agora deu um erro diferente, o que é um grande avanço, agora quando eu tento dar boot aparece que o secure boot esta desativado, ativando ele e tentando de novo aparece uma tela de erro.
gravei outro vídeo pra mostrar:
https://youtu.be/ZuVpSTB-9M0
agora deu um erro diferente, o que é um grande avanço, agora quando eu tento dar boot aparece que o secure boot esta desativado, ativando ele e tentando de novo aparece uma tela de erro.
gravei outro vídeo pra mostrar:
https://youtu.be/ZuVpSTB-9M0
Olá. ![]()
Oba! Um mistério! ![]()
O vídeo mostra você selecionando uma das partições do pendrive.
O que acontece se você selecionar a outra partição bootável, como prioritária para dar o boot? ![]()
Na tela da firmware da placa mãe, tem a aba “Boot”. Nessa aba, tem a opção “OS Selection”, e está com “Intel Linux” setado.
Quando você consegue dar boot no Windows é dessa forma que essa opção está? Com “Intel Linux”? Ou tem outra opção? “Intel Windows”, e você a escolhe?
Tem uma outra opção… talvez “Other”? Tente selecionar essa, se houver.
Oi! desculpe pelo atraso, eu tinha alcançado meu limite de respostas aqui
Se eu selecionar a outra partição (a que esta com o windows) o boot acontece normalmente, o problema só ocorre quando eu tento dar boot com linux.
eu consigo dar boot normalmente com o windows mesmo com a opção “Intel Linux”, a unica outra opção é “Windows 10 64-bit”.
sobre esse erro, eu selecionei o arquivo “ENROLL_THIS_KEY_IN_MOKMANAGER.cer” e quando reiniciei apareceu apenas uma linha no canto inferior direito da tela.
aqui um vídeo que eu fiz mostrando:
https://youtu.be/AixFTuR7HNU
Oi! desculpe pelo atraso, eu tinha alcançado meu limite de respostas aqui
Tudo bem, acontece. ![]()
É por… segurança (segurança no sentido amplo desse conceito) que isso acontece.
Evitar ataques de boots… E outras coisas mais, imagino…
Mais sobre isso em Diolinux Plus - Níveis de confiança dos usuários.
1/4 - Porta USB que está sendo usada pode ser inadequada, ou não estar funcionando.
(
) Já testou em todas as portas USB.
2/4 - Tenta desativar a opção “fast-boot” na sua BIOS.
(
) Feito.
3/4 - O armazenamento do pendrive provavelmente está formatado em GPT, já que quando a firmware da placa-mãe está com boot em “Bios legacy” o pendrive não é reconhecido como opção de boot. Nem o armazenamento interno, aliás. O que dá pra concluir que o armazenamento interno também está formatado em GPT.
4/4 - A opção na firmware da placa mãe “OS Selection”, com as opções “Windows 10 64-bit” e “Intel Linux” podem ser uma pedra no caminho.
(
) Não. Isso não é um problema. (Quem indicou isso como um possível problema, afinal de contas? Ah, fui eu! =P)
1/3 - ISO corrompida.
Ãhn… Qual a distro que você quer tentar instalar?
De onde você está baixando essas ISOs?
Está usando uma conexão estável?
Já experimentou usar baixar por torrent?
Salvo engano - das minhas pesquisas e do que compreendi - seu processador parece ser de 64bit.
… é de qual distro?
Vamos focar em uma. Qual você quer?
Vi que essa versão do seu notebook tem duas opções: uma com Windows 11 Home, e outra com Debian 10.
Já tentou instalar o Debian, nessa sua versão que suponho veio com Windows? Tutorial.
2/3 - Qualidade do pendrive. Essa parte não ficou exata/precisa/definida adequadamente. Você testou dar boot pelo pendrive com um sistema operacional Windows… tanto o Windows 7 e o 10, e ambos funcionaram? Bootando a partir desse pendrive?
3/3 - Há as seguintes opções para boot (entrando na firmware da placa mãe):
Você escolheu essa: “USB CD/DVD:UEFI: Sandisk”
O que acontece se você escolher essa: “USB key:UEFI: SanDisk, Partition 2”?
Tente continuar o boot, daqui: (1:02)
… ao invés de selecionar uma das duas últimas opções.
vi o video e seu aparelho parece quase igual ao meu. vou tentar te ajudar faz o seguinte:
eu espero que de alguma forma isso te ajude a resolver! um abraço ![]()
Ok, vou tentar responder todas as duvidas
3/4 - eu formatei o pendrive em MBR e mesmo assim continuou não aparecendo nas opções de boot.
4/4 - ate agora não importou qual opção escolhesse, o resultado é sempre o mesmo
1/3 - eu tentei instalar o fedora e depois o xubunto, eu instalei ambas baixando a iso(pelo site oficial das distros) e bootando no meu pendrive com o rufus, balena etcher e agora com o ventoy
2/3 - sim, o boot só funciona normalmente quando é o windows instalado, o erro acontece quando eu tento instalar alguma distro linux
3/3 - Acontece a mesma coisa
acho que respondi tudo, ficarei feliz em responder mais duvidas se tiver, esse problema ta complicado de resolver
Ambos as opções “fast boot” e “secure boot” estão desativadas
infelizmente a unica opção que funciona no boot override é o “windows boot manager”
eu tentei com outro pendrive e o resultado foi o mesmo então não acho que seja esse o problema
você está dando o boot em modo UEFI ou Legacy?
aos 1:53 do seu video “agora o problema é diferente” apareceu um erro em preto na tela eu não tenho certeza do que seja talvez o pessoal explique.
pelo que eu entendi com isso você esta tentando um dual boot com windows certo? já que ouvi dizer que para isso alguns casos deve ser MBR apesar de nunca ter tentado o dual boot mas eu acho que depois de gravar a iso no pendrive a MBR é substituida pelo que estiver na iso (posso estar enganado)
só para ver se fazemos algum progresso tenta dar o boot no pendrive com modo UEFI
eu vi no seu video que você selecionou o arquivo grub.cfg mas acho que o correto seria grubx64.efi que é o que aparece aqui no meu notebook. se não der certo tenta procurar um arquivo chamado shimx64.efi e selecione ele pra tentar dar o boot e depois fala pra gente se funcionou. ![]()
eu estava dando boot no modo UEFI, quando eu escolho o modo Legacy o sistema para de reconhecer o pendrive e o armazenamento interno:
não sei porque esse problema acontece ![]()
não, na verdade eu estou tentando trocar de sistema operacional mesmo, só tentei formatar em MBR para ver se o modo Legacy reconhecia o pendrive(o que não aconteceu)
eu meio que já “resolvi” esse problema selecionando o arquivo “ENROLL_THIS_KEY_IN_MOKMANAGER.cer” (eu não condigo mais acessar essa tela de erro), o que acarretou nesse outro problema:
desculpe a demora em responder, vou tentar responder mais rápido
nesse caso troque para GPT e UEFI que fica melhor. ![]()
veja como é no meu notebook Compaq Presario 427 com o instalador do debian 11 mas dá para fazer com outros sistemas também é só que o debian 11 é o que eu já tinha no pendrive.
com secure boot e fast boot desativado e UEFI ativado
coloque o boot order assim:
ou selecione essa opção no boot override:
então vai aparecer o instalador assim:
dai e só segir a instalação normal do jeito que fala no site da distro. ![]()
O meu problema é que, por algum motivo, meu notebook não da boot (nem chega a aparecer o instalador) em nenhuma distro linux, eu tentei instalar o debian e o erro permaneceu o mesmo, o que acontecia antes era ficar apenas uma tela preta:
agora quando eu tento dar boot acontece só isso:
ate agora não tenho a menor ideia do que esta causando esse erro ![]()
Fala irmão, blz? conseguiu resolver? Caso não tenha conseguido, eu estava com esse mesmo problema e consegui resolver entrando na BIOS desativando o security boot e indo até a aba advanced na opção CSM SUPPORTY no meu caso estava desativado eu ativei salvei as configurações e deu bom consegui dar boot em outro sistema pelo pen drive
Estou com o mesmo problema parece q notebook tem algum tipo de bloqueio para a instalação de Linux!