Instalei o ubuntu 22 em uma maquina para usar como sistema operacional principal, a placa de video é uma nvidia MCP61, instalei os drivers usando:
sudo apt install nvidia-driver-440. Porem a unica resulução disponivel é 640X480, eu preciso mudar mas no painel não consigo por não ter esta opção. Preciso ficar no ubuntu, não pretendo trocar o sistema operacional e nem fazer upgrade de harware. Farei da mesma uso basico, alguns codigos php, html, navegação e nada mais do que isso. Não usarei para jogos. O driver Noveau não funcionou bem nem no modo live. Agradeço o apoio desde ja.
O problema é que esse driver já foi descontinuado no Ubuntu
Se vc quiser usar precisa procurar uma distribuição que de suporte como o MXLinux ou alguma distribuição baseada no Arch Linux(no AUR tem o driver que funciona)
No mx, funciona?
Esse chipset possui vídeo integrado GeForce 6100 ou GeForce 6150SE o último driver suportado para essas placas e o 304.137 que foi descontinuado em 2017.
Desativando a aceleração 3D com o parâmetro de boot nouveau.noaccel=1 fica utilizável, porem espere baixo desempenho já que o processador e quem vai estar renderizando.
Se realmente quiser utilizar o driver proprietário você pode utilizar o tópico abaixo ou o instalador disponibilizado no link abaixo, só lembrando que nem todos os ambientes gráficos e aplicativos podem funcionar corretamente.
Recomendo que utilize o Xubuntu ou outra distro que utilize o XFCE.
Tentei seguir a orientação acima, porem ocorre erro:
root@Ubuntu:/home/gerencia# git clone https://github.com/flydiscohuebr/nvidia-304.git ; cd nvidia-304/Ubuntu/nvidia-graphics-drivers
Cloning into 'nvidia-304'...
remote: Enumerating objects: 3931, done.
remote: Counting objects: 100% (405/405), done.
remote: Compressing objects: 100% (288/288), done.
error: RPC failed; curl 92 HTTP/2 stream 0 was not closed cleanly: CANCEL (err 8)
error: 320 bytes of body are still expected
fetch-pack: unexpected disconnect while reading sideband packet
fatal: early EOF
fatal: fetch-pack: invalid index-pack output
bash: cd: nvidia-304/Ubuntu/nvidia-graphics-drivers: Arquivo ou diretório inexistente
root@Ubuntu:/home/gerencia#
Tente aumentar o tamanho do buffer com o comando abaixo e tente clonar o repositório novamente
git config --global http.postBuffer 157286400
Você pode tentar o instalador e pular o processo
Tentei o instalador mas ocorre o erro a seguir:
E: Ficheiro não suportado ./xserver-xorg-input-libinput_1.1.0-1_amd64.deb dado na linha de comandos
O downgrade do Xorg falhou. Tente novamente
A imagem fica sem o plano de fundo, as vezes o computador trava totalmente e as vezes a imagem fica com uma parte bugada e a outra boa.
TEntei tambem aumentar o buffer na instalação manual e falhou, vou fazer novamente e colocar aqui o erro.
Provavelmente o arquivo esta corrompido faça o download novamente e verifique se o sha256 bate com o hash abaixo
51e2f8f8a7bf1658b62904e41cb38e6938383df43efc502a1b4719773e07a561
Você pode fazer isso utilizando o comando sha256sum
Ex:
sha256sum /home/user/Downloads/Instalador-Nvidia-304.137-Ubuntu-AIO-fix-7.zip
Rapaz, usa o drive nouveau mesmo, esse driver está quebrado a 5 anos.
Bem que eu gostaria de usar o drive nouveau, mas ele não funciona corretemente, esta congelando a tela.
Deve ser problema com o acpi, já tento desativar o acpi para ver se para?
Desativei o ACPI na BIOS, vou reinstalar o mint 22 xfce e tentar novamente. Consegui instalar o driver nele creio que o pacote não está corrompido, acho que era a pasta onde os arquivos estavam, pois a modifiquei e foi. Tentei no Ubuntu 22, 24, no mint cinemannon, no Linux lite mas em nenhum tive sucesso, no mint xfce consegui instalar mas não abre o Chrome.
Estou aceitando sugestões de outras distros, já tentei algumas e não funcionou, em algumas o driver até instala mas na hora de iniciar alguma aplicação ocorre algum bug.
Mxlinux ou antiX
LegacyOS
Rapaz, nvidia no Linux é sofrimento mesmo, hein?
Não lembro de ter tido problemas com nouveau depois do 20.04.
Mas se o Mint não tá funcionando aí, eu fico sem ação.
Eu tentaria colocar e investigar se há alguma mensagem no dmesg com ‘sudo dmesg’ (sem os apóstrofos), pra ter certeza mesmo. Especialmente se tu passasr para uma rolling como o Arch ou Arch-based (EndeavourOS) e continuar tudo igual.
Tenta isso; usar o Endeavour OS. Se não funcionar, aí só investigando. De preferência, coloque sua BIOS no padrão de fábrica pra não carregar as configurações de teste que usou pra outros sistemas pro eOS e acabar replicando o erro.
Eu vou tentar novamente, e pra mim pode ser qualquer driver desde que ele não congele o computador, eu não vou jogar essa maquina fora pois montei para trabalhar, e com o windows 11 funciona do jeito que preciso, não trava e consigo usar a resolução 1400X1050, não tem aquela performance, mas uso para o basico, navegação e programação web, ela tem um processador AMD X2 64, e 8 GB de RAM, para mim esta sendo o suficiente, mas quero rodar um Linux. Vou testar outras distros e colocar aqui os resultados ate exaurir o assunto.
Vou tentar o Legacy, os outros ja tentei mas a resolução maxima fica em 800X640, algo assim. O script que foi sugerido para a instalação nos derivados de ubuntu, é incompativel com o chrome, esta descrito no pacote.
basta iniciar a aplicação com o parametro --disable-gpu
Isso e um bom sinal utilize o parâmetro nouveau.noaccel=1 para forçar a renderização via software e esqueça o driver proprietário acredito que o mesmo acontece no windows 11
Como coloco esses parametros nouveau.noaccel=1, --disable-gpu. Faço isso com o driver nouveau, ou com o driver nvidia?
As vezes esqueço mas agradeço a todos de coração pelas respostas e suporte, não aguento mais esta preso a um sistema que tenho que estar conectado nas contas a todo momento para usar tal sistema. Isso é um abuso, preciso ser livre.