Eu achei uma solução num fórum da AMD, fala em desabilitar o ACPI… então, vamos tentar aqui. O que vc tem no pendrive aí pra testar agora?
Fedora, deepin, Ubuntu dde, Manjaro e POP!_OS
Você criou o pen com suporte a UEFI direitinho e configurou para a maquina ‘bootar’ em UEFI (não em MBR)? (detalhe, com “secure boot” desativado)
Acho que se o OP fizer isso + colocar o pendrive de boot como GPT, roda agora. Lembrei que foi F de instalar no laptop do meu pai tempo atrás por causa disso
Se tivesse um leitor de CD ou DVD ai eu iria sugerir dá boot por eles.
Se você fez tudo certo, e não for alguma configuração na BIOS (como a que @Rodrigo_Chile citou), infelizmente o mais provável é suporte mesmo, então infelizmente vai ter que esperar até sair uma versão de distro que suporte…
OP ficou sem acesso ao chat da postagem. Atingiu o limite diário
(Ele me mandou mensagem no privado)
PEN EM UEFI
O pen precisa estar em fat32 e após “queimar” a iso no pen tem que ter uma pasta chamada ‘EFI’ no diretório raiz do pen.
Não sei se é obrigatorio porque não lembro ao certo, mas o pen tem que estar em um sistema de partições GPT…
Isso se for até 4gb. Acima disso, exFat e o ventoy já faz de forma automática a formatação, exceto para GPT. Padrão dele é MBR, tu tem que, na versão Linux, colocar a flag “-g”
Segui todos os passos o único que infelizmente não consegui resolver foi o ACPI, não encontro na BIOS está opção, e também não tem nenhum conteúdo online explicando como desabilitar o ACPI na BIOS Acer
hello there!
Alguns laptops tem “opções secretas” no BIOS que só aparecem depois que setamos um “supervisor password”. Tenta adicionar um password destes no BIOS e veja se tem algum modo “hidden” AHCI/RAID ativado e tals.
Tem certeza então que não é o pendrive que está doido?
Obs: tenta a dica do Lucas, vulgo RuKsu
Não é na BIOS, é no grub. Aqui explica direitinho
Depois de tantas tentativas acabei pensando ser o pendrive, gravei uma imagem com o windows 10 utilizando o media creator da microsoft e deu tudo certo, só estou tendo problemas com o linux mesmo
Só um complemento e correção, eu digitei “ativado” mas seria aparecendo.
Tem detalhes também com o RST + Optane, ACPI, Secure Boot como o pessoal disse… Quando “setamos” o “supervisor password” essas opções podem aparecer mas , não pode ser o “password simples usuário” tem de ser o password geral, supervisor, master etc. Alguns computadores, BIOS tem niveis de passwords. Mais os laptops corporativos que tem estas proteções.
Off-Topic JG22
Um pequeno off-topic que eu queria fazer, “saudades do RE1, “You were almost a Jill sandwich! -Barry Burton” quando a Jill pega a shotgun sem colocar a broken shotgun no lugar e o quarto seguinte ameaça em prensar ela e então aparece o Barry e salva ela. frase nostalgica!”
Caso não consiga, não desista tão cedo… No geral, as iso’s disponibilizadas pelas distros são atualizadas com seus pacotes e correções após um tempo. Então é provável que disponibilizem o suporte ao seu hardware antes mesmo de sair a próxima versão de distro.
Boa sorte.