Eu, hoje a tarde, tentei instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows, mas no fim, quando o Ubuntu pediu para reiniciar na máquina ela( o notebook) já iniciou direto no Windows e ele ficava na tela de início infinitamente, até que depois de uns 5 minutos ele desligou e ligou na tela azul.
o que errado? Alguém sabe como concertar?
Tentei fazer antes(ontem) com o lununtu mas não dei certo e nem instalou, mas o windows continuou normal.
Usei o Rufus, o maior problema, eu acho que é a instalação final, pois anteriormente tentei no lubuntu e o debian, mas não finalizei pois fiquei com medo, mas depois eu fui com o Ubuntu.
Ah, e também não apareceu para eu escolher o sistema operacional (se não me engano é o grub)
Sim tem essa opção, ele estava em Legacy quando instalei o Ubuntu.
Aí quando terminei tudo o Ubuntu pediu para reiniciar e quando reiniciou já foi direto para o Windows sem perguntar qual sistema eu queria, e o Windows me recebeu com uma tela azul.
Olha, se for o Windows vc pode tentar iniciar a iso do Ubuntu, pegar os arquivos importantes pelo live CD, fazer backup e formatar instalando o Ubuntu, ai dps vc pode instalar o windows em dual boot
Primeiro eu instalo o Ubuntu como ufi, isso é a BIOS? Pu a parte das particoes? Conhece um vídeo ou artigo que explique essas coisas de recuperação do PC?
Como é isso do live cd?
E qual foi o meu erro na instalação? Foi pq eu não criei as particoes manualmente?
É o seguinte, pra botar o sistema a BIOS pode usar o modo Legacy ou o UEFI, eu sempre uso o UEFI e nunca tive problema, e o live CD é um modo de “teste” mas nele vc pode navegar pelos arquivos do PC como pendrives, HDs, etc. e por ele da pra usar a internet por isso falei pra pegar os arquivos do HD e fazer backup pra formatar
Sim, cliquei no botão direito na logo do Windows, fui na parte do disco e fiz uma de 10 GB, mas na hora de instalar eu coloquei para o Ubuntu instalar junto com Windows coloquei em 10gb sem escolher a que eu fiz