Não consigo usar placa de video nvidia mcp61 no Ubuntu 22

Como mencionado anteriormente nas mensagens acima e um parâmetro de boot e você precisa adicionar no gerenciador de boot (normalmente e o grub).
Esse parâmetro deve ser utilizado com o driver livre(nouveau)
https://wiki.archlinux.org/title/Kernel_parameters_(Português)#GRUB

Somente e necessário com o driver Nvidia e deve ser passado ao executar o aplicativo
Exemplo no terminal:

chromium --disable-gpu

Ola pessoal, estou de volta, vou tentar novamente. Li o artigo https://wiki.archlinux.org/title/Kernel_parameters_(Português)#GRUB, mas não entendi nada, não sei se deixei claro mas eu não entendo de Linux, estou me aventurando a usar, grub, noveauu, são coisas totalmente ocultas, não sei do que se trata, sera que teria alguma alma que poderia me orientar melhor, não apenas dizer digite isso, etc.

Esse artigo e um guia para adicionar o parâmetro de kernel nouveau.noaccel=1 (nesse caso) utilizando o gerenciador de boot GRUB.
O GRUB como mencionado acima e um gerenciador de boot em resumo ele permite escolher o sistema operacional e é responsável por carregar os arquivos e parâmetros necessários para o sistema iniciar.
Nouveau e o driver de código aberto ele e feito a partir de engenharia reversa dos drivers da Nvidia.

Desde o início já havia citado o uso desse parâmetro, digo isso, pois possuo uma placa mãe com o mesmo gráfico integrado, o suporte do nouveau para placas Nvidia da família NV30/NV40 não e dos melhores desde o início e atualmente se encontra quebrado.
Portanto, não ha muito a se fazer, caso não desative a renderização a maquina vai ter congelamentos/travamentos e artefatos ao executar aplicações 3D

A alternativa e utilizar os drivers proprietários que “funcionam” porem foi descontinuado em 2017 e para utilizar atualmente e necessários múltiplas gambiarras e você não vai conseguir rodar certas aplicações além de outras complicações futuras.

Se quiser não ter essas complicações e desfrutar uma experiência boa, recomendo que compre uma placa de vídeo offboard ou atualize sua plataforma.

Minha recomendação se não quiser gastar muito e uma AMD/ATI usada que utilize a arquitetura terascale ou mais recente você deve encontrar por menos de 150 reais

O meu uso é basico, a unica coisa que consome mais recursos quando uso, são as aulas do Gustavo Guanabara, mas nem isso estou conseguindo assistir porque no youtube não consigo ter resolução de 720, assim nem consigo ler os codigos, por isso que quero trocar o windows para linux assim o processador não sera tão sugado e vou conseguir assitir as aulas, minha maquina tem um processador AMD x2 64 e 8 gb de memoria ddr2, mas nem um video em 720 consigo assistir, não rodo jogos e nem outros programas somente o basico mesmo. Se for o caso de colocar uma placa de video so para os videos do youtube, um kit i3 placa, processador e memoria esta custando o mesmo preço e creio que isso resolveria o meu problema, mas no win 7 roda tambem. O problema para mim é as IAs que não rodam em navegadores antigos.

Acho que no seu caso compensa comprar uma gpu amd antigona usada que ainda tenha suporte, geralmente tem driver pra todas as AMDs, até mais antigas. Qualquer coisa da geração das HD5000 pra frente deve funcionar sem muitos problemas. Essas integradas Nvidia são muito problemáticas no Linux e dão dor de cabeça demais, além do driver ter sido descontinuado a quase 10 anos.

No aliexpress deve achar algumas recondicionadas baratas.

Desculpa amigo creio que não devo comprar nada, pois no windows funciona bem, se não der certo eu apenas não migro. Mas com tecnologia IA e com alguem que de valor a tecnologia creio que vou conseguir.

Use nouveau e adicione no parâmetro do kernel se está congelando

nouveau.noaccel=1

Quando uso o modo live todos os sistemas funcionam perfeitamente, o que sera que o faz ficar ruim apos a instalação? qual o drive usado no modo live do Linux MInt, eu consigo usar esse drive ao instalar o sistema?

Boa noite rapaz, eu quero entender o seu caso.
Qual a resolução máxima de seu monitor ?
Vou te enviar um link que talvez possa resolver parcialmente o seu problema em quesito resolução.

Utilizou como? Se somente abriu o instalador e reiniciou o computador após finalizar a instalação você não vai notar problemas, experimente abrir alguns aplicativos, acessar algum site no navegador, fechar e abrir novamente, etc.

Outro fator que pode mudar tudo e se você utilizou a opção modo de compatibilidade(no caso do mint) ou safe graphics dependendo da distro essa opção inicia o sistema com somente aceleração via software, por isso você percebe essa melhora.
Porem ao reiniciar o sistema não acompanha os parâmetros utilizados nesse modo, então cai tudo por água abaixo.

Nouveau

Você já está utilizando

Tenho varios monitores todas as resoluçoes no windows funcionam posso usar ate 2048X1536, neste momento estou usando 1280X1024, tenho um outro que é 4k, fiz a instalação do linux mint em uma maquina com 3 de ram e um dual core intel, placa 945, funcionou melhor que a que estou usando agora com o windows 11, que é um amd x2 64 e 8 de ram, fiz uma configuracao no xorg para aumentar a resolução e esta la rodando vidos do youtube em 720 sem travar, ja na minha aqui o maximo que consigo assistir e 340, isso com o windows, por isso preciso trocar o sistema, mas quando instalo a maioria dos linux da erro, ou abre o navegador com uma parte branca, ou a area de trabalho fica branca e depois de algum tempo de uso trava e fica ilegivel etc.

Mas no modo live funciona e no modo instalado trava.

O uso foi apenas experimento no modo live. Fiz a instalação normal, indicada, sem modo de compatibilidade, apos atualizo e instalo o chrome por exemplo, enquanto uso, trava, percebo erros em algumas paginas etc.

É o vesa.

Try blacklisting the nouveau driver by adding the line blacklist nouveau to the file /etc/modprobe.d/blacklist.conf (you will need root privilege). This will prevent that driver from loading. Also comment any line like blacklist vesafb by replacing it with #blacklist vesafb in the file /etc/modprobe.d/blacklist-framebuffer.conf

Vou fazer novamente a instalação do mint cinemoan hoje mais tarde e vou fazer as modificações.

Veja se tem que baixar o arquivo. Não uso mint

aqui diz que funcionou.

1 curtida

Ela é ate instalavel, da para rodar ate jogos, mas para estudo e pesquisas em navegadores comoo chrome não funciona.

1 curtida

Testou o vesa?