COSMIC DE ganha novas ferramentas para o papel de parede e um daemon para notificações

No relatório mensal de julho na equipe da System76 sobre o desenvolvimento do novo COSMIC, ficamos sabendo algumas novidades interessantes que estão sendo implementadas. O redimensionamento de janelas via teclado agora exibe dicas sobre quais teclas podem ser utilizadas, além disso, ao redimensionar uma janela com a qual outras estão alinhadas, todas acompanharão.

As configurações de papel de parede ganhou o recurso de alternar as imagens automaticamente, de configurar o mesmo plano de fundo para todos os monitores, ou um para cada, de configurar a escala e pré-visualizar a imagem diretamente no plano de fundo. O aplicativo para configurar os papéis de parede no novo COSMIC foi construído baseado no conceito de Flexbox.

Foi criado um daemon de notificações, que funciona em paralelo ao applet que recebe as notificações dos aplicativos. Este daemon é responsável por regular em quais telas serão exibidas as notificações e promete adicionar uma camada de segurança ao processo.

Em telas pequenas de alta resolução, o cursor, os textos e a interface podem parecer muito diminutos. O COSMIC DE já permitia escalar o tamanho da UI em 200%, 300% ou 400%, agora também é possível o escalonamento em frações de 1/4, como 125%, 150%, 175%, etc.

O editor de textos do COSMIC foi atualizado para a versão 0.9.0, com novas ferramentas, como a opção de modificar a cor do cursor, além de um backend mais refinado, além disso, esta é a primeira versão integrada ao lançamento principal do iced toolkit.

6 curtidas