Amigos, tenho um Motorola One com Android 10 e ultimamente andei testando o Nova Launcher 7 que está muito bom e queria saber de vocês. Vale a pena trocar o Stock Launcher do Android One pelo Nova?
Essa é uma pergunta bem particular, eu poderia dizer que sim e outra pessoa discordar, assim como poderia falar que não vale a troca e outros falarem que sim, mas no final, somente você vai decidir.
Minha recomendação é que teste e chegue ao veredito por si, não final será a única opinião válida.
Por exemplo, a quase um ano uso o launcher t-ui e quase todos que veem minha tela pensam que sou louco, todavia, quem decide o que usar no meu celular sou eu, independentemente se acham bom ou não.
Acredito q ninguém além de vc pode decidir isso.
Eu recomendo as dicas do @thespation e @Daigo mas caso queira realmente uma terceira opinião, eu não recomendo o Nova Launcher. Se fosse alguns anos atrás, eu diria que sim. Mas hoje em dia, ele ficou bem defasado. Muito da customização do Nova Launcher foi pensado para o Android 4 e ainda há muito lá que parece que ficou parado nesse estilo, então vai ter essa cara mais antiga.
Agora se quiser ver outro que se pá é tão customizável quanto, é gratuito, open source e pensado para Android 9, 10 e tem versão alpha para 11, esse seria o Lawnchair. Esse usei por bastante tempo e, é bem mais próximo do que vem no Android One, Pixel e outros, só que com algumas customizações extras que você pode ou não achar interessante, então vai depender se curte de customização. Agora se for para só instalar e usar sem fazer muito, não recomendo. Stock Launcher pode ser o suficiente, então só recomendo o Lawnchair se estiver curioso para testar um outro launcher.
Como disseram vc que precisa decidir. Mas tipo, vc comprou um Motorola One que faz parte do projeto de ter um Android mais puro e com mais updates apesar de isso não ser seguido na maioria das vezes, então não faz muito sentido comprar um aparelho com Android puro pra querer usar um launcher por cima. No geral os aparelhos da Motorola jé tem essa pegada mais “android puro”
É que eu queria um launcher mais rápido que a stock, porque vem apresentando umas travadas. A princípio está funcionando bem com o Nova, parece que é mais rápido, mas não tenho certeza.
Eu uso o Nova há muitos anos. A única coisa que posso dizer com certeza é que ele é muito, muito mais configurável que o lançador stock. Se você quiser alguma função, ela estará lá (pelo menos no Prime). Agora, se o quesito é velocidade, o stock dificilmente será mais lento (a menos que haja um problema no seu celular), não que o Nova seja lento.
Como a galera acima disse, essa é uma decisão muito pessoal e depende muito do que você procura em uma launcher.
O Nova, por exemplo, oferece bastante customização.
Em termos de velocidade, a stock não deveria travar, a menos que seu celular esteja enfrentando problemas, como bem colocou o @Lisandro.
Eu utilizei a Nova por alguns dias e honestamente não teve muita diferença de performance.
Faz anos que eu uso Nova Launcher e não troco por nada, é um dos melhores apps que já comprei, dinheiro bem gasto pois comprei faz anos numa promo de 99 centavos e nunca cobraram por nenhuma atualização, gosto das inumeras configurações e customizações que o nova oferece, recomendo sempre!
Na minha opinião o stock launcher do Motorola e muito boa, mais se você quer uma coisa mais customizavel vai de nova launcher, no quesito de performance em comparação das duas não vi muita diferença pelo menos no meu k10 achei até que a stock teve uma leve vantagem por ser a própria do sistema.
Pra quem gosta de minimalismo testem o Niagara Launcher, eu tô usando e gostando demais
Ela consome menos memoria ram que a nova launcher ? parece ser bem leve
Nunca comparei as duas mas creio que sim, o objetivo do Niagara é ser minimalista
Algumas atualizações da Motorola acabam corrompendo e gerando problemas aleatórios no celular , como o que descreveu.
Isto atinge mais a linha Motorola e menos a Samsung.
O problema de usar launchers , teclados , discadores e outros apps diferentes do sistema é que eles podem roubar dados digitados.
O Nova launcher parece seguro mas eu particularmente preferi desinstalar e usar o celular do modo original.