Chromebooks oscilam normalmente entre 11 e 12" (no Brasil praticamente não existem modelos de 10 e 14) e o Multilaser M11W tem exatamente 11.6" dai o nome do modelo. Quero lembrar também que o Multilaser tem hardware de tablet em corpo de notebook.
Ue, ele não é x86??? 0_o
Edit: Eu dei uma olhada aqui e acho que ele não é arm não pow, acho q dá pra instalar qualquer linux numa boa .-.
Existem também tablets x86, inclusive quase todos os tablet com Windows como os Lenovo, CCE e chineses que foram uma febre no Brasil há uns anos atrás eram x86.
Mas e para tirar o android e colocar uma distro linux de desktop o procedimento é viavel?
Dá para instalar, mas, aqui mesmo no fórum há relatos de eventuais problemas.
Eu ia justamente postar uns links para ele do YouTube mostrando como esse modelo e o concorrente da Positivo são tablets grandes dentro da carcaça de um notebook.
No caso, por serem x64 eles viriam com um Windows 10 mesmo, seriamente limitado pelo armazenamento.
Interessante o video, o lado ruim pra mim seria que possuo algumas memorias rams e alguns hds de notebooks antigos que eu poderia usar pra dar um upgrade ou pra salvar o pc se desse problemas e neste caso eu não poderia…
Mas eu to meio conformado que quero algo semelhante a um tablet então realmente não estou vendo isso como grande problema porque no final das contas terei um tablet com teclado acoplado e rodando qualquer distro linux
Mas ai seria instalar o linux numa boa ue .-.
Se for adquirir algo do tipo (me refiro aos tablets em carcaça de notebook) então você deveria considerar um Chromebook então.
Mas, caso opte por isso, esteja certo que seu perfil de uso deverá ser o mais leve o possível face as limitações de hardware e que você dependerá muito de internet (uso de nuvem) e armazenamento externo.
Mas, é isso que estou te dizendo, existem alguns contratempos na instalação justamente por conta do hardware, como é um hardware um tanto quanto genérico de origem chinesa, alguns componentes não são identificados durante a instalação, de forma que no pós-instalação (quando você consegue conclui-lá) você terá que identificar e instalar os drivers manualmente.
Eu faço parte do SDA (Saltadores de Distros Anonimos) Vou sofrer muito pra trocar de distro usando um chromebook?
Com toda certeza, já que acho que apenas meia dúzia de distros são suportadas sem maiores dores de cabeça.
Ok, isso já elimina o chromebook da minha lista
Já usou o Chrome OS? Depois que ele passou a suportar apps android, a maioria das coisas mais simples se resolvem nele mesmo, não precisa instalar uma distro Linux.
Acho o sistema da google fascinante e tenho vontade de usar, mas, não quero me limitar a ele porque sou usuario de linux daqueles que testa varias distros assim que são lançadas, apesar de eu usar mais o xubuntu eu tinha 5 partições de sistemas linux diferentes no meu pc
Então praticamente na situação atual, posto as peculiaridades, você está limitado a adquiri um netbook usado.
Eu ainda considero a possibilidade de notebooks de 11,6 polegadas, pelo o que vi na internet eles tem mais ou menos o tamanho de um caderno e por isso vou usar um caderno que tenho aqui para ver como eu poderia guardar ele no baú.
Sobre os netbooks ainda não descartei a ideia, so me questiono se o kernel 5.0 irá suportar eles, pelo o que vi o novo kernel eliminou drivers antigos… Eu realmente vou ter que olhar qual o ano dos modelos pra previnir problemas com isso .-.
Via Croton, vai tranquilo.
Não sei como estavam os netbooks em termo de autonomia, mas uma coisa que era louvável no Chromebook é a autonomia de bateria, girando em torno de 8 ~ 10 horas com uso normal.
O sistema é bem otimizado e os 2 GB dão conta de um uso moderado de abas (até 5 ou 6).
Para banco, os emuladores de android resolvem.