Notebook não aceita distros linux

Eu achei uma solução num fórum da AMD, fala em desabilitar o ACPI… então, vamos tentar aqui. O que vc tem no pendrive aí pra testar agora?

3 curtidas

Fedora, deepin, Ubuntu dde, Manjaro e POP!_OS

Você criou o pen com suporte a UEFI direitinho e configurou para a maquina ‘bootar’ em UEFI (não em MBR)? (detalhe, com “secure boot” desativado)

Acho que se o OP fizer isso + colocar o pendrive de boot como GPT, roda agora. Lembrei que foi F de instalar no laptop do meu pai tempo atrás por causa disso :sweat_smile:

Se tivesse um leitor de CD ou DVD ai eu iria sugerir dá boot por eles.

Se você fez tudo certo, e não for alguma configuração na BIOS (como a que @Rodrigo_Chile citou), infelizmente o mais provável é suporte mesmo, então infelizmente vai ter que esperar até sair uma versão de distro que suporte…

OP ficou sem acesso ao chat da postagem. Atingiu o limite diário :sweat_smile:
(Ele me mandou mensagem no privado)

PEN EM UEFI
O pen precisa estar em fat32 e após “queimar” a iso no pen tem que ter uma pasta chamada ‘EFI’ no diretório raiz do pen.

Não sei se é obrigatorio porque não lembro ao certo, mas o pen tem que estar em um sistema de partições GPT…

Isso se for até 4gb. Acima disso, exFat e o ventoy já faz de forma automática a formatação, exceto para GPT. Padrão dele é MBR, tu tem que, na versão Linux, colocar a flag “-g”

1 curtida

Segui todos os passos o único que infelizmente não consegui resolver foi o ACPI, não encontro na BIOS está opção, e também não tem nenhum conteúdo online explicando como desabilitar o ACPI na BIOS Acer

:wave:t2: hello there!

Alguns laptops tem “opções secretas” no BIOS que só aparecem depois que setamos um “supervisor password”. Tenta adicionar um password destes no BIOS e veja se tem algum modo “hidden” AHCI/RAID ativado e tals.

:pray:t2:

2 curtidas

Tem certeza então que não é o pendrive que está doido?
Obs: tenta a dica do Lucas, vulgo RuKsu :sweat_smile:

1 curtida

Não é na BIOS, é no grub. Aqui explica direitinho

3 curtidas

Depois de tantas tentativas acabei pensando ser o pendrive, gravei uma imagem com o windows 10 utilizando o media creator da microsoft e deu tudo certo, só estou tendo problemas com o linux mesmo

Só um complemento e correção, eu digitei “ativado” mas seria aparecendo.

Tem detalhes também com o RST + Optane, ACPI, Secure Boot como o pessoal disse… Quando “setamos” o “supervisor password” essas opções podem aparecer mas , não pode ser o “password simples usuário” tem de ser o password geral, supervisor, master etc. Alguns computadores, BIOS tem niveis de passwords. Mais os laptops corporativos que tem estas proteções.

Off-Topic JG22

Um pequeno off-topic que eu queria fazer, “saudades do RE1, “You were almost a Jill sandwich! -Barry Burton” quando a Jill pega a shotgun sem colocar a broken shotgun no lugar e o quarto seguinte ameaça em prensar ela e então aparece o Barry e salva ela. :grinning_face_with_smiling_eyes: frase nostalgica!”

2 curtidas

Caso não consiga, não desista tão cedo… No geral, as iso’s disponibilizadas pelas distros são atualizadas com seus pacotes e correções após um tempo. Então é provável que disponibilizem o suporte ao seu hardware antes mesmo de sair a próxima versão de distro.

Boa sorte.

4 curtidas