O descaso da mozilla com o Firefox

O Firefox está morto desde que parou de evoluir o navegador para suportar recursos HTML5.

Já se passaram décadas desde que eles incluíram recursos, basta dar uma olhada no html5test.
A Mozilla se preocupa mais com drumbeat, firefoxOS e coisas irrelevantes que o usuário comum e desenvolvedor web não se importam mas a Mozilla insiste em desperdiçar energia, energia disperdiçada de décadas (sim, estamos falando de uma década) largando em subprojetos irrelevantes que ninguém pediu para ser feito.
Colocar dinheiro que poderia ser melhor empregado para pagar programadores comprometidos e FINALIZAR 100% de classificação de recursos HTML5 no Firefox Firefox seria um sonho.
Mas ano passa, ano que vem e eu visito o html5test e nada muda (aliás, o site até fechou e a propria suse teve que absorver em seu domínio próprio https://html5test.opensuse.org/), a impressão é que o navegador não está mais em desenvolvimento.
Por que doar dinheiro para um projeto que não faz 100% HTML5.

Assim você pode usar um navegador que não se importa mais em ser um navegador.

Eu não sei qual a percepção de vocês, mas eu como usuário web front-end fico mais desesperançoso em até indicar o software para amigos a usarem.
Bem, esse mesmo texto provocativo eu coloquei em tópico no reddit e no mastodon.
Eles notaram, notaram tanto que o moderador bloqueou minha postagem de ser vista pela comunidade.

Alguém possui algumas esperança com o Firefox?

11 curtidas

Sou leigo, mas uso muito navegadores.

Sou assinante dos programas do Google One e usuário das soluções office do mesmo, assim como do programa PinPoint que me ajuda nas minhas pesquisas acadêmicas. Então “privacidade” de bigtechs não é muito minha prioridade. Nesse cenário eu poderia usar apenas o Chrome.

Porém eu ainda uso o Firefox, por duas razões.

A primeira é comodidade. Firefox é prático por já vir instalado na minha distro, o Pop_OS. Ele simplesmente funciona, não tem nenhum tipo de lentidão na minha máquina.

A segunda é por não ser o navegador onde eu trabalho. Tenho dois usuários no Chrome, um pessoal e um de trabalho. O perfil de trabalho é todo voltado para isso, e é onde eu passo a maior parte do meu dia. Sendo assim, eu tenho o Firefox aberto para assistir um vídeo, ouvir um podcast, ou realizar outras atividades enquanto estou com o Chrome aberto nas minhas atividades laborais.

Entretanto, apesar disso, tenho usado menos o Firefox recentemente. Tenho criado alguns aplicativos usando o Chrome (YouTube Music, Whatsapp…) e tenho usado mais meu perfil pessoal por lá.

Se eu tivesse que dar minha opinião acerca disso que você trouxe, não tenho esperança alguma, inclusive acho que a tendência é o Firefox cair em desuso no meu computador pessoal. Talvez ele continue sendo o padrão de quem usa o Linux para atividades básicas do dia a dia, como quando instalei um Ubuntu no computador da minha mãe, ela não se preocupa em usar algum outro navegador se não aquele que já está lá. Pode ser útil ainda para quem esteja procurando alguma camada de privacidade mas em um navegador comercial.

3 curtidas

Não consigo concordar com o post. Nem o Chrome implementa o HTML5 totalmente, e pelo que pude testar a discrepância de pontos se deve principalmente a uns tipos mais raros de input – que também estão ausentes no Safari, e que de qualquer jeito a maioria dos sites recria em JS para deixar mais interativo – e a recursos que a própria especificação declara como opcionais (como rel=prefetch).

Eu mesmo uso os dois navegadores e até agora os únicos motivos para usar o Chrome que tenho são sites do Google.

8 curtidas

Olá!

É uma discussão ampla e para tal penso que é preciso apoiar em mais dados além do stats counter e a questão do html 5 teste. Nisto, quero dizer que evidentemente já é um baita alarme dado as circunstâncias ao longo do tempo. Porém, ainda dizer que é um total descaso penso que para dizer melhor o quanto a Mozilla atua ou não frente ao avanço do projeto é preciso ter acesso a mais informações do projeto em si. Comparativo de volume de trabalho, soluções de commits que resultam em implementações ao longo dos anos e coisas similares.
Por outro lado, há um mega abismo de orçamento. Estamos falando de uma Cia que está no top 5 maiores market cap do mundo contra uma fundação que em proporção é o que se compararmos?
Outro ponto fundamental que acredito ser viável investigar sobre algumas tecnologias são o uso e quantidade de uso. Também avaliar as aplicabilidades no propósito de cada navegador.

