Não foi encontrado Bluetooth. Pop!_OS

Olá pessoal! Após as ultimas atualizações do sistema Pop!_OS, tanto na versão 20.04lts quanta a 21.10, o bluetooth não funciona mais. Nem reconhece a presença da placa de bluetooth, já descartei defeito nela pq em outros sistemas funciona. Minha placa uma Qualcomm Atheros QCA9565-AR9565. Na saída do lshw o driver para ela é ath9k, e no repo do pop está dísponivel o ath9k-htc. Mas mesmo com ele não funcionou. Não tive êxito em achar qual o firmware pra ela. Quando usava o Debian 10 era só instalar o firmware-atheros, mas ele não está disponível nos repos do Pop. Qual seria a fonte confiável para obter ele sem ser os repos oficiais da distro? Alguém passou por algo parecido e poderia me dar uma dica de coimo resolver?

reporte o problema aqui (em ingles) Issues · pop-os/pop · GitHub

Mais um update de drivers, mais problemas novamente no Pop. Me lembra até quando usava o Windows 10. Enfim, siga a orientação do @fastos2016. Espero que resolva em breve.

Como possível solução temporária vc pode tentar fazer um downgrade de kernel.

Se não tá quebrado não conserte.

No caso, foi a atualização do pacote linux-firmware que fez com que não reconhecesse mais o bluetooth. Acredito q pq minha máquina é um pouco antiga. E como a System76 fabrica hardware, eles devem estar otimizando td para funcionar melhor no hardware novo deles (isso é apenas um achismo meu!). É nessas horas q a mão coça pra voltar pro Debian rsrs. Fiz uma instalação em uma vm e aplicando o apt-mark hold, pra não atualizar o linux-firmware, funciona. Isso me deu a seguinte dúvida: quais são as implicações de se não atualizar o pacote linux-firmware?

Concordo com isso, inclusive acho que devem ter prioridade a problemas relacionados aos seus hardwares, fazendo com que não clientes ou com hardware diferente que venderm, sejam tipo “usuários de segunda classe”

Assim como clientes não relacionados a IoT ou servidores, são “usuários de segunda classe” no Ubuntu.

Talvez não contribuidores sejam “usuários de segunda classe” no Fedora

E assim vai, cada distro tem um foco e atenção especial com algum publico / aplicação / objetivo etc…

Solução do ocorrido:
Baixei a versão anterior à da atualização do pacote linux-firmware em questão, no link abaixo:
http://mirrors.edge.kernel.org/ubuntu/pool/main/l/linux-firmware/
No caso da minha máquina, a última versão que funcionou foi a linux-firmware 1.201.5 all deb

-INSTALAÇÃO:
sudo chmod +x linux-firmware_“versão do pacote”

sudo dpkg -i linux-firmware_“versão do acote”

-BLOQUEAR ATUALIZAÇÕES FUTURAS DO PACOTE:
sudo apt-mark hold linux-firmware

echo “NOME_DO_PACOTE hold” | sudo dpkg --set-selections

-Utilizei o comando apt-mark hold, e ainda assim usei o echo “NOME_DO_PACOTE hold” | sudo dpkg --set-selections, porque usando apenas o apt-mark hold após alguns apt updates o pacote linux-firmware era atualizado mesmo estando marcando como hold. Após utilizar os dois comandos isso não ocorreu mais.

-FONTES DE ONDE TIREI A SOLUÇÃO: