O Linux está pronto para a "Revolução ARM"?

Com o anúncio do Apple Silicon, nova linha de processadores ARM da Apple, PODE ocorrer um impulsionamento de ARM em desktops e laptops que se espalhe também pelo mundo dos PCs, coisa essa que vem sendo prometida há anos, mas, que ainda engatinha. Em Linux sabemos que existem algumas iniciativas dentro dessa arquitetura, mas, voltadas para hardwares específicos, se não me engano capitaneadas principalmente por Debian e Raspbian. As perguntas que ficam são: o Linux está pronto para desenvolver distros ARM de propósito geral (para uso geral e que possam ser instaladas em qualquer computador IBM-PC compatível)? Quão difícil seria a portabilidade dos programas x86 e x64 no mundo Linux para ARM? Eventualmente compensaria o trabalho? Haverá a possibilidade de instalar Linux nesses futuros Macs tão fechados quando os mesmos se tornarem obsoletos?

Referencial:

2 curtidas

Respondendo a pergunta do tópico. Faz tempo! kkk

Discorra sob seu ponto de vista.

O kernel Linux tem suporte a ARM.
O Debia tem versão ARM: 2.1. Hardware Suportado
O Ubuntu tem ARM para servidores então é instalar a versão servidor e instalar posteriormente a interface e programas.
E ai por diante.
Claro que nem todas as distros suporta ARM mais é só elas dicidir desenvolver para ARM.

3 curtidas

Mas e quanto a softwares como estamos?

O Debian so aceita software que o código fonte pode ser compilado em todas as arquiteturas oficiais então tem bastante software.

3 curtidas

Sinceramente não. Pesquise no Google se quiser saber mais.

Calma cara, desculpe ai, é que um dos objetivos de todo fórum é o debate, a partir do momento que você posta algo em um tópico sobre, se pressupõe que você quer debater sobre. Evidente que poderia fazer isso na internet com um buscador de resultados, mas, eu queria justamente a percepção do contraditório de quem inclusive pode estar inteirado sobre o tema e mostrar os prós e contras.

9 curtidas

Qualquer coisa nós ainda temos o netbsd

2 curtidas

Po so eu que tenho link de confiança que mostra que o Linux esta preparado para a arquitetura ARM dizer que sim e não no achismo grande coisa eu chava um monte de coisa ate descobrir que eu estava falando bobagem.

2 curtidas

Várias distros já dão suporte a ARM a bastante tempo, tendo quase todo repositório disponível. (Tirando os proprietários)

1 curtida

Não só está como foi pioneiro, até hoje a MS corre atrás do prejuízo

1 curtida

Coitado do Windows kakskskksjxjrnrbj

Coitado nada em alguns anos se a MS quiser ela lança a versão do Windows para ARM só que acredito que o que vai levar mais tempo para ela coda sera o kernel já que ele não pode quebrar de forma alguma.
Seria a mesma coisa o Linux a diferença é que o Linux já esta pronto.
Felizmente o Debian tem todos os software de código livre prontos para ser compilado em qualquer distro basta baixar o código fonte do software e compilar seja la em qual for a distro.

Na verdade já tem Windows 10 ARM, o problema é que os fabricantes de hardware e desenvolvedores de software não investem:

Tem um excelente vídeo do canal Loop Infinito, se encontrar posto aqui.

Sim, a MS comeu mosca nos ARM igual o Linux comeu no x86 e amd64

1 curtida

Encontrei alguns vídeos aqui:

Sim, faz tempo.
O Debian suporta a arquitetura ARM há muito tempo, e o pessoal do RaspberryPi inclusive criou o Raspian, que agora foi renomeado para Raspberry Pi OS, baseado no Debian e que permite o uso de um sistema perfeitamente usável no RaspberryPi, que é ARM.

A versão de servidor do Ubuntu também recebeu suporte oficial para o RaspberryPi na versão 20.04, e agora estão em vias de compatibilizar o Ubuntu Gnome com o RaspPi também.


Adendo:
Esqueci de falar sobre os SOs para celulares baseados em Linux:

2 curtidas

Eu entendi. Só q achei melhor vc pesquisar pra saber.

As CPUs ARM ja tem o suporte base no Linux(arquitetura)
Mas sobre o resto do hardware pode ser q não tenha kkkkk por causa do tipo de hardware que pode estar sendo adaptado ali

1 curtida