O próprio Chrome compilação para windows Vs compilação para Linux há uma enorme diferença, já ai se vê o quão é complicado analisar do ponto de vista bem técnico os projetos em si.

Indo para uma abordagem mais direta sobre o meu ponto de utilização; Utilizo os dois diariamente e com bastante diversidade em termos de navegabilidade, situações e, ao meu ver a grande vantagem do Chrome é a integração melhor com serviços comerciais, ainda mais se pensar as extensões para área de marketing e design. Porém, o Firefox em termos de navegação cotidiana é muito mais fluido e tenho suporte completo de playback de vídeos por hardware (coisa que não tenho no Chrome). Dito isto, Firefox exploro paǵinas em geral e fico muito multimídia vídeo+audio online, Chrome para serviços, trabalho e situações pesadas dado que o motor dele é mais otimizado para webgl e “javas scripts” pesados.

Porém, a questão de privacidade e segurança dos dados confio mais no Firefox ao passo que no Chrome tudo é bem mais rastreado digitalmente.

Enfim, esperança? Sim, continuo usando e incentivando sem forçar a barra esperando que ele sobreviva e não tenhamos apenas Chrome (que conta quase todas variantes). Realidade? Até quando a Mozilla terá capacidade $ de avançar?

Aproveitando, pegando a tangente do navegador Firefox tem o Thunderbird que apesar do foco ser cliente de email tem boa comunicação de projetos. E o projeto Thunderbird em si (que só usa infra da Mozilla) tem conseguido inovar, avançar com nova proposta e inclusive aguardo ansioso a transformação final do K9 → Thunderbird em Android’s. Acredito que isso vai dar um força que pode influenciar interação com Firefox. E tal é o sufoco com pouca verba da Mozilla que separou os projetos para poder focar quase que integral nas questões do navegador e produtos correlatos.

Buscando entender: Quais as features em si, que dentre toda aquela lista são imprescindíveis há quase todos usuários de navegadores nos dias atuais que estão em falta se comparar ao Chrome, e, ainda, levando em consideração uso real?

Uma sessão no Firefox “Payments” ficou com 0 e o Chrome com 5, e nisso pergunto se isso está mais ligado a proposta (Chrome → wallets e comercial // firefox → privacidade e minimização de exposição) ou é falha ou descaso, por exemplo.

8 curtidas

Eu concordo que o post falhou em argumentar mas tem dois destaques impleta:

• Firefox é atualmente o único navegador mainstream que não suporta nenhum nível de WebApp ainda que os outros browser (alô Chrome) não implementem de forma completa, o Firefox não implementa nada

O mais zoado é que só são raros justamente por causa do Firefox e do Safari, implementações deles tem a rodo

2 curtidas

Ao ler o post me parece mais um ataque hater (posso estar errado) ao Firefox do que alguma reclamação genuína. Veja: Primeiramente nenhum navegador (popular) atinge a nota máxima htm5, me lembra até os casos de usuários de afterbunner que ficam monitorando fps em vez de simplesmente jogar o jogo. Afinal, quando vamos para o mundo real temos um Firefox onde os sites (maioria) funciona, recursos de privacidade e amplo suporte a extensões. Dizer que o Firefox está "abandonado"soa bastante exagerado. Uso há vários anos e não lembro a última vez q precisei abrir o Chrome (que fica instalado em meu notebook) porq um determinado site não funcionou no Firefox. Do ponto de vista DEV não tenho propriedade para falar sobre, agr do ponto de visa de uso o Firefox é um navegador de altíssima qualidade.

11 curtidas

Vou tentar trazer as dicussões de pessoas que tragam seus pontos opostos ao que eu trouxe aqui.
O moderador do firefox está me respondendo no mastodon.
Se alguém puder discutir isso que ele trouxe, agradeço.
yiasuf
Segue o fio no mastodon

1 curtida

O firefox é o meu navegador preferido, mas o chrome me conquistou! :wink:

