Nobreak ou filtro de linha?

Qual o melhor para proteger equipamentos eletrônicos?

2 curtidas

Boa tarde. Estou amando meu no-break, ele tem 6 camadas de proteção e já me salvou de uma queda de energia. Tem usuários que dizem que é melhor filtro de linha, mas não posso opinar já que não entendo muito. Peço desculpas por não poder ajudar muito.

1 curtida

Que nada… :grin: Já ajudou muito falando sobre as vantagens do nobreak. Muito obrigada!
Vou esperar mais respostas.

1 curtida

Dá uma lida aqui e tire suas conclusões :slight_smile:

1 curtida

Era exatamente a resposta que estava procurando. Vou de nobreak.

Lendo o link que o @lfmoreno vejo tmb que fiz uma boa escolha :grinning:

Myh_Min so tome cuidado com a marca que vc vai comprar vou explicar. Comprei um estabilizador da force line e me arrependi era uma porcaria, ele começou a fazer um barulho alto e parecia que ia explodir , tive que ir no Procon da minha cidade para eles ligarem para a force line já que eles não tem 0800. Me mandaram outro e esse desligava a cada 5 minutos novamente fui até o Procon e pedi meu dinheiro de volta. Então fuja dessa marca.
Marca que eu considero boa é SMS.

Não sou de “pingar” usuários, mas… @KairanD

2 curtidas

Obrigada, @Mr.Silver! Tomarei cuidado, sim! Valeu pela indicação da marca. Vou pesquisar mais sobre ela.

@Myh_Min O link indicado acima é de uma fabricante de estabilizadores e short-breaks. Como tal, beneficia esses equipamentos. Recomendo não tirar conclusões a partir dele.

Recomendo a leitura da minha resposta detalhada neste tópico a seguir (resposta número 16, com inúmeras fontes explicando a questão): Problema tomada estabilizador - #16 by KairanD

Em resumo, estabilizadores são ruins e você nunca deve usá-los. Eles agridem as fontes de várias formas diferentes e fazem tudo o que estiver conectado trabalhar “no soquinho” toda vez que há comutação.

Dificilmente existem no-breaks a venda abaixo dos R$ 1.000,00. O que você irá encontrar são short-breaks de onda retangular e estabilizador interno integrado. Quando há energia por parte da concessionária, agridem os equipamentos da mesma forma que estabilizadores e, quando estão funcionando na bateria, geram uma onda “senoidal aproximada” (retangular), naturalmente nociva.

No-breaks devem ser do tipo senoidal, online e de dupla conversão. O investimento é alto e tende a não fazer sentido para o usuário comum. O foco é manter as coisas funcionando enquanto não há energia, apesar de também fornecerem proteção.

O equipamento ideal para proteção em casa é o filtro de linha dotado de dispositivo de proteção anti-surtos (DPS). Alguns exemplos são os filtros Clamper Multi Energia e Clamper Multi Proteção (este último adiciona proteção para as redes cabeadas de Internet e telefonia). A proteção é excelente e barata.

Filtros de linha DPS modernos de boa qualidade não terão fusível, e sim micro-disjuntor.

10 curtidas

Bem detalhado e explicativo para uma leiga como eu, @KairanD . Muito obrigada!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.