Notebook multlaiser legacy cloud pc 134 nao reconhece drives no linux

Fedora é um excelente sistema. Se “pega” nessa torradeira, já é muito bom.

meu problema ainda e a memoria como eu falei eu preciso de um swap de no minimo 5 gigas sendo mais exato 3200 somando com o da memoria ram completa 5 de ram o mesmo que uso com o windows 10
seu eu consegui configurar isso consigo usar o endless ou o fedora eu sei que sao funcionais meu unico problema com outras distrbuiçoes e unicamente os drivers de som, rede/bluetooth , bteria e video

Tentou, instalar uma dessas que aparentemente funcionam, sem usar swap, e depois de instalado, configurar um método swap, como exemplo zram e/ou swapfile

2 curtidas

Mas você pode fazer isso pelo instalador do Fedora, ué :thinking:
Basta escolher o particionamento personalizado

Ai coloca o tanto de memória para swap, escolhe o ponto de montagem, separa o /, o /home … Se quiser, ainda use EXT4 no lugar do Btrfs… Em fim

1 curtida

ai e que esta o ponto eu ja comentei sobre isso no fedora da comando invalido
em quanto no endless pedia uam senha root ate o momento so o endless tem soluçao para esse problema
mais o sistema mesmo que eu queria era o slax so que para isso eu iria precisar de algum tipo de comando dentro do terminal para encontrar e baixar os drivers intel certos

nao sou um usuario avançado pra personalizar um disco com apenas 64 de armazenamento

Mas quem disse que isso é comando avançado? O Dio já fez até um vídeo sobre → Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA - YouTube

E outra, se você não é usuário avançado, como você sabe que precisa exatamente de 5Gb de swap? @thespation algo de errado não está certo com o desenrolar do tópico, não acha?

1 curtida

No Endless OS, o usuário root é desabilitado, para executar comando de administrador, execute:

$ sudo -i

Isso permitirá acesso, a um SHELL, administrativo… Segue a documentação do Endless.

1 curtida

mais eu ja respondi isso eu uso assim no windows
num canal do youtube um cara explicou que memoria virtual voce pode apenas dobrar a sua memoria como um despejo de itens em segundo plano
nao recomendado colocar mais que o dobro da memoria neste caso quanto mais memoria virtual e pior
eu descobri que para o meu sistema no lugar de ficar com 4 Gbits de ram eu coloquei mais um extra ficando com 5 e funciona muito bem

e se eu entendesse de particionar linux eu colocaria ate mesmo o swap num cartao de memoria
mais particiona linux e diferente do windows

Sistemas diferentes, programas diferentes, formas diferentes…

Link? Se você for em fontes oficiais, como o faq do Ubuntu e a documentação do Red Hat, eles se contradizem em certos pontos. O ideal, ainda mais que você se diz um usuário não avançado é deixar como a distro faz por padrão… E outro ponto, você quer fazer dual boot ou instalar uma distribuição Linux? Se for dual boot, vai faltar espaço bem rápido, já que o Windows consome mais armazenamento por padrão…

Mas*, e o Windows usa Swap File, não Swap Partition.

1 curtida

você ja viu a imagem com as especificações do meu notebook?
assim vai entender por que eu quero colocar memoria virtual

Imagem

Vamos lá, por partes, como diria Jack:

  1. Já sabemos que vc é o feliz detentor de uma torradeira com teclado, touchpad e monitor. O que o pessoal está tentanto te dizer é o que é possível fazer com ela, e como fazer isso. Nada fará esse PC da Xuxa virar uma Ferrari. No máximo melhorá-lo um pouco;

  2. Dito isso, as soluções que se apresentaram foram 2: a) testar outra distro: algo que se deve fazer, variar as bases das distros (ubuntu, suse, arch/manjaro), pode ser que apareça alguma mais ao seu agrado que o Fedora que funcione de fato (sim, o Endless é bem complicado mesmo). Ainda mais que uma distro com Gnome, como Endless ou Fedora Wokstation, vai ser sofrido. Há distros com outras interfaces, e o próprio Fedora (que parece ter dado certo) tem alternativas, o que nos leva ao item… b) usar o que funciona: já que o Fedora funciona, escolha uma spin mais leve, como foi apontado acima, isso deve ajudar a resolver em parte a possível lentidão

  3. “Ah, mas eu preciso de swap”, “O armazenamento é de apenas 64 GB”: OK, sabemos que as possibilidades são limitadas. A questão é como resolver. Primeiro, com esse espaço tão limitado, colocar uma home separada é perder espaço útil. A melhor opção, ainda quando se é iniciante e não se conhece bem o esquema de particionamento das distribuições Linux, é usar instalação automática. “Ah, mas vou ficar sem memória” - está bem. Uma vez o sistema instalado, verifica-se se a instalação automática já não criou swap. Para isso, abra o terminal e rode free -h. Se não tiver, aí cria-se um arquivo Swap (se são 2 GB de RAM, basta criar um arquivo de 4096 MB, que é o recomendado para a sua quantidade de RAM). O jeito de criar é o mesmo em qualquer distribuição, basta seguir os passos da documentação oficial (para editar o fstab, use o comando sudo nano /etc/fstab no terminal):

https://docs.fedoraproject.org/en-US/Fedora/14/html/Storage_Administration_Guide/s2-swap-creating-file.html

Por fim: ajude a ser ajudado. Escrever com calma, explicando-se bem e sem erros de ortografia ajuda a que as pessoas compreendam o que você quer. Da mesma forma, teimosia não ajuda. Se você pede ajuda, é porque não consegue resolver o problema sozinho - aí o correto é aceitar as sugestões, mesmo tendo todo o direito de entendê-las

3 curtidas

Entendo tudo isso
mais o que eu gostaria
simplesmente descobrir como usar o terminal para instalar os ‘drivers’ Intel
dessa forma eu poderia utilizar o linux lite
eu sei que mesmo as versões leves do fedora vão ser pesadas
quando utilizar o chrome que já consome memoria ficaria ainda mais restrito
aceitar a derrota e instalar uma das versões leves do fedora e favorável, talvez ja que a versão completa dele instala tudo

as outras eu ja não tenho certeza disso admito que meu notebook e fosse um sistema android instalado nele seria um fusca com um motor potente

mais para um sistema windows 10 ele ta mais pata uma carroça
mais o estranho e que quando eu atualizei ele para o 11 já que ele tem suporte mesmo com a falta e memoria alguns travamentos sumiram

mais eu quero ele rodando liso
e um programa semelhante ao frontpage para trabalhar na criaçao de site

1 curtida

Sim, já vi, e estou ciente que são apenas 2Gb de ram. O que digo é que você poderia tranquilamente deixa o instalador do Fedora Spins LXQT fazer o particionamente de forma automática, ele vai criar uma partição de Zram para você. E a gente já deu o caminho das pedras dizendo que vocẽ pode fazer o particionamento manual, seguindo o vídeo do Dio. Não podemos simplesmente chegar ai e pegar o notebook e fazer tudo para ti. A gente ensina a pescar, não damos o peixe…

1 curtida

Concordo…

1 curtida

Não é o mesmo modelo, portanto, tem especificações distintas, mas é da mesma linha, e o cara conseguiu com o Unetbootin:

Se descobríssemos que marca e modelo chinês correspondem à esse equipamento, ficaria fácil descobrir as distros que funcionam nele ou eventuais soluções para a questão dos drivers, o problema, é que a montadora não informa nem via suporte técnico.

1 curtida

Esses “computadores portáteis” com placa e componentes de tablet são um forçar a barra tecnológico, e mesmo o Windows, se instalado do zero, tem problemas em fazer esse equipamento funcionar.

O Fedora reconhecer adequadamente essa máquina é muito boa notícia. Aliás, é um sistema que dispensa o uso de partição de swap, se instalando com zram.

Para um usuário iniciante, contar com o Fedora é bom negócio.

3 curtidas

eu ja entendi tudo isso mais os dois sistemas que eu gostaria usar e o zorim os e o slax mais ai vem o ponto do tópico como eu faço para instalar pelo terminal os driver da Intel no meu sistema ou no caso na distro linux

ja que esse e o topico eu entender como instalar os drivers
nao quero perder e ter que usar ou o endless ou o fedora

aprender a instalar pelo terminal posso usar qual quer distribuiçao linux

Não, camarada. Terminal não é uma tela mágica em que você vai digitar comandos e tudo se resolverá. Pode não haver os drivers nos repositórios à disposição das distros que você quer. Aí vai precisar “caçar” os arquivos numa fonte terceira e instalá-los copiando de um site ou pendrive.

Você não explica as coisas direito e já mudou de demanda duas vezes. E não está sabendo se expressar com cordialidade. Fica a dica.

Olá @thadeulibra tudo beleza?

Já que estas distros são as únicas que estão reconhecendo seu hardware corretamente, sua melhor chance é instalar uma deles e usar comandos como o lspci e lsmod para listar os IDs dos devices e também quais módulos estão sendo carregados.

Isso pode ajudar a ter uma ideia de quais pacotes serão necessários testar em outras distros.

sudo lspci
sudo lsmod

É um trabalho de detetive e pode ser um pouco cansativo, mas com paciência é possível conseguir.

Você pode usar o comando abaixo para listar todos os pacotes instalados no Fedora e salvar em uma lista, dessa forma poderá ler com calma e tentar identificar pacotes que podem estar relacionados aos drivers que você necessita.

dnf list installed > lista-pacotes.txt

Todos os comandos que eu estou sugerindo, irão gerar listas bem grandes com várias informações sobre o seu hardware e o sistema instalado. Se você quiser salvá-las em algum serviço online, pode enviar o link neste post, assim podemos tentar te auxiliar na busca pelos pacotes corretos.

A versão mais recente do Slax é baseada no Debian 11.3, então, dificilmente não existirá algum driver na base. Mas, pode ser que precisemos ativar os repositórios “contrib” e “non-free” para ter acesso a mais opções.

Com base em tudo o que foi discutido até agora, creio que este é um dos caminhos que você pode seguir para alcançar seus objetivos. Sugiro que dê uma olhada neste tutorial de Debian feito pelo @KairanD ele tem vários macetes interessantes que podem te ajudar nessa saga.

Caso você queira testar a instalação de alguns pacotes no Slax, basta abrir um terminal e digitar:

sudo apt instal NomeDoPacote

Em alguns casos, será necessário reiniciar o computador para que o módulo correto do kernel seja carregado.

:vulcan_salute: