Não estou conseguindo baixar o wine no linux mint

Olá pessoal, passando aqui para porque eu preciso da ajuda de voces pra resolverem um problema que estou tendo para instalar o wine no terminal do linux mint. Toda vez quando eu vou por o comando “sudo apt-get install wine” me aparece esta mensagem aqui:

Como resolver isso?

Que repositório é esse do ubuntu.ltsbrasil que esta ai, esses repositórios não é do wine e nem do ubuntu.

sou iniciante no linux mint, a distro que estou usando é o XFCE (Victoria).

Então, mas o ideal é que agente saiba do porque esse repositório esta ai, mas se você não sabe, deleta ela de onde você o inseri-o, que foi no source.list ou no source.list.d.
Para você instalar o wine tem a forma oficial do projeto wine e a forma oficial da distribuição Linux Mint, e o xfce é na verdade a DE.

O site do projeto wine é este: https://www.winehq.org/

Vocẽ esta se referindo a DE como debian? quando eu uso o comando para por ele em 32 bits ele não funciona, não sei como deletar esse repósitorio do ubuntu aí, sendo que eu baixei ele no proprio site da wihe. Mas vlew ajuda aí

DE não é distro. Debian é distro, Linux Mint é distro, você esta confuso ai.
Você tem que fazer os passos do tutorial do WineHQ para a distro Ubuntu: Ubuntu WineHQ Repository - WineHQ Wiki
Ai você sabendo a versão do Linux Mint você esta usando segue o tutorial referente a ela. Tem instrução para 2 versão do Linux Mint, uma é a 20.x e a 21.x.
Escolhe qual branch do wine vai instalar e termine o tutorial.
Quando terminar o tutorial digite “$ wine --version” para saber a versão instalada do wine.

quando eu sigo todos os passos certinhos aparece isso:

digito “$ wine --version” ?
Veja para mim saber se o erro do repositório é fatal eu tenho que ver toda a saída, mas pode não ser fatal.

Captura de tela_2023-09-25_20-05-51

aparece isso aí quando eu digito este código

Ao em vez do Wine vanilla, experimente o Bottles. Ele é o Wine + uma interface gráfica, o que facilita a vida

1 curtida

com ele eu consigo usar a maioria dos programas do windows? Se sim eu posso dar uma averiguada

Onde vc paro no tutorial? qual foi o ultimo passo que vc fez?

Eu as vezes penso em usar isso dai, mas estou tão habituado a utilizar o wine que acaba ficando.
A versão do wine 8.16 deu um retrocesso, a steam não abre mais, só abre na antes da 8.16.

amigo eu fiz todos os passos, só que mesmo assim não funcionava, sempre esta dando erro, talvez essa nova versão do mint que estou usando (Victoria) está com algum tipo de bug que dificulte esse simples processo

Usa o Bottles como o @JG22 diz.

É o Wine, só que com uma interface gráfica…

Procure pelo app fontes de aplicativos e nele vá em solução de problemas.

Acho que resolve.

Esse ubuntults brasil é um mirror do repositório do ubuntu que tá zoado.

O linux mint procura pelos mirror mais rápidos e deixa como padrão, porém de vez em quando mirrors ruins assumem prioridade e cagam a atualização do sistema.

1 curtida

O problema é que você alterou os mirrors dos repositórios padrão para um do Brasil, e este mirror do Brasil está com problema.

Abra o menu de aplicativos e porcure por “Fontes de Aplicativos”
Vai abir essa tela:

Veja que em “Servidores Espelho” o seu provavelmente está algum do Brasil. Mude para as configurações padrão.

1 curtida

Tudo que envolva bibliotecas de 32 bits eu instalo usando snap ou flatpak sempre que possível. Dá menos trabalho, dá menos problemas com dependências e não polui o host. Instalando o Bottles (distribuído em flatpak) sua vida será muito mais fácil.

1 curtida

Ah, na verdade eu já sabia disso aí, descobri ontem de manhã quando eu fui atualizar o firefox no mint, daí me apareceu estas opções quando eu estava vasculhando. Acabei descobrindo quando eu ativei a opção de repositórios de código fonte. Depois eu descobri que tinha umas ‘mirros’ mais rápidas, depois de atualizar tudo de novo, resolvi o problema. Mas valeu mesmo assim :+1: