Olá a todos, sou iniciante no mundo Linux e estou tento algumas dificuldades parar instalar em meu notebook, recentemente adquiri um Acer aspire 3 (ryzen 5 3500u, 8Gb Ram, 1tb HD e rx625/Vega 8) ele veio com o windows 10 mas por motivos de trabalho pensei em migrar para o Linux pois é um ambiente mais confortável para desenvolvimento porém durante minhas tentativas sempre me deparo com algum erro, já tentei Fedora, mint, deepin e elementary todos exibem uma tela de log com algum erro o mais recente é o deepin exibindo uma tela de busybox onde nenhum dos comandos que eu vi em fóruns funcionam e só digitar exit ele exibe uma tela de kernel panic, gostaria de saber se alguém já passou por isso com esse notebook e como fez para resolver, desde já agradeço a atenção de todos e espero que alguém possa me ajudar
Olá @VintageGod tudo bem contigo? Seja bem-vindo a nossa comunidade.
Existe uma grande chance do notebook estar com o secure boot ativo e por esse motivo diversas distribuições Linux podem precisar de passos extras para funcionar corretamente. Caso o problema seja realmente esse, o caminho “mais fácil” seria desativar o secure boot - porém - isso impediria sua instalação atual do Windows de funcionar.
Para testar, você pode gravar um pendrive inicializável de qualquer distro de sua preferência, desativar o secure boot na bios e tentar iniciar o sistema pelo pendrive. Se isso funcionar, basta decidir qual caminho deseja seguir.
P.s.: tenha certeza de que a BIOS do notebook está atualizada, isso deve melhorar a compatibilidade com outros sistemas além do Windows.
Boa tarde, obrigado por mandar uma possível solução para o problema.
Então, eu já desativei o boot seguro e mesmo assim não consigo iniciar, vou atualizar a bios e ver se resolve… não sei se a informação procede mais ao ler um fórum gringo me deparei com a informação de que o kernel destas distros que testei não suportam essa linha ryzen.
Boas vindas ao fórum