Não tem pra ninguém: Arch Linux dominou os jogos na Steam em dezembro

O Linux ultrapassou 2% de participação entre os usuários do Steam, um marco histórico. Essa tendência continua em alta, com estimativas de que atinja 3% este ano.

17359553716907509760700060657354

Distros baseadas em Arch Linux estão ganhando destaque entre os jogadores Linux. O Arch Linux continua líder, seguido de perto por suas derivadas.

O EndeavourOS despontou nas estatísticas do Steam, junto com o Manjaro, oferecendo uma experiência similar ao Arch Linux, mas com instalação mais simples e amigável. Inclusive superou o Debian 12 nas estatísticas de dezembro, demonstrando seu rápido crescimento.

O relatório completo da Steam pode ser lido aqui. Para configurar o Arch Linux, e distros derivadas, para jogar na Steam, leia aqui.

Fonte: links no texto e imagem

4 curtidas

O Arch meio que da uma bugada nesses dados.
Como so existe um Arch, todos os usuários desse sistema são computados como um so, porem isso não rola com outras distros, por exemplo o Ubuntu, existem diferentes versões do Ubuntu, que não não computadas juntas, então tem o Ubuntu 20.4, 22.4, 24.4, core e etc, isso faz com que os dados dessas distros sejam fragmentadas e elas pareçam menor do que são.

Provavelmente tem mais gente usando Ubuntu, mas como a steam trabalha como se as versões fossem distros diferentes ele fica dividido e o Arch fica na frente.

2 curtidas

sendo rolling release, é compreensível essa contagem do arch.

3 curtidas

Queridos amigos, não sei se é apropriado perguntar isso neste post (caso esse seja o caso, peço desculpas e criarei outro tópico prontamente), mas aproveitando o tópico: poderiam me dizer, rapidamente, se o Ubuntu também é bom para games da Steam? Acabei de chegar no universo Linux e, no momento, esta é minha distro. Um forte abraço

2 curtidas

Usei por um breve período o Ubuntu e lembro de jogar umas boas horas o
LIGHTNING RETURNS: FINAL FANTASY XIII em uma GTX 770, rodou a 30 fps sem engasgos, mas logo mudei para o POP OS, que é uma outra distro baseada no Ubuntu. Tente se informar como habilita o gamemode e até mesmo o Proton UP QT, vai ajudar bastante, se a sua máquina for apenas para jogar, pesquise sobre o Bazzite OS ou mesmo o Batocera que são específicas para isso. Espero ter ajudado. Abraço.

2 curtidas

Sim e muito sólido. É o sistema do meu PC gamer que uso para jogar todo dia

3 curtidas

É mentira que o archlinux é instavel aqui ta 100% estavel ala windows98 :joy:

Brincadeiras aparte aqui foi eu mesmo que quebrei o sistema testando e customizando.
Mas o resultado final ficou bom.

4 curtidas

Puxa vida, pelo menos nós os usuários das distros derivadas em debian ficamos em 3° lugar no ranking.

1 curtida

tem duas semanas que uso o manjaro com kde. ainda estou me adaptando ao “jeito” do arch linux mas não vi nada de assombroso. as atualizações são bem pontuais, o processo é fácil de fazer e acompanhar e até agora não tive nenhuma necessidade de aprender os comandos de gerenciamento de pacote. tenho a versão mais atual do kde e estou aguardando agora a 6.2.6 que já foi lançada pela equipe do kde. acho que tem muito misticismo sobre a distro. no fundo, não é esse bicho todo. tem espaço para todos: os avançados e os novatos, quem é curioso e quem não quer se dar ao trabalho de aprender a aprticionar o disco e a instalação padrão atende muito bem.

6 curtidas

Na minha máquina física rodo o Arch puro com kde plasma também, o Manjaro sempre quebrou comigo nos updates, o Endevour gostei bastante tem quase nada de modificações somente theme mesmo mas como o Arch agora tem o script de instalação fácil prefiro o mais vanilla possível, então se o Manjaro quebrar com você no update do plasma que vem teste o Arch puro ou Endevour :sweat_smile:

2 curtidas

Senti falta da tela azul para deixar a experiência 100% idêntica.

