Não consigo logar no Ubuntu após usar drivers Nouveau

o nouveau não da pare remover por completo porque parte do código está no kernel do Linux, para remover vc teria que compilar o Linux sem esses módulos, o que da para remover é apenas do servidor gráfico.

$ sudo apt purge xserver-xorg-video-nouveau

A forma correta é colocar o nouveau na blacklist, vc faz isso assim:

echo -e "blacklist nouveau\noptions nouveau modeset=0" | sudo tee /etc/modprobe.d/blacklist-nouveau.conf

No intanto o pacote dos drivers da nvidia fornecido pelo Ubuntu já coloca o nouveau na blacklist automático, se vc mesmo fizer isso pode dar problema para instalar ou fazer uma má instalação do pacote.

2 curtidas

Estou agora no live cd, encontrei a partição do efi do Linux “/dev/nvme0n1p1” e o Ubuntu “/dev/nvme01p6”

Eu devo montar os dois ou só o Ubuntu?

Outra dúvida, instalando o driver da nvidia eu deixo o nouveau quieto, já que você disse que é melhor não mexer?

Tentei utilizar o comando para remover nvidia, mas o terminal diz "sudo: unable to resolve host Ubuntu.

Como corrigo isso?

Consegui montar o nvme0n1p6, agora como faço a parte do Chroot?

montar Ubuntu “/dev/nvme01p6

1 curtida

Ou, é para dar chroot no ponto de montagem do dispositivo /dev/nvme01p6, se vc não montar o /dev/nvme01p6 então como vc vai dar chroot em um diretório de dispositivo que vc não monto?

1 curtida

Consegui montar o ubuntu usando sudo mount /dev/vnme0n1p6 /mnt, agora não sei bem qual o próximo passo para remover os drivers da nvidia, lí vários artigos, mas eles tem instruções que variam muito e nenhum ensina diretamente o que preciso.

Uai, é só vc dar chroot em /mnt/

1 curtida

Como pode ver na imagem abaixo, eu fix o comando sudo chroot /mnt mas como pode ver eu recebi mensagens de erro quando tentei remover os drivers da nvidia. Tentei sudo apt purge nvidia* e sudo apt-get remove --purge nvidia* mas nenhum funcionou.

1 curtida

Chroot não usa sudo

Você já usa o usuário root

2 curtidas

é apt purge nvidia* como o @swatquest disse, vc já é administrador chefe, o sudo é para isso, se vc usar sudo sendo administrador chefe não vai funcionar.

1 curtida

Estou seguindo os passos de vocês e parece que agora vai dar certo, segue imagem do que ele vai remover, é isso mesmo?

Obrigado pela ajuda mais uma vez.

Terminei de remover os drivers da Nvidia e reiniciei o computador, agora consegui logar no Ubuntu! Mas agora o roblema é para instalar os drivers Nvidia, no painel additional drivers, não consigo selecionar os drivers que quero.

tentei utilizar o comando sudo ubuntu-drivers list mas o terminal não me mostra nada depois.

Com o apt você procura e instala no terminal

sudo apt search drive
sudo apt install drive

1 curtida

Infelizmente tentei usar algum comando para instalar nvidia que não lembro qual foi e reiniciei o PC, quando entrei denovo ele estava normal (ainda usando o gráfico integrado) mas aí ele congelou, usei reisub e agora ele dá boot na tela Busybox.

Reiniciei várias vezes, mas ele dá boot direto no busybox

Você desinstalou o nouveau
Conheço pouco do mint e ubuntu

Tem muito tempo que não uso

1 curtida

Acredito que não tenha desinstalado.

Acredito que eu tenha chegado no meu limite para resolver esse problema, tenho backup de tudo e acho que vou instalar o Ubuntu 24.04.02 e remover o Ubuntu 24.10.

Foi uma má idéia usar o 24.10 de qualquer forma, já que ele vai perder o suporte em julho desse ano.

Aprendi bastante com essa tentativa de corrigir, mas como não sou técnico e é melhor não dar murro em ponta de faca.

Queria agradecer o Swatquest e Aguamole por terem ficado dias comigo tentando resolver o problema, muito abrigado mesmo.

Eu não mandei desinstalar o nouveau nada, foi vc que escreveu isso.
Mas o problema dele não é esse, ele conseguiu carregar a GUI e ai instalou o driver da Nvidia, quer dizer que ele não teve problema após a desinstalação, é o driver da Nvidia que está travando a maquina dele, eu iria mandar ele dar clear nos pacotes que estão na maquina dele, ele tinha que ter limpado a cache do APT antes de instalar o driver da Nvidia, mas ninguém lembro disso.
Só que ai ele foi tentar arrumar por conta própria e agora ele fez alguma coisa que ninguém sabe o que é, e é aqui que estávamos.

@Gabriel_Lost Pode ser que se vc tiver novamente o travamento, então o pacote de driver da nvidia no repositório esteja quebrado, isso significa que vc terá que instalar o driver da nvidia baixando o driver da nvidia no site oficial da mesma, o site é este:

Vc deve setar a sua placa de vídeo em “PESQUISA MANUAL DE DRIVER” e então setar que vc quer o driver para Linux 64-bit, e então faça o download do arquivo e instale-o.

2 curtidas

Kkk acabei mandando a resposta errada..kkkk

Calma…

Kkkk

Não mexo no ubuntu faz tempo..

Comandos apt , tem alguns que esqueci

O driver do repositório Ubuntu deve estar quebrado.
Se aparecer mais gente com o problema