atualizado ?
Você pode tentar com o comando “sudo apt-get install blueman”

No meu antigo mint 21.2 sempre usei o BT

Intel AX200 Bluetooth este BT não tem um histórico muito bom de funcionamento não…

1 curtida

Eu pensei em ir pro Zorin, a intenção era só usar Linux. Mas, como eu quero jogar, e vira uma tremenda gambiarra, queria só conectar um controle e abrir o jogo que comprei, pra só ai eu descobri que o controle conecta mas não é reconhecido e o jogo não funciona direito com proton.
Resolvi da forma mais preguiçosa, to migrando o PC todo de volta pro Windows e esperando o próximo dia de descanso pra poder jogar em paz.

Sim, estava tudo atualizado.

Só espero que o Windows em questão não seja o 11 na edição 24H2. Esse já tem um monte de BOs, inclusive com games variados. (Mesmo sendo o Windows padrão de mercado…)

Boa noite rapaz.
Como você já sabe tenho 2 distros nesse exato momento em meu pc.
O outro ssd que tá instalado o ubuntu 24.04.1 deixei guardado.
Eu tenho o biglinux, rapaz pra jogar é só instalar e jogar, nada mais que isso.
Ele já vem com o lutris e o steam já na distro pronta pra uso.
E a outra distro minha favorita Rara e peculiar e muito amiga dos dispositivos bluetooth é o PeppermintOS.
Eu não vou te recomendar essa distro mas o biglinux você não vai se arrepender.
Lembre-se no biglinux é só instalar e jogar.
A minha versão do kernel do biglinux que uso é o 6.6

1 curtida

Olá!

Verificando suas informações é preciso que tenha ainda mais informações.
O Intel AX200 BT é a controladora da sua placa pcie que conjuga a rede Wi-fi e BT. Ela está com o driver certo e instalado.

Agora o que precisa ainda verificar é se consegue saber qual é o controlador do dongle/controle. Infelizmente, mesmo que conectando, ele pode estar em alguma blacklist listada ao Kernel. Daí, só mesmo investigando essa parte para você conseguir driblar a situação.

Voltando sobre a controladora BT do seu notebook, procure issues e outras informações relacionado ao driver da Intel AX200 que apesar de instaldo e funcionando pode ter algum parâmetro de proteção para itens não comuns e comercialmente tão reconhecidos. Procure em fóruns de miniPCs como Morefine, BeeLink e outros que normalmente também vem com essa mesma placa dual wifi+bt pcie.

Então, para listar melhor sobre o controle faça o pareamento e verifique se ele fica estável. Ao permanecer, abra o terminal e digita:

lsusb

Daí vai aparecer uma entrada específica com o item “Controle BT”
Você deve pegar as informações desse item para saber qual o chipset de rádio/controladora ele possui.

sudo lsusb -d [id] -s [[bus]:][devnum]

onde você vai substituir o id pelo número de ID do device “controle bt”
e o bus:devnum pelo número da bus que ele está conectado e o número designado a ele.

Ai vai printar as informações e o principal é a informação de identificação do dispositivo que descreve o nome real do chip do controle, fccid e etc.