Com o avanço do desenvolvimento do novo COSMIC escrito em Rust, vemos mais novidades chegando à interface. Ele já possui uma ferramenta para o usuário controlar permissões para aplicativos acessarem coisas, como o microfone, câmera e acesso aos arquivos e o Xwayland, a camada de compatibilidade para abrir corretamente aplicativos X.Org no Wayland, consegue capturar o mouse com mais precisão.
O applet de notificações foi integrado à interface, ele funciona separadamente do calendário e reúne as notificações da mesma origem para facilitar a visualização. Por sua vez, o funcionamento do tiling com o mouse já foi definido e ele está sendo implementado de forma que não apresente redundâncias no código, quando confrontado ao tiling via teclado.
A API para desenvolvimento de applets e aplicações voltadas à interface já está pronta e disponível. Ela permite a integração aos temas, assim como aos protocolos Wayland.
Por fim, a grande novidade são as formas de personalização que vem sendo implementadas. Você pode não apenas escolher as accent colors e o modo claro ou escuro, como também dá para definir o tamanho da margem dos aplicativos, a densidade de informações, a tonalidade do fundo e das fontes, que se ajustam automaticamente para manter um contraste adequado, tudo diretamente das configurações de aparência.
Imagem: Pop!_OS