Eu vim apresentar minha distro,o NextFerretOS,baseado no debian 13 com algumas melhorias
vamos começar pelos motivos que eu fiz essa distro:
eu por muito tempo me acostumei a usar um sistema mutável,já tentei usar um sistema Imutável e não consegui usar,então resolvi criar uma (na hora eu tava com medo das grandes distros mudarem pra imutabilidade) com um proposito bem específico:Ser Atomica e o mesmo tempo Mutável,sim sim,eu sei que pode parecer opostos,mas eu tentei unir eles.
nas primeiras versões nem btrfs snapshot manager tinha,e eu dependia da boa vontade da bateria do meu notebook e da fonte,então resolvi criar o NF-Tree:o snapshot manager,e então integrar ao apt,mudei na versão q vai sair o instalador pra ser GUI,etc
eh um Snapshot Manager que:
Cria Snapshots do BTRFS
Remove Snapshots do BTRFS
tem um daemon q cria snapshots a cada 3 horas
é integrado via apt hook como nessa foto aqui (eh uma versão antiga no print? sim)
Imutabilidade: o sistema não pode ser modificado diretamente
Atomicidade: uma modificação no sistema ou acontece ou não acontece, não existe estado inconstistente
Restaurabilidade: uma vez que uma modificação é realizada deve ser possível resstaurar para o estado anterior No seu modelo existe a possibilidade de estado inconsistente, a questão é que você implementa a restaurabilidade
Uma recomendação, não use PixelDrain pra host, use o Google Drive, motivo: pixeldrain tem usage quota