Notebook não da boot em pendrives com linux

Meu notebook (positivo vision c14) por algum motivo não da boot em nenhum sistema operacional alem do windows, quando eu tento simplesmente fica uma tela preta e eu sou obrigado a ter que reiniciar o notebook, não aparece logo nem nada, o segure boot esta desativado e eu não consegui encontrar nenhum tutorial com o mesmo problema que eu.

alguém poderia me ajudar? sinceramente estou quase desistindo aqui.

Boa tarde, @geesel

Após desativar o secure boot, ao ligar o notebook você fica apertando F11 pra ver se aparecem as opções de boot?

Coloca na porta USB azul (3.0)

sim, eu faço o processo normalmente e aparece o pendrive para bootar mas na hora de iniciar só fica uma tela preta.

obrigado por responder, estou tendo esse problema a um tempo ja

todas a portas USB do meu notebook são azuis.

Geralmente do lado direito, perto da tampa:

Não entendi muito bem o seu problema. Você está tentando instalar uma distro Linux? Se for o caso, é bem provável que a ISO esteja corrompida.

obrigado por responder rápido!

o notebook possui duas entradas USB e eu já tentei em ambas :frowning:

o sistema reconhece o pendrive, só não da boot nele.

já tentei varias distribuições diferentes(inclusive aplicativos diferentes para bootar o pendrive)

desculpe se não fui claro no meu post.

eu penso que pode ser alguma coisa envolvendo minha BIOS ou algo assim, porque quando eu faço o mesmo procedimento com alguma versão do windows(eu testei o windows 10 e o 7) ele faz o boot normalmente.

1 curtida

Entendi. Uma dúvida, quando você dá o boot pelo pendrive, aparece algo assim ou nem chega a entrar no grub?
Segue o vídeo abaixo:

1 curtida

não chega nem a entrar no grub, é so uma tela preta.

1 curtida

Rapaz, seu caso é bem problemático :P. Tenta desativar a opção “fast-boot” na sua BIOS. Não desista ahusdfffg!

Outra dúvida, quais programas você utilizou para instalar a ISO no pendrive?

1 curtida

obrigado por me motivar!

eu fiz um vídeo que mostra o que acontece quando eu tento dar boot:
https://youtu.be/dM65xxZwUzw

só fica com essa tela preta e eu não consigo fazer nada.

1 curtida

O vídeo está privado para mim.

Edit: agora tá de boa :slight_smile:

1 curtida

kkkkk esqueci de mudar pra não listado, foi mal

1 curtida

image

Quais as outras opções que aparecem quando você muda o “Boot mode select” (além de UEFI)?

2 curtidas

Tem a legacy, porem quando eu coloco nessa opção o sistema para de reconhecer o pendrive.

Porque seu pendrive tem duas partições EFI? Como você fez o pendrive? Já considerou outra marca de pendrive?

não acho que o problema seja com o pendrive, já tentei dar boot no meu pc e funcionou normal.

eu usei o rufus e o balena etcher e não tenho conhecimento o bastante pra dizer o porque tem duas partições. foi mal :confused:

Tenta usar o ventoy, também é recomendado utilizar o esquema de particionamento GPT para o uefi.
Link do ventoy: Download . Ventoy

Tutorial de como usar: