Não consigo logar no Ubuntu após usar drivers Nouveau

Boa noite a todos do Fórum.

Eu faço dualboot de windows 11 e Ubuntu 24.10.

Nesta terça-feira o meu ubuntu sofreu uma atualização que parou de utilizar a minha rtx 3060 e começou a usar a placa gráfica integrada no meu cpu, procurei formas de resolver e pensei que se fosse em “Additional Drivers” e escolhe-se os drivers nouveau ao invés do proprietário poderia resolver até que uma atualização corrigi-se o driver propietário.

Eu preferi instalar pelo aplicativo do Ubuntu ao invés de usar o terminal, depois de installar o nouveau eu reiniciei o computador, quando entrei no ubuntu a tela congelou antes de entrar na tela de login. Tentei seguir algumas dicas do site abaixo:

Mas mesmo digitando no grup “nomodeset”, “modprobe.blacklist=nouveau” e “nouveau.noaccel=1” eu ainda não consigo logar no Ubuntu e a minha tela continua congelada.

Por favor deem dicas de o que posso fazer para voltar a usar meu computador normalmente e corrigir o bug dos drivers da Nvidia, des de já agradeço.

CPU - 13th Gen Intel® Core™ i5-13400 × 16
Gráfico do processador - Intel® UHD Graphics 730 (ADL-S GT1)
Minha GPU dedicada – RTX 3060

1 curtida

Adicione no kernel

nouveau.config=NvMSI=0

2 curtidas

Sou iniciante no linux, quando você diz “colocar no Kernel” eu deveria colocar “nouveau.config=NvMSI=0” na tela do grub que aparece depois de apertar E com o ubuntu selecionado, como eu fiz com o “nomodeset”?

1 curtida

Sim, vc passa o parâmetro de kernel para o grub e o grub passa esse parâmetro para o kernel.

1 curtida

Eu coloquei como está na imagem abaixo, mas a tela continua congelando antes do login:

1 curtida

Wayland ou X11?

2 curtidas

Estava usando Wayland antes do problema, então acredito que ainda seja wayland.

1 curtida

Tente mudar para x11

Inicia tela de login, ou está entrando direto,autologin?

Se teclar ctrl + alt + F3, muda para tela do console?

Já tentou mudar para x11, via arquivo?

2 curtidas

Não está configurado como autologin.

Tentei o atalho ctrl + alt + F3 quando a tela congela, mas nada mudou.

Sobre mudar pra X11 via arquivo, não sei como fazer.

1 curtida

Eu segui os passos desse site aqui:

Usei o “drop to root shell prompt” pra saber qual erro ele dava. Na tela estava escrito “Cannot create sg_table for NvKmsKapiMemory”, o site me diz que eu devo remover os drivers da nvidia usando “sudo apt-get purge nvidia*”, acredita que isso possa funcionar?

Obrigado pela ajuda que me deu até agora.

1 curtida

Uai cara, mas o Nouveau é impraticável com o driver proprietário da Nvidia, isso é explicado em vários lugares. Ou vc instala 1 ou o outro.

2 curtidas

Eu não tinha idéia disso.

Então acredita que remover um deles pode resolver o problema?

Qual eu deveria remover? Uso o sudo apt-get purge nvidia* ou o sudo apt-get purge xserver-xorg-video-nouveau?

Para começar, porque vc quer usar o nouveau? Tem motivo?

1 curtida

Como escrito no post, o Ubuntu começou a usar o meu gráfico integrado ao invés da minha placa de vídeo depois de uma atualização e isso afetou meu desempenho nos jogos.

Pensei que instalando o open source resolveria o problema até que um update corrigise o bug do proprietário.

Acredita que usar o Nouveau nesse caso seria bobagem? Deveria voltar ao proprietário e reinstalá-lo para tentar corrigir o erro?

Para fazer a alternância do integrado para dedicada e o contrario usa é o driver nvidia-prime.

2 curtidas

Coloca esse parametro e olha se o sistema trava, se não travar agente pode começar a trabalhar.

modprobe.blacklist=nouveau
2 curtidas

Já tentei colocar, mas o PC ainda congela antes do login.

Então o driver da nvidia está quebrado, e ainda quebrando o nouveau, então agora vc não consegue usar nenhum dos 2.
Tem que entrar no LiveUSB e acessar a raiz com chroot e dar
sudo apt purge nvidia*
sudo apt install [driver-nvidia]
onde o que está entre colchetes é o nome do driver correto.
O primeiro é para desinstalar e o segundo é para instalar novamente.

2 curtidas

Desinstalar o nouveau também

2 curtidas

Dei uma lida en alguns artigos e ví alguns vídeos sobre chroot.

Eu já tenho um USB com ubuntu, vou tentar seguir os passos para montar as partições e remover os drivers.

Poderia me passar uma forma de remover o nouveau pelo terminal?

Obrigado pela ajuda que está me dando.