Utilizo o Firefox no desktop (Arch Linux e Windows 11) e no smartphone (Android) há tempos e não tenho problemas. No desktop uso o Youtube, Youtube Music, serviços do Google quando preciso (Docs, Drive…), Telegram, WhatsApp, Element, GitHub, Mastodon, Instagram, Twitch… tudo funciona. Tenho o Chromium instalado no Arch Linux somente para ter uma segunda opção caso o Firefox apresente problemas (no Windows é o Edge). Até o momento não foi preciso substituir o Firefox. No Arch Linux (Wayland) e no Windows funciona a aceleração por hardware, tornando a reprodução dos vídeos bem fluída. A reprodução dos vídeos na opção 1080p do Premium fica ótima. O picture-in-picture é um charme. :smile: Uso a conta da Mozilla para a sincronização entre os dispositivos, tenho uma assinatura do Pocket (funciona muito bem), utilizo as extensões Firefox Relay, Firefox Multi-Account Containers, Read Aloud, Dark Reader, Simple Translate, LanguageTool, uBlock Origin, ClearURLs e LocalCDN. Na versão mobile do Firefox utilizo algumas extensões também. É um relato básico, mas gostaria de deixar registrado que, para o meu uso, funciona. Funciona bem. Para outras pessoas pode não ter resultado, faltar recursos, e está tudo bem. Nenhum software terá tudo. No entanto, não descartaria in totum um programa somente por não se adequar prioritariamente as minhas necessidades. Como foi citado pelo @aarProTech, um brevíssimo relato sobre o Thunderbird. Considero o programa excelente (tenho o K9 no celular). Uso o Thunderbird no desktop para ler os e-mails, agendar eventos (sincronizado com a agenda do Google), acompanhar sites e blogs via RSS e fazer/acompanhar a lista de tarefas. Já usei o recurso para conversas usando o protocolo XMPP. Não tive problemas. Gostaria de alguma integração dele com o Firefox e com a conta de sincronização da Mozilla.

1 curtida

Diferente de muitos q te chamaram de hater, eu concordo com o post, infelizmente a mozilla tem passado por conturbados problemas internos que influenciam nisso, e é tão notavel como o abandono do servo, que foi ressucitado agora pela linux fundation, mas tem um porém, por o firefox ser opensource por mais q algumas otimizações n sejam aceitas pela mozilla, temos o librewolf e waterfox como outros projetos q poderiam ser abraçados pela comunidade.

3 curtidas

Não faz sentido o que falou.
Até porque eu trouxe argumentos sólidos, diferentes dos canais de internet e que anos falam da morte do Firefox.
Se for nesse sentido, o Techhut, techlore e Eric Murphy são haters também :smile: .

Não né cara… :smile: , fique tranquilo que estamos no mesmo time.

Não retiro em nada cada virgula como falei na postagem, porque infelizmente é só assim que pode ser ouvido, no choque de realidade.
Mas enfim… voltando…

Participei ativamente de derivados da mozilla como Sunbird e Thunderbird.
O media player songbird, o qual fui o principal tradutor (não controlado pela mozilla) que usou motor gecko, mesmo que descontinuado.
Firefox foi o software que mais evangelizei na minha fase de estágio como técnico no escritório, instalando em todo escritório, enfrentando toda ira do escritório.
Citei Drumbeat porque participei do evento aqui no rio de janeiro.
https://wiki.mozilla.org/Drumbeat/events/brasil/pt-BR
No evento que participei no rio, que estava como um dos cariocas o junto comigo o Bruno Magrani, tivemos contato as apresentações do que seria o Drumbeat, e sim, boa parte estava alí dentro e não conseguia fazer idéia do que eram os sub projetos do Drumbeat e fomos pegos de surpresa.
Se olhar o gráfico desses longos 10 anos, verá realmente o Firefox foi deixado de lado pela comunidade.
Até mesmo na comunidade brasileira.
O Firefox só possui dois caminhos.
Investir mais no navegador, comprovando, de fato que ele consegue bater de frente com o chrome.
E é muito importante, marketing, muito marketing nas mídias sociais.

2 curtidas

Concordo com esses dois pontos, o máximo que tenho visto no fedora foi mudanças de skins significativamente, tanto do Firefox do aurora pro Quantum como pro novo design, mas sem investimentos sólidos debaixo do capô

Os argumentos “sólido” foram a pontuação html5 e o marketshare? :thinking:
Dito isso vamos a alguns argumentos de usabilidade /mundo real: O Firefox não limita o poder de extensões de privacidade como o Google faz, tem recursos de block autoplay html5 nativo, antitracker, e decodificação de vídeo via GPU em todas as 3 plataformas (Windows, Linux e Mac) que o Chrome ainda não tem de forma nativa (No linux). No lado mobile é pior ainda com o Chrome não suportando (NENHUMA) extensão sendo basicamente uma skin com webview de sua versão desktop. Não tenho problema para usar nenhum serviço Google no Firefox em específico: Drive, Youtube e Docs. E recentemente vi que estão melhorando mais ainda o suporte: Google Meet and the rest of G Workspace are working better than ever on Firefox
Não me parece um projeto abandonado. Basta acompanhar as notas de atualizações e blog de informações bem como algo mais técnico como mozilla hacks que verá que é algo em aprimoramento contínuo. Dito isto (novamente) não dou a mínima pra software x ou y, enquanto o Firefox me atender com excelência (como fez durante anos) fico nele. Quando enfim ver que não vale a pena não tenho nenhum problema em migrar em 5 minutos para um Vivaldi ou Edge da Vida. Mas não enxergo vantagens práticas e com bases sólidas de uso no mundo real para realizar tal transição.

