Quero mudar para o Linux leve o Slax mais ele não acha ou reconhece meus ‘drives’! Meu notebook e um Multlaiser Legacy Cloud PC 134 Cinza! Não reconhece o drive de video, som, bateria e ‘bluetooth/Rede’ os dois únicos sistemas Linux ou distro Linux funcionais “endless os & Fedora” ambos tem em comum o gerador de disco de boot um instalador próprio o que eu acredito já reconhecer os ‘drives’ do windows e converte-los! Existe alguma forma de resolver isso?
Você chegou a instalar o Slax ou outra distro além do Fedora e o Endless Os? Você usou qual programa para criar o pendrive de boot? Acho que o BusenLabs ou o Archcraft seriam boas pedidas, pois vem com WM e uma DE, respectivamente, bem leve e com bases sólidas e repositórios grandes.
Se você pega uma laranja e pinta ela de vermelho, você terá uma maçã? Fora que, o instalador do Fedora não é exclusivo para ele. o RHEL utiliza o Anaconda também. E isso é um ponto que não tem haver com “Ah, tem instalador X, faz milagre”. Respira…
Testando outras distribuições é uma das opções. E pelo visto, aqui é mais um caso que preciso reforçar “Linux não é um sistema operativo que transformará um PC básico em um Mainframe”.
Este equipamento que você está usando pode precisar de alguns testes para achar uma distro que rode sem maiores problemas.
Recomendo dar uma chance para o Zorin OS 16 Lite e também para o Archcraft que o @JG22 recomendou. Ambos tem acesso a uma gama enorme de drivers e as frequentes.
Provavelmente estas distros apenas estão conseguindo identificar o seu hardware corretamente, não estão “convertendo” drivers do Windows - creio que uma função como essa não exista em nenhum instalador de distros Linux.
Não sei como está o seu nível de urgência com isso. Mas, se não estiver apagando um incêndio, tente criar um pendrive com o Ventoy, assim ficará muito mais fácil testar distros diferentes sem precisar regravar o pendrive toda hora.
eu n conheço o slax mas parece que tem como base o debian. não sei se a distro utiliza os repositorios contrib e non-free e se os drivers estão instalados ou ativados.
vc poderia queimar um pendrive com o ubuntu, por exemplo, e dar um boot no modo live, sem instalar, pra ver se reconhece tudo. se o fizer, significa que o “problema” é no slax, e n no seu NoBo.
aí vc teria de escolher outra distro para uso.
PS: n s esqueça dq seu NoBo tem um atom. tem distros especificas para ele.
Outra coisa: pesquisei aqui e não encontrei o febricante da sua placa-mãe. a multilaser é apenas a montadora. mas vc pode descobrir qual é usando este comando no terminal, em modo live:
$ sudo dmidecode | more
Outra coisa 2: pra mim, esse seu “NoBo” é um tablet.
Como expliquei la no topo os únicos que reconhecem os drivers fedora e endless os isso quando eu uso o instalador deles a fabricante também e a multlaiser e uma indústria brasileira que cria os próprios tablets
sim você não e a primeira pessoa a falar isso tem vídeos no youtube falando disso também
mais eu tentei usar essas versões do fedoora meu problema e que sempre que tento onfigurar o swap ele nao deixa so tenho 2 gigas de ram o slax e leve por si so alem de que ele nem chega a ativar o swap que seria de dois gigas de ram
O Fedora usa ZRAM, o que dispensaria o arquivo ou partição de Swap. Mas, como foi dito acima, sugiro testar outras distribuições, como Mint XFCE, Manjaro XFCE ou MATE ou openSUSE e derivados (como Gecko LXQt ou XFCE)
Distribuições muito leves existem em abundância, e sua leveza se deve ao ambiente gráfico que usam, e bem menos quanto em qual distro se baseiam (apesar disso ter relevância sim)
Essa máquina é um PC-Tablet (placa de tablet em corpo de notebook), portanto tem especificidades para instalar distros Linux.
Tem 3 tópicos ao menos sobre problemas similares (1 com solução através de firmware para modelos antigos fabricados nacionalmente e modelos chineses modernos). Difícil vai ser eu encontrá-los.
Lembrei que o UNetbootin pode baixar as ISOs do SliTaz e Slax diretamente para o pendrive em modo live (no caso o programa se encarregaria de fazer isso por você). Eu tentaria no seu caso específico usar essa ferramenta, testaria o sistema em modo live e se tudo desse certo instalaria depois: https://unetbootin.github.io/#distros
esses i servem para os modelos hibridos o meu e um PC134
tem uma imagem com a descriçao dele la no topo
existem varios sistemas meu problema nao e esse de ser leve ou nao, meu problema e ele nao instalar certos drivers
meu modelo e diferente desse w11w por isse motivo eu abri um topico pedindo ajuda
ja que no meu caso tem um outor modelo semelhate ao meu com uma coisa diferente a quantidade de memoria ram e a quantidade de armazenamento MultiSync e o nome do gerador de isos personalizadas da multlaiser ja vindo todos so drivers instalados
instalando o windows comun eu tenho que atualizar o sistema para ele reconhecer os Drivers
Sim, pelo que vi, seu hardware é detectado automaticamente apenas pelas distros que tem criadores de pendrive próprios (Fedora e Endless), o Deepin também tem, mas, como sua intenção é uma distro de proposta extremamente leve, creio que não irá servir, por isso recomendei o UNetbootin que pela forma diferenciada de criar o instalador talvez te sirva.
Qual a lista de distribuições que você testou?
meu problema e so a memoria virtual ja que nao consigo criar um swap os camandos dados no terminal no endless pedem uma senha de root a qual eu nao tenho
e os comandos dados no fedora diz nao serem suportados
agora eu quero e um sistema que eu possa usa-lo de forma a conseguir trabalhar com um programa semelhante ao frontpage da microsofith um html grafico em tempo real
sem precisar ter que salvar de 5 em 5 minutos para ver se esta ficando como quer
o slax ate o momento foi o unico que funcionou mais com a falta do driver da bateria e do som
na questao do driver de som o endless instala ele mono
no fedora um generico do generico kkkkk
que fica engasgando nao importando a qualidade do video
tentei usar o cloudready ficou faltando o som
instalando o chrome os flex fica faltando praticamente tudo so a rede pode ser usada
Sobre a senha do Endless, vi que outras pessoas relataram o mesmo problema, instalaram o sistema, em nenhum momento foi solicitada a criação de senha de root, mas, depois em alguma dada operação, foi pedido o fornecimento da senha root. Encontrei esse tópico da comunidade sobre o reset da senha, talvez te ajude:
atualmente eu sei que o endless os e o fedora sao os unicos a reconhecerem
um tem tudo mais e bloqueado para modificaçoes
um tem parte do que o outro tem e ambos sao gnome nao e estranho o gnome shell reconhecer o firmware dos drivers
Como já dito antes, existe o Fedora Spins. Basta instalar a versão com LXQT no modo automático e ser feliz. Não tem necessidade alguma de ficar fazendo particionamento manual e reiventando a roda