Olá a todos, sou iniciante no mundo Linux e estou tento algumas dificuldades parar instalar em meu notebook, recentemente adquiri um Acer aspire 3 (ryzen 5 3500u, 8Gb Ram, 1tb HD e rx625/Vega 8) ele veio com o windows 10 mas por motivos de trabalho pensei em migrar para o Linux pois é um ambiente mais confortável para desenvolvimento porém durante minhas tentativas sempre me deparo com algum erro, já tentei Fedora, mint, deepin e elementary todos exibem uma tela de log com algum erro o mais recente é o deepin exibindo uma tela de busybox onde nenhum dos comandos que eu vi em fóruns funcionam e só digitar exit ele exibe uma tela de kernel panic, gostaria de saber se alguém já passou por isso com esse notebook e como fez para resolver, desde já agradeço a atenção de todos e espero que alguém possa me ajudar
Olá @VintageGod tudo bem contigo? Seja bem-vindo a nossa comunidade.
Existe uma grande chance do notebook estar com o secure boot ativo e por esse motivo diversas distribuições Linux podem precisar de passos extras para funcionar corretamente. Caso o problema seja realmente esse, o caminho “mais fácil” seria desativar o secure boot - porém - isso impediria sua instalação atual do Windows de funcionar.
Para testar, você pode gravar um pendrive inicializável de qualquer distro de sua preferência, desativar o secure boot na bios e tentar iniciar o sistema pelo pendrive. Se isso funcionar, basta decidir qual caminho deseja seguir.
P.s.: tenha certeza de que a BIOS do notebook está atualizada, isso deve melhorar a compatibilidade com outros sistemas além do Windows.
Boa tarde, obrigado por mandar uma possível solução para o problema.
Então, eu já desativei o boot seguro e mesmo assim não consigo iniciar, vou atualizar a bios e ver se resolve… não sei se a informação procede mais ao ler um fórum gringo me deparei com a informação de que o kernel destas distros que testei não suportam essa linha ryzen.
Boas vindas ao fórum
Pergunta de um milhão de “dolores”: você usou qual programa para criar o pendrive de boot?
Recomendo usar o Ventoy, Etcher ou o YUMI.
Mais uma dica: dê uma chance ao Pop!_OS, preferencialmente a versão 20.04, pois é LTS, o mesmo sendo baseado no Ubuntu.
Veja a data dessa informação, geralmente distros com kernel mais recente terão melhor compatibilidade com este tipo de hardware. Dando uma pesquisada na web, realmente me parece que este modelo de processador é meio problemático devido aos gráficos integrados.
Teste distros “bleending edge” - aquelas que são extremamente atualizadas e depois com calma vá testando outras LTS.
Obrigado, eu tentei pelo Yumi e pelo Rufus apenas, vou tentar o POP_OS estou apenas fazendo o procedimento passado acima para atualizar a BIOS e já vou deixar baixando o POP.
Meu pai tem um idepad com este processador. A única que instalou sem problemas de renderização foi o Pop!_OS. Por isso puxo um pouco de sardinha dele (por mais que nem eu use-o )
Infelizmente nem mesmo com o POP!_OS funcionou, ele entra em uma tela pedindo para adicionar URL entre outras informações após apertar enter para prosseguir ele fica exibindo diversas vezes “dhcpdiscover on enp3s0” e no final leva a tela busybox informando “unable to find a medium containing a live file system”
Não consegui mandar a foto pois está dabdo erro ao enviar aqui no fórum.
Vou arriscar que talvez seja o kernel que não está suportando seu hardware, provavelmente por parecer bem atual.
Tente instalar outras versões de kernel. Qual você está utilizando?
Tente as versões 5.4.x ou superior, ou seja 5.10.x ou 5.12.x, a mais recente destas basta.
Kernel tem dessas surpresas mesmo, quando você vê simplesmente ele não dá suporte pro seu dispositivo, resta tentar outros…
Detalhe, se você não tem como chegar nem no prompt vai ficar difícil mesmo…
Estou nessa tela até agora assistindo vídeos atrás de vídeos e vendo todos os fóruns possíveis, todos os sistemas que eu tento me levam para essa tela e não consigo prosseguir: Screenshot by Lightshot
Acho que entendi… você não tá bootando nem a ISO feita no Pen Drive, é isto?
Como assim?
Ao digitar exit ele me leva a essas informações da print, porém ao digitar exit novamente ele me retorna está tela: Screenshot by Lightshot
Você não consegue inicializar o sistema que você criou, que está no pen?
Ele exibe a interface gráfica de inicio para a instalação e também a logo do sistema como se fosse iniciar, porém acaba sempre nessa tela
Tá mal mesmo… geralmente só é aconselhável instalar um sistema quando a live roda de boa…
Parece que é problema de suporte de hardware mesmo.
Você não foi claro, você tá tentando rodar o sistema no pen ainda, ou conseguiu instalar na máquina e ela não ‘boota’?
Eu monto o pendrive, configuro a BIOS para dar início a instalação, ele exibe a tela onde pergunta se quero instalar o sistema, após isso exibe a logo e fica carregando… Após um tempo de carregamento ele exibe essa tela de log, não chego nem a instalar o sistema ou conseguir usar em modo live ele simplesmente trava nessa tela após escolher a opção de instalar.
Não instale pela primeira tela - rode o sistema em modo Live, veja se está tudo funcionando e aí tente instalar. Só pra constar, que distros vc testou até agora? Pra ver o que posso te sugerir, a ideia de usar uma distro com kernel recente é boa, aparentemente
Ate o momento nenhuma delas me deu a opção live USB, todas me levam diretamente a está tela com erros