2 curtidas

É difícil estimar ao certo porque o usuário abandona o navegador. Eu uso o Safari no Mac OS por ser o navegador que melhor se comporta na plataforma, mas em alguns momentos eu estou usando Chrome direta ou indiretamente, por N motivos.

No meu caso, eu sou um tanto pragmático, performance, bateria, gestão de perfis e WebApps que uso, são o que mais guiam o meu uso em geral.

Por exemplo, em termos de API o Safari também deixa a desejar, mas nunca me vi obrigado a ir para o chrome por deficits da API. Já fora do Mac OS eu uso Chrome mesmo.

Também acho que tá morto praticamente. Se pra muitas marcas o “Linux desktop” é considerado como morto por ter 3% de marketshare, um navegador com essa marketshare também pode ser considerado como morto ou irrelevante.
Geral usa Chrome ou Edge… Reclamam que usa muita CPU, que o Google atrapalha o full bloqueio de propagandas, que usa muita RAM, que trava do nada, que é ruim pra privacidade, que ajuda a manter o monopólio da Google, etc e tal, mas continuam usando.

Pessoalmente eu gosto do Firefox mas também não morro de amores. Os motivos que me fazem ficar nele são:

• Ter nas configurações a opção de bloquear o autoplay de áudio e vídeo, assim posso abrir várias instâncias/abas do YouTube e outros sites, sem ter que ficar clicando em cada vídeo ou dando espaço pra pausá-los;
  • Ter várias configurações focadas na privacidade;
  • Não ter a Google como dona, mesmo que ela seja quem mantém o browser vivo indiretamente pelo apoio financeiro ao projeto;
  • Mesmo odiando o GNOME, eu curto muito aquele layout do Firefox que se parece com o estilo do GNOME;
  • O fato do uBlock funcionar melhor no Firefox que no Chrome e o fato de que nesse ano as coisas vão piorar nesse sentido pra quem usa Chrome ou qualquer outro browser baseado no Chromium por causa disso;
  • A extensão Video DownloadHelper não ter limite de vídeos baixados como existe no Chrome;
  • Ter como adicionar separador entre os favoritos;
  • Usar menos recursos nos meus testes;
  • Já vir pré-instalado na maior parte das distros.
    .
3 curtidas

o firefox e muito bom, muito leve, de codigo aberto, edge se vigiar toda hora, e o chrome se vigiar toda hora e ainda comer todo seu recurso da sua maquina, ainda são proprietário um perigo para privacidade

Mas por isso não pô, dá pra usar thema no firefox.

Então, tem até temas que eu mesmo fiz pro Firefox (saudades de criar na época que o meu computador era vivo), quando eu tiver um novo eu vou voltar a fazer novos temas

Boas informações sobre o Firefox.

Estava procurando uma extensão que permitisse mudar de aba usando o mouse. Usava atalhos no teclado para essa função e queria mais uma opção para alternar entre as abas. Encontrei a Gesturefy. Fantástica.

Como usuário do Firefox tem algumas coisas bem mais relevantes até mesmo para quem não é programador ou tenha interesse em programar. No Linux por exemplo tem uma coisa que me incomoda bastante que é o fato de precisar instalar uma “extensão” no navegador para fazer verificação ortográfica.

Não é nada difícil, mas é um passo que não preciso fazer quando estou usando outro S.O ou quando tenho que baixar ele pra usar como é no caso do Windows.

OBS: Isso ocorre apenas na versão instalada de fábrica com o Linux Mint 21.3 Cinnamon

Falando em Windows, ele está mal otimizado tanto no Win 10 quanto no 11, onde consigo por exemplo usar Discord, jogos ou outras coisas enquanto uma música ou vídeo toca de fundo em outros navegadores. Já no Firefox até pra abrir páginas de notícias tem horas que ele trava todo o computador.

A sensação que dá é que ele está sendo feito de qualquer jeito mesmo, sei que desagrada até quem é um usuário avançado ou que seja da área de T.I, mas também está muito aquém das expectativas de um usuário comum que apenas quer usar a internet.

1 curtida