O problema é que nenhum navegador suporta aceleração de hardware no Linux, e um processador fraco como esse não consegue lidar com a decodificação do vídeo. Não importa qual distro ou navegador use, o resultado será o mesmo. Uma alternativa é utilizar o VLC para reproduzir vídeos do YouTube, ele suporta aceleração de hardware. Outra opção é utilizar o Snap do Chromium com suporte a VAAPI, mas tenha em mente que se trata de algo experimental e problemas podem surgir.
Estou sofrendo do mesmo problema amigo. Estou usando o lubuntu 18.10 com um pentium 4 de 1 core de 2,66ghz e 2gb de ram DDR2. Cara, é sofrível em algumas ações como reprodução de video, estou pensando em comprar um dual core de 3ghz ( nao o mais top pq minha placa gigabyte tem o chip da bios limitado e só consegue rodar processadores com até 800fsb) achei opções por 30 reais no ML.
Tenho aqui um notebook core duo 2Ghz com 2GB DDR2 e que toda satisfatoriamente com lubuntu 18.04.2 32bits. Com navegadores chromium, Firefox e Vivaldi. Chromium para esquecer do geral e Vivaldi para o Netflix.
Então, ele é um dual core que suporta 64 bits, nesse meu de 1 core ele suporta apenas 32bits, isso que me mata, qualquer coisinha o processador ja ta se esguelando
Era aquelas torres STI que vendia em 2010. Nos meus testes, o minimo pra rodar YouTube com folga, é 2 megas de cache e ele tem. Antes eu tinha um AMD da mesma geração que tinha 1 mega de cache e travava um pouco no YouTube a 1080p. Sempre usei Linux 64 bits.
Se sua placa mae suportar pegue um processador de quatro núcleos.
Pesquisa no aliexpress.
O processador do meu desktop peguei lá. E senti bastante diferença entre um amd de 2 nucleos para um de 4 nucleos que estou agora.
Meu primeiro PC era um Pentium 4 de 3,06GHz 64 Bit com DDR1. E não sei como, sempre usei o Chrome (apartir de 2008) e o Windows XP até ao 10 (pelo seu relato, deve ser pelo processador ser 64 Bit; já que a RAM recebeu upgrades até 2GB).
Quando comprei o notebook (com i5 DDR3), foi aquele back no desempenho… dava para perceber o Chrome abrindo mais rápido; e o próprio Windows 10 funcionando mais rápido. No antigo PC, para ver vídeos locais em 720p… tinha que usar o Media Player Classic .
Depois entrei para o mundo do SSD - e foi outro back brutal no desempenho. E aí, cheguei ao Linux …
O Pentium D é na verdade dois Pentium 4 colados (isso explica por eles serem veradadeiras churrasqueiras).
Os Pentium Dual Core são baseados nos Core 2 Duo (que na minha opinião foi uma das melhores arquiteturas que a Intel já criou), que são verdadeiros Dual Core (dois núcleos no mesmo die)
Caso fique confuso sobre eles a linha dos Pentium D são 8xx e 9xx,
enquanto os Pentium Dual Core tem as linhas E2xxx, E5xxx e também a última linha E6xxx
Se eu tivesse uma placa mae com socket LGA775
Arriscaria comprar um Processador Xeon (que é para servidores com socket LGA 771) que já foi modificado pelos chineses pra encaixar no socket LGA 775 tipo esse do link
com os pads modificados
e com as bordas já cortadas
Teria que torcer para sua placa mae dar suporte para esses processadores
Eles são baratos e muitos melhores, esse ai é um canhão comparado ao seu processador: 4 núcleos de 2,8GHz com 12Mb de cache L2 e 12Mb de cache L3 por R$ 60,00.
Provavelmente devere atualizar a bios da placa mãe para versão mais recente e torcer para ela dar suporte para esse tipo de processador