Isso não é controlado pelo sistema operacional.
Vasculhe a BIOS do equipamento.
É lá que está essa opção.
Mas isso é uma tendência global. Todos os fabricantes estão implementando esta feature. Lenovo, Dell, HP…
Eu acho bem legal. Por que abriria a tampa de um notebook se não fosse para ligá-lo?
O primeiro passo é informar qual é o modelo exato do notebook para que a comunidade possa pesquisar se existe uma solução. Nunca tive ou usei um notebook com esse recurso, então, não sei indicar uma solução de imediato.
Temos uma discussão muito antiga aqui no fórum abordando esse problema e não houve uma solução para o caso. Pesquisando na internet também não encontrei nenhuma sugestão clara de como resolver isso no Linux.
Aparentemente, a única forma conhecida é instalar o Windows e desativar a opção usando o programa da Samsung.
P.s.: você não precisa comprar uma licença do Windows para resolver isso, baixe o Windows 10 ou 11 do site da Microsoft e utilize o período de testes para fazer a configuração necessária. Depois disso, é só formatar e seguir com o baile.
Infelizmente, Samsung é chata nisso. Grande parte dos notebooks que fornecem essa função permite você ativar/desativar ela pela BIOS, mas não é o caso da Samsung.
Sim, você só consegue gerenciar essa configuração com o Windows. Se instalar, alterar e depois formatar, ele voltará ao padrão de fábrica.