Navegador / Browser para pc fraco - processador lento

Se eu fosse ele pegaria um Pentium Dual Core mesmo, eu peguei o meu E2200 por R$10,00 no ML, o meu atual E5300 paguei R$25,00

Placas mãe que dê suporte á Quads são só algumas intermediárias boas, sem falar que tem algumas placas que nem aceitam processadores que tenham a litografia de 45nm (como a minha antiga ECS com chipset VIA)

Minha sugestão é a mesma do drakofrost, use um reprodutor de vídeo, ele sugeriu o VLC, eu também sugiro o SMPLayer com o SMTube.

Primeiro é bom deixar claro que não existe bem esse negócio de “navegador leve”, se o navegador realmente consome poucos recursos da máquina é porque ele carece de recursos para navegação na internet. O verdadeiro problema não é exatamente o navegador, é a internet que está demasiadamente inchada.

Minha sugestão é usar um navegador com um combo de extensões, no meu notebook Philco antigo (e, na verdade, também no meu notebook novo) eu uso as seguintes extensões para melhorar minha performance e outras coisas:

• uMatrix
  • Disconnect ME
  • Decentraleyes

Você também precisa observar seu comportamento, sites como Facebook e YouTube por si só (isso já sem contar vídeos!) são pesados. Eu gosto muito do Reddit, a versão old do site é bem mais leve, por isso que só uso o Reddit por este endereço https://old.reddit.com/. Você precisa mudar seu comportamento com esse computador, esqueça de ficar rolando eternamente no seu feed de notícias.

Para melhor performance eu recomendo usar uma distribuição 32bit que exige menos do hardware. Sei que essa é uma arquitetura que vem sendo abandonada, mas com um computador desses você estará no lucro se rodar um sistema e programas (o que inclui navegadores) de até 5 anos atrás.

2 curtidas

bem meu amigo, visto que já tem varios soluçoes de colegas acima e mesmo assim ainda tem duvidas sobre um navegador leve:

aconselho fortemente o konqueror:
ele tem uma interface um tanto antiga baseado se nao me engano no firefox ele e bem leve e mantido pela a equipe kde ja vem com alguma extensoes embutida como um bloqueador de anuncios, de uma olhada pode ser util para ti :smiley:

1 curtida

Eu fiz um bench entre um Pentium E5800 e um Pentium D e o E5800 acabou levando vantagem em inúmeras aspectos, o Pentium D só levou a boa na cache de 4mb em cima dos 2mb da outro. Mas acaba valendo eu pagar um pouco mais no E5800 que tem mais tecnologia empregada,maior clock e consome menos energia.

2 curtidas

Eu uso o meu E5300 em overclock á 6 meses sem problema, eu acho que mesmo sendo processadores bem antigos as linhas Core 2 são realmente incríveis

2 curtidas

Realmente são processadores muito bons mas minha placa é antiga e a BIOS dela é limitada até 800fsb. O melhor seria adquirir uma placa mãe mais nova, mas está fora do meu orçamento atualmente.

1 curtida

Qual a sua placa? Eu tenho uma placa mãe da Asus DDR 1 que aceita até o Pentium Dual Core E2220 e têm esse limite de fsb, mas como no soquete 775 existem tantos chipsets, alguns muito capado por sinal, pode ser que a sua placa aceite no máximo um Pentium D, que na minha opinião seria trocar 6 por meia duzia.

1 curtida

A minha é uma GA-8I945GZME-RH (rev. 1.x), no site da gigabyte já mostra um aviso sobre a limitação dessa placa, agora sobre o limite de litografia aceita pela placa ainda não cheguei a olhar.

Teve uma época que deixei ela no caixote de feira pq tinha desmontado e deixado o gabinete antigo em outro local, agora tá de volta na velha carcaça hahahahaha

3 curtidas

De acordo com o site da sua placa mae ela suporta ate os primeiros Core 2 Duo e Pentium Dual Core, o melhor procesador para a sua placa mae e o Pentium Dual Core E2220 que mesmo com o baixo clock tem cerca de 50% peformance mais do que o Pentium D 960
https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-Pentium-E2220-vs-Intel-Pentium-D-960-vs-Intel-Pentium-4-2.66GHz/1137vs1131vs1071

1 curtida

Quem diria que com menos clock daria um belo banho na Pentium D (CACETE CONSOME 130W QUE FRANKENSTEIN HAUAHAUAHUAHAUA)

1 curtida

Midori para a interface gráfica e links para a linha de comando.
Existe um ainda mais leve que o Midori para a interface gráfica, porém, a usabilidade não é boa.

1 curtida

No midori sentia menor consumo de cpu, mas a versao que eu usei tinha um bug de fechar sozinho alguns video no youtube, nao sei como estar nas ultimas versoes

Existe algum ppa para fazer isso? Ou alguma outra forma que não use snap? Estou testando agora com o Mint 19.1 XFCE x32.

O snap demora bastante para abrir ainda mais com esse processador

Tem essa ppa mas não sei se ainda vai ter atualização para a ppa

https://www.edivaldobrito.com.br/instalando-o-midori-web-browser-0-5-8-ubuntu-e-derivados/

Encontrei esse PPA, ele contém instruções de como habilitar a aceleração de hardware.

2 curtidas

Amigo, depois de muitos testes acabei escolhendo o Processador Pentium D 925 3.0 Ghz Dual Core 4Mb(95w) como primeira opção, so tenho que conferir se o consumo consegue ficar dentro do que a fonte produz, caso não de, pegarei um Core2 Duo E4700 .Obrigado amigo, quando estiver tudo certo lhe mandarei uma mensagem!

1 curtida

Sugiro o Brave. Ótimo navegador

Depende onde você comprar no ML o Pentium Dual Core E2200

E o Pentium D 925

Todos os processadores Pentium

Benchmark
https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-Pentium-E2200-vs-Intel-Pentium-D-940-vs-Intel-Core2-Duo-E4700/1136vs1128vs938

1 curtida