Olá!
É uma discussão ampla e para tal penso que é preciso apoiar em mais dados além do stats counter e a questão do html 5 teste. Nisto, quero dizer que evidentemente já é um baita alarme dado as circunstâncias ao longo do tempo. Porém, ainda dizer que é um total descaso penso que para dizer melhor o quanto a Mozilla atua ou não frente ao avanço do projeto é preciso ter acesso a mais informações do projeto em si. Comparativo de volume de trabalho, soluções de commits que resultam em implementações ao longo dos anos e coisas similares.
Por outro lado, há um mega abismo de orçamento. Estamos falando de uma Cia que está no top 5 maiores market cap do mundo contra uma fundação que em proporção é o que se compararmos?
Outro ponto fundamental que acredito ser viável investigar sobre algumas tecnologias são o uso e quantidade de uso. Também avaliar as aplicabilidades no propósito de cada navegador.
O próprio Chrome compilação para windows Vs compilação para Linux há uma enorme diferença, já ai se vê o quão é complicado analisar do ponto de vista bem técnico os projetos em si.
Indo para uma abordagem mais direta sobre o meu ponto de utilização; Utilizo os dois diariamente e com bastante diversidade em termos de navegabilidade, situações e, ao meu ver a grande vantagem do Chrome é a integração melhor com serviços comerciais, ainda mais se pensar as extensões para área de marketing e design. Porém, o Firefox em termos de navegação cotidiana é muito mais fluido e tenho suporte completo de playback de vídeos por hardware (coisa que não tenho no Chrome). Dito isto, Firefox exploro paǵinas em geral e fico muito multimídia vídeo+audio online, Chrome para serviços, trabalho e situações pesadas dado que o motor dele é mais otimizado para webgl e “javas scripts” pesados.
Porém, a questão de privacidade e segurança dos dados confio mais no Firefox ao passo que no Chrome tudo é bem mais rastreado digitalmente.
Enfim, esperança? Sim, continuo usando e incentivando sem forçar a barra esperando que ele sobreviva e não tenhamos apenas Chrome (que conta quase todas variantes). Realidade? Até quando a Mozilla terá capacidade $ de avançar?
Aproveitando, pegando a tangente do navegador Firefox tem o Thunderbird que apesar do foco ser cliente de email tem boa comunicação de projetos. E o projeto Thunderbird em si (que só usa infra da Mozilla) tem conseguido inovar, avançar com nova proposta e inclusive aguardo ansioso a transformação final do K9 → Thunderbird em Android’s. Acredito que isso vai dar um força que pode influenciar interação com Firefox. E tal é o sufoco com pouca verba da Mozilla que separou os projetos para poder focar quase que integral nas questões do navegador e produtos correlatos.
Buscando entender: Quais as features em si, que dentre toda aquela lista são imprescindíveis há quase todos usuários de navegadores nos dias atuais que estão em falta se comparar ao Chrome, e, ainda, levando em consideração uso real?
Uma sessão no Firefox “Payments” ficou com 0 e o Chrome com 5, e nisso pergunto se isso está mais ligado a proposta (Chrome → wallets e comercial // firefox → privacidade e minimização de exposição) ou é falha ou descaso, por exemplo.