2 curtidas

Pô, irmão, vamos querer, hein:

sudo pacman -S xdg-user-dirs
2 curtidas

Pq sera que isso não vem instalado no xfce do arch ? :thinking:

1 curtida

Isso é ser minimalista :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 curtidas

Acho que ter as pastinhas no thunar seria parte do minimo ja que no kde gnome isso vem padrão mas não é nada demais.

3 curtidas

Tenho curiosidade de usar o Arch Linux, para jogar e claro trabalhar, mas sempre me perdi na fase da instalação, mesmo sabendo do Script e de algumas facilidades que hoje tem.

Usei por um tempo o Garuda na interface Gnome, mas na prática, em relação a performance não percebi nada que impressionasse, fora que após um tempo de uso e claro, considero uma boa parcela de minha culpa por não saber lidar ou corrigir algo, o sistema quebrar.

Ainda pegarei para estudar a fundo e entender como instalar em minha máquina e ver se consigo extrair todo potencial dela.

Bacana saber que muitos estão enxergando o pontencial que Linux pode ter para uma jogatina.

Abraço.

2 curtidas

O minimalismo da Arch é muito estranho. O xdg-user-dirs vem pro padrão no Gnome, mas não no XFCE… o microcode (algo que o pc n funciona sem) estão por padrão na ISO mas não é instalado porpadrão no sistema final…

O Arch tem umas escolhas peculiares

5 curtidas

Gosto muito do Arch. Mas, inevitavelmente, há questões a se considerar.
Prós:

• Você só instala aquilo que realmente vai usar, ficando livre de blotware.
  • O Repositório do pacman é muito completo, você acha diversos programas/pacotes que em outras distros você só consegue clonando repositórios do GitHub, recorrendo ao flatpak, ou adicionando repositórios nas configurações do sistema. Tirando o flatpak, as outras duas opções eu não faço por questão de uma “cautela neurótica” :rofl:. (Sempre enxergo um risco com clonagens de repositórios ou adicionar repositórios de terceiros no core da Distro).
  • Estabilidade. Sim meus amigos, o arch é estável, principalmente se você tem o kernel lts como fallback.
  • Documentação fantástica.

Contras:

• Você tem que conhecer sobre seu hardware de uma forma mais aprofundada do que o comum, para saber o que precisa instalar.
  • Inevitavelmente, você vai perder um tempo com a curva de aprendizado, tendo que se “debruçar” na Arch Wiki. Administrar o genciador de pacotes pacman é essencial para manter a estabilidade (aconselho também o uso do pacote pacman-contrib).
  • Se você instalar a versão mínima do Arch para montar cada parte de sistema (o que é um ponto positivo), você vai ter que saber o que precisa instalar, se não nem fonte o sistema vai ter :rofl:. Alguém pode até se perguntar : “Como não vem tal pacote instalado, já que é indispensável para eu usar o sistema?” - Resposta: Bem vindo a filosofia da Distro!
  • Se não souber administrar os AUR ou sair instalando qualquer um indiscriminadamente, melhor deixar de lado. Acho que é exatamente nesse ponto que o Manjaro fica confuso, principalmente na loja onde eles misturam 3 repositórios (AUR, pamac e pacman) e o usuário as vezes nem tem noção disso, atualmente não sei se ainda está dessa forma já que tem muito tempo que abandonei o Manjaro.

Enfim, se o usuário quiser apenas instalar o sistema e já ter tudo funcionando, drivers, gerenciamento de energia… , sem ter que ficar editando arquivos em /etc por exemplo, outras distribuições podem fornecer isso com poucos cliques. Mas é aí que entra o dilema: Se no Arch eu tenho que aprender a “montar” o sistema e, consequentemente, gastar tempo nisso, em outras distros de instalação fácil vou ter que aprender a “desmontá-las” (alguns diriam “desbostificar”) para que fique do jeito que eu gosto e, mais uma vez, gastar tempo com isso.

4 curtidas

Nunca instalei isso e aparesse como instalado no meu sistema, pelo que tão falando na wiki paresse que isso vem no bios ja.
paragrafo 2
https://wiki.archlinux.org/title/Microcode

1 curtida

Então, eles falam que tem que instalar

“All users with an AMD or Intel CPU should install the microcode updates to ensure system stability.”

1 curtida