geesel
Outubro 24, 2023, 7:45pm
1
Meu notebook (positivo vision c14) por algum motivo não da boot em nenhum sistema operacional alem do windows, quando eu tento simplesmente fica uma tela preta e eu sou obrigado a ter que reiniciar o notebook, não aparece logo nem nada, o segure boot esta desativado e eu não consegui encontrar nenhum tutorial com o mesmo problema que eu.
alguém poderia me ajudar? sinceramente estou quase desistindo aqui.
Boa tarde, @geesel
Após desativar o secure boot , ao ligar o notebook você fica apertando F11 pra ver se aparecem as opções de boot?
Coloca na porta USB azul (3.0)
geesel
Outubro 25, 2023, 10:43am
4
sim, eu faço o processo normalmente e aparece o pendrive para bootar mas na hora de iniciar só fica uma tela preta.
obrigado por responder, estou tendo esse problema a um tempo ja
geesel
Outubro 25, 2023, 10:44am
5
todas a portas USB do meu notebook são azuis.
Geralmente do lado direito, perto da tampa:
Não entendi muito bem o seu problema. Você está tentando instalar uma distro Linux? Se for o caso, é bem provável que a ISO esteja corrompida.
geesel
Outubro 25, 2023, 10:54am
8
obrigado por responder rápido!
o notebook possui duas entradas USB e eu já tentei em ambas
o sistema reconhece o pendrive, só não da boot nele.
geesel
Outubro 25, 2023, 10:56am
9
já tentei varias distribuições diferentes(inclusive aplicativos diferentes para bootar o pendrive)
desculpe se não fui claro no meu post.
eu penso que pode ser alguma coisa envolvendo minha BIOS ou algo assim, porque quando eu faço o mesmo procedimento com alguma versão do windows(eu testei o windows 10 e o 7) ele faz o boot normalmente.
1 curtida
Entendi. Uma dúvida, quando você dá o boot pelo pendrive, aparece algo assim ou nem chega a entrar no grub?
Segue o vídeo abaixo:
1 curtida
geesel
Outubro 25, 2023, 11:07am
11
não chega nem a entrar no grub, é so uma tela preta.
1 curtida
Rapaz, seu caso é bem problemático :P. Tenta desativar a opção “fast-boot” na sua BIOS. Não desista ahusdfffg!
Outra dúvida, quais programas você utilizou para instalar a ISO no pendrive?
1 curtida
geesel
Outubro 25, 2023, 11:25am
13
obrigado por me motivar!
eu fiz um vídeo que mostra o que acontece quando eu tento dar boot:
https://youtu.be/dM65xxZwUzw
só fica com essa tela preta e eu não consigo fazer nada.
1 curtida
O vídeo está privado para mim.
Edit: agora tá de boa
1 curtida
geesel
Outubro 25, 2023, 11:28am
15
kkkkk esqueci de mudar pra não listado, foi mal
1 curtida
Quais as outras opções que aparecem quando você muda o “Boot mode select” (além de UEFI)?
2 curtidas
geesel
Outubro 25, 2023, 11:56am
17
Tem a legacy, porem quando eu coloco nessa opção o sistema para de reconhecer o pendrive.
Porque seu pendrive tem duas partições EFI? Como você fez o pendrive? Já considerou outra marca de pendrive?
geesel
Outubro 25, 2023, 12:22pm
19
não acho que o problema seja com o pendrive, já tentei dar boot no meu pc e funcionou normal.
eu usei o rufus e o balena etcher e não tenho conhecimento o bastante pra dizer o porque tem duas partições. foi mal
Tenta usar o ventoy, também é recomendado utilizar o esquema de particionamento GPT para o uefi.
Link do ventoy: Download . Ventoy
Tutorial de como usar: