Boa notícia, para quem usa o Vivaldi e gosta de snap.
Dizem que o “Opera e Vivaldi” são irmãos sendo assim sempre usei o vivaldi no LM e Pmos
Uma coisa que eu não sabia é que após algum tempo alguns pacotes snaps são desabilitados no sistema e é possível removê-los, liberando espaço:
Em tese e o Dev original que saiu do projeto a anos principalmente dps que o navegador foi vendido pra Qihoo360(empresa maliciosa)
Vivaldi nasceu pra ser o substituto e convenhamos… Faz com elegância
Exatamente. O Vivaldi é, hoje, o que o Opera foi um dia.
Usei o Opera desde as primeiras versões. Era muitoooo avançado para os navegadores da época.
Depois que o Opera foi parar nas mãos dos chineses, deixou de ser o que era.
E confia quem queira confiar. Eu não confio.
No win11 eu uso o opera mas nas minhas distros uso o vivaldi apesar que no início usei o opera mas eu tive dificuldade em exibição de vídeos na netflix e então substitui para o vivaldi. Já faz uns 8 meses que não uso o win11 só dando atenção ao linux.
O snap mantém as duas revisões desabilitadas mais recentes e deleta o resto automaticamente.
Para mim o verdadeiro Opera é o Vivaldi. Esse “Opera” que existe por aí é nada mais que um impostor.
O Opera morreu muito antes de ir para os Chineses, lá em 2013 quando foi lançada a versão 15, que fez o Opera se tornar só mais um navegador baseado no Chrome. E muita coisa que fazia o Opera ser o Opera foram removidas, como o agrupamento das guias, o cliente de e-mail, RSS e BitTorrent e a possibilidade de personalizar tudo no Opera.
E na versão 15, até mesmo a versão Linux foi pro brejo inicialmente. Eu que já usava o Opera há um tempo nessa época (inclusive, usando até no Linux), fiquei órfão de um bom navegador. E aquela versão do Opera, que era pau pra toda obra, ficou num passado, que hoje é distante.
Verdade. Lendo o seu comentário, lembrei de quando ele mudou para a base Chrome e perdeu seus recursos nativos. Que “dor” ver um navegador, que era excelente, ser todo “capado”.
Poucos anos depois, 2016, ele foi vendido para os chineses.
E a primeira versão “oficial” do Vivaldi foi lançada, também, em 2016.
Concordo.
De fato. Por uns bons anos não teve um navegador tão completo quanto o que o Opera era. Até surgir o Vivaldi.
Usei o Vivaldi por uns bons anos, de 2018 até 2023, quando decidi dar uma chance para o Edge e o Firefox. E de fato, o Vivaldi cumpre aquela lacuna do “Navegador pau pra toda obra”.
Vendo os comentários de vocês falarem tão bem do Vivaldi, deu uma curiosidade de experimentar. Atualmente uso mais o Firefox por ser menos pesado que o Chrome. Já o Edge, nem se fala, faço questão de fingir que ele não existe.
Se não me engano, já usei o Opera pelo celular, na época que os apps eram desenvolvidos em Java (bons tempos), lembro até de ter usado o famoso Ebuddy quando o MSN Messenger e Otaku estavam em alta haha (me sinto velho e olha que falta pouco pra chegar nos 30 haha)
Já testei um tempo o grande navegador pros “gaymers” ![]()
. E sendo bem sincero, o Opera GX nada mais é que um Opera com tema “gamer”, nem a função de reduzir o consumo de memória RAM ajudava nadica de nada.
Mas hoje em dia utilizo mais o Firefox e Brave. Dependendo de algum site der uma zebra no Firefox, eu parto pro Brave e vice-versa.
Entre o Vivaldi e o Firefox, qual consome menos recursos? Nunca testei o Vivaldi
Atualmente estou usando o Firefox. É um bom navegador, mas com um péssimo gerenciamento de abas. O Vivaldi ganha realmente de lavada do Firefox nesse quesito, embora que o Firefox ganhe muito em personalização (como aquela personalização que faz o Firefox se integrar muito bem ao Gnome).
E sobre o Edge, ele é um excelente navegador. Eu também tinha esse preconceito com o Edge, mas quando usei ele vi que ele é um bom navegador.
O Opera GX é um navegador completamente inútil, mas que se vende muito bem. Esse recurso se reduzir o consumo de RAM é algo totalmente descartável, já que os navegadores baseados no Chrome suspendem as abas que não estão em uso de forma automática.
E o Vivaldi vai além nisso, tendo a possibilidade de hibernar/suspender qualquer aba com apenas dois cliques sendo uma forma muito mais simples de usar o chrome://discards.
Eu já usei todo tipo de navegador, e a não ser que você tenha uma máquina extremamente fraca, consumo de recursos não importa mais tanto assim.
Depende muito mais do que você quer num navegador do que do consumo de recursos, pois as páginas Web consomem mais do que qualquer navegador.
Eu quero saber uma forma de diminuir o consumo de ram, pode indicar alguma extensão?
Quanto de RAM você tem?
Sem falar em outras possibilidades como salvar sessão com todas as abas abertas, que pode ser bemmm útil.
Exemplo clássico: A pessoa está pesquisando sobre um produto ou estudando um tema, e abre trocentas abas. Pode salvar a sessão e fechar a janela ou as abas. Sem ficar com abas abertas poluindo (ainda que seja em outra área de trabalho, no Vivaldi). Quando quiser voltar a pesquisar sobre o tema, basta restaurar a sessão.
Você vai gostar.
Bom saber, vou observar isso agora.
Tem essa lista, o ranking é por privacidade: