Notebook pequeno e barato?

Chromebooks oscilam normalmente entre 11 e 12" (no Brasil praticamente não existem modelos de 10 e 14) e o Multilaser M11W tem exatamente 11.6" dai o nome do modelo. Quero lembrar também que o Multilaser tem hardware de tablet em corpo de notebook.

2 curtidas

Ue, ele não é x86??? 0_o

Edit: Eu dei uma olhada aqui e acho que ele não é arm não pow, acho q dá pra instalar qualquer linux numa boa .-.

Existem também tablets x86, inclusive quase todos os tablet com Windows como os Lenovo, CCE e chineses que foram uma febre no Brasil há uns anos atrás eram x86.

Mas e para tirar o android e colocar uma distro linux de desktop o procedimento é viavel?

Olha essa biboca aqui, isso é hardware de tablet num note:

2 curtidas

Dá para instalar, mas, aqui mesmo no fórum há relatos de eventuais problemas.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/GNOME/Notebook-multilaser-M11W-colocar-Ubuntu-1804LTS-GNOME-3281

1 curtida

Eu ia justamente postar uns links para ele do YouTube mostrando como esse modelo e o concorrente da Positivo são tablets grandes dentro da carcaça de um notebook.

1 curtida

No caso, por serem x64 eles viriam com um Windows 10 mesmo, seriamente limitado pelo armazenamento.

2 curtidas

Interessante o video, o lado ruim pra mim seria que possuo algumas memorias rams e alguns hds de notebooks antigos que eu poderia usar pra dar um upgrade ou pra salvar o pc se desse problemas e neste caso eu não poderia…

Mas eu to meio conformado que quero algo semelhante a um tablet então realmente não estou vendo isso como grande problema porque no final das contas terei um tablet com teclado acoplado e rodando qualquer distro linux :thinking:

1 curtida

Mas ai seria instalar o linux numa boa ue .-.

Se for adquirir algo do tipo (me refiro aos tablets em carcaça de notebook) então você deveria considerar um Chromebook então.

https://brilhantego.net/

Mas, caso opte por isso, esteja certo que seu perfil de uso deverá ser o mais leve o possível face as limitações de hardware e que você dependerá muito de internet (uso de nuvem) e armazenamento externo.

2 curtidas

Mas, é isso que estou te dizendo, existem alguns contratempos na instalação justamente por conta do hardware, como é um hardware um tanto quanto genérico de origem chinesa, alguns componentes não são identificados durante a instalação, de forma que no pós-instalação (quando você consegue conclui-lá) você terá que identificar e instalar os drivers manualmente.

1 curtida

Eu faço parte do SDA (Saltadores de Distros Anonimos) Vou sofrer muito pra trocar de distro usando um chromebook? :sweat_smile:

Com toda certeza, já que acho que apenas meia dúzia de distros são suportadas sem maiores dores de cabeça.

1 curtida

Ok, isso já elimina o chromebook da minha lista :confused:

Já usou o Chrome OS? Depois que ele passou a suportar apps android, a maioria das coisas mais simples se resolvem nele mesmo, não precisa instalar uma distro Linux.

2 curtidas

Acho o sistema da google fascinante e tenho vontade de usar, mas, não quero me limitar a ele porque sou usuario de linux daqueles que testa varias distros assim que são lançadas, apesar de eu usar mais o xubuntu eu tinha 5 partições de sistemas linux diferentes no meu pc :sweat_smile:

Então praticamente na situação atual, posto as peculiaridades, você está limitado a adquiri um netbook usado.

1 curtida

Eu ainda considero a possibilidade de notebooks de 11,6 polegadas, pelo o que vi na internet eles tem mais ou menos o tamanho de um caderno e por isso vou usar um caderno que tenho aqui para ver como eu poderia guardar ele no baú.

Sobre os netbooks ainda não descartei a ideia, so me questiono se o kernel 5.0 irá suportar eles, pelo o que vi o novo kernel eliminou drivers antigos… Eu realmente vou ter que olhar qual o ano dos modelos pra previnir problemas com isso .-.

1 curtida

Via Croton, vai tranquilo.
Não sei como estavam os netbooks em termo de autonomia, mas uma coisa que era louvável no Chromebook é a autonomia de bateria, girando em torno de 8 ~ 10 horas com uso normal.
O sistema é bem otimizado e os 2 GB dão conta de um uso moderado de abas (até 5 ou 6).
Para banco, os emuladores de android resolvem.

2 curtidas