Notebook multlaiser legacy cloud pc 134 nao reconhece drives no linux

Tas Hoje às 15:01

  • Quero mudar para o Linux leve o Slax mais ele não acha ou reconhece meus ‘drives’! Meu notebook e um Multlaiser Legacy Cloud PC 134 Cinza! Não reconhece o drive de video, som, bateria e ‘bluetooth/Rede’ os dois únicos sistemas Linux ou distro Linux funcionais “endless os & Fedora” ambos tem em comum o gerador de disco de boot um instalador próprio o que eu acredito já reconhecer os ‘drives’ do windows e converte-los! Existe alguma forma de resolver isso?

Especificações Técnicas

1 curtida

Você chegou a instalar o Slax ou outra distro além do Fedora e o Endless Os? Você usou qual programa para criar o pendrive de boot? Acho que o BusenLabs ou o Archcraft seriam boas pedidas, pois vem com WM e uma DE, respectivamente, bem leve e com bases sólidas e repositórios grandes.

Se você pega uma laranja e pinta ela de vermelho, você terá uma maçã? Fora que, o instalador do Fedora não é exclusivo para ele. o RHEL utiliza o Anaconda também. E isso é um ponto que não tem haver com “Ah, tem instalador X, faz milagre”. Respira…

Testando outras distribuições é uma das opções. E pelo visto, aqui é mais um caso que preciso reforçar “Linux não é um sistema operativo que transformará um PC básico em um Mainframe”.

usei rufus, etcher, MediaWriter ate mesmo o chromebook recovery foi usado!

*O instalador do fedora usado

FedoraMediaWriter-win32-latest
O instalador do Endless OS
Endless-installer
quando são usados eu consigo usar os drivers!

quando eu instalo normal usando apenas uma imagem e um gerador de boot eu instalo o si tema mais os drivers ao aleatório

Olá @thadeulibra, tudo beleza contigo?

Este equipamento que você está usando pode precisar de alguns testes para achar uma distro que rode sem maiores problemas.

Recomendo dar uma chance para o Zorin OS 16 Lite e também para o Archcraft que o @JG22 recomendou. Ambos tem acesso a uma gama enorme de drivers e as frequentes.

Provavelmente estas distros apenas estão conseguindo identificar o seu hardware corretamente, não estão “convertendo” drivers do Windows - creio que uma função como essa não exista em nenhum instalador de distros Linux.

Não sei como está o seu nível de urgência com isso. Mas, se não estiver apagando um incêndio, tente criar um pendrive com o Ventoy, assim ficará muito mais fácil testar distros diferentes sem precisar regravar o pendrive toda hora.

:vulcan_salute:

ventoy nao da boot no meu notebook a bios dele e muito chata de configurar tem trava em tudo

tenho um pendrive de 64Gb perfeito pra isso mais nao da boot inicia direto o sistema operacional instalado

Não existe manual da bios

eu n conheço o slax mas parece que tem como base o debian. não sei se a distro utiliza os repositorios contrib e non-free e se os drivers estão instalados ou ativados.

vc poderia queimar um pendrive com o ubuntu, por exemplo, e dar um boot no modo live, sem instalar, pra ver se reconhece tudo. se o fizer, significa que o “problema” é no slax, e n no seu NoBo.

aí vc teria de escolher outra distro para uso.

PS: n s esqueça dq seu NoBo tem um atom. tem distros especificas para ele.

Outra coisa: pesquisei aqui e não encontrei o febricante da sua placa-mãe. a multilaser é apenas a montadora. mas vc pode descobrir qual é usando este comando no terminal, em modo live:

$ sudo dmidecode | more

Outra coisa 2: pra mim, esse seu “NoBo” é um tablet.

Como expliquei la no topo os únicos que reconhecem os drivers fedora e endless os isso quando eu uso o instalador deles a fabricante também e a multlaiser e uma indústria brasileira que cria os próprios tablets

sim você não e a primeira pessoa a falar isso tem vídeos no youtube falando disso também

Então por qual motivo não usar o Fedora? Ele tem uma versão com LXQT e outra XFCE. Acho que vale a pena dar uma chance

2 curtidas

mais eu tentei usar essas versões do fedoora meu problema e que sempre que tento onfigurar o swap ele nao deixa so tenho 2 gigas de ram o slax e leve por si so alem de que ele nem chega a ativar o swap que seria de dois gigas de ram

O Fedora usa ZRAM, o que dispensaria o arquivo ou partição de Swap. Mas, como foi dito acima, sugiro testar outras distribuições, como Mint XFCE, Manjaro XFCE ou MATE ou openSUSE e derivados (como Gecko LXQt ou XFCE)

Distribuições muito leves existem em abundância, e sua leveza se deve ao ambiente gráfico que usam, e bem menos quanto em qual distro se baseiam (apesar disso ter relevância sim)

vc diz que “ele não deixa” referindo-se ao particionamento? se for isso vc pode fazer swap em arquivo em vez de particionar.

Essa máquina é um PC-Tablet (placa de tablet em corpo de notebook), portanto tem especificidades para instalar distros Linux.
Tem 3 tópicos ao menos sobre problemas similares (1 com solução através de firmware para modelos antigos fabricados nacionalmente e modelos chineses modernos). Difícil vai ser eu encontrá-los.

Você já tentou o Puppy Linux através do Lick?

https://github.com/noryb009/lick/releases/download/v1.3.3/LICK-1.3.3-win32.exe
https://github.com/noryb009/lick/releases/download/v1.3.3/LICK-1.3.3-win32.zip

Lembrei que o UNetbootin pode baixar as ISOs do SliTaz e Slax diretamente para o pendrive em modo live (no caso o programa se encarregaria de fazer isso por você). Eu tentaria no seu caso específico usar essa ferramenta, testaria o sistema em modo live e se tudo desse certo instalaria depois:
https://unetbootin.github.io/#distros

esses i servem para os modelos hibridos o meu e um PC134
tem uma imagem com a descriçao dele la no topo
existem varios sistemas meu problema nao e esse de ser leve ou nao, meu problema e ele nao instalar certos drivers
meu modelo e diferente desse w11w por isse motivo eu abri um topico pedindo ajuda
ja que no meu caso tem um outor modelo semelhate ao meu com uma coisa diferente a quantidade de memoria ram e a quantidade de armazenamento MultiSync e o nome do gerador de isos personalizadas da multlaiser ja vindo todos so drivers instalados

instalando o windows comun eu tenho que atualizar o sistema para ele reconhecer os Drivers

1 curtida

Sim, pelo que vi, seu hardware é detectado automaticamente apenas pelas distros que tem criadores de pendrive próprios (Fedora e Endless), o Deepin também tem, mas, como sua intenção é uma distro de proposta extremamente leve, creio que não irá servir, por isso recomendei o UNetbootin que pela forma diferenciada de criar o instalador talvez te sirva.
Qual a lista de distribuições que você testou?

meu problema e so a memoria virtual ja que nao consigo criar um swap os camandos dados no terminal no endless pedem uma senha de root a qual eu nao tenho

e os comandos dados no fedora diz nao serem suportados

agora eu quero e um sistema que eu possa usa-lo de forma a conseguir trabalhar com um programa semelhante ao frontpage da microsofith um html grafico em tempo real
sem precisar ter que salvar de 5 em 5 minutos para ver se esta ficando como quer

o slax ate o momento foi o unico que funcionou mais com a falta do driver da bateria e do som

na questao do driver de som o endless instala ele mono
no fedora um generico do generico kkkkk
que fica engasgando nao importando a qualidade do video

tentei usar o cloudready ficou faltando o som
instalando o chrome os flex fica faltando praticamente tudo so a rede pode ser usada

1 curtida

Hum, se a parte gráfica não é problema e sim os drivers e memória virtual, tente o Deepin pelo Deepin Boot Maker:

https://www.deepin.org/en/original/deepin-boot-maker/
Não custa tentar.

Sobre a senha do Endless, vi que outras pessoas relataram o mesmo problema, instalaram o sistema, em nenhum momento foi solicitada a criação de senha de root, mas, depois em alguma dada operação, foi pedido o fornecimento da senha root. Encontrei esse tópico da comunidade sobre o reset da senha, talvez te ajude:

atualmente eu sei que o endless os e o fedora sao os unicos a reconhecerem
um tem tudo mais e bloqueado para modificaçoes
um tem parte do que o outro tem e ambos sao gnome nao e estranho o gnome shell reconhecer o firmware dos drivers

1 curtida

Vai tentar algum outro ou vai ficar com um dos dois mesmo?

Como já dito antes, existe o Fedora Spins. Basta instalar a versão com LXQT no modo automático e ser feliz. Não tem necessidade alguma de ficar fazendo particionamento manual e reiventando a roda :thinking:

2 curtidas

Também creio ser a melhor opção para o caso dele.

1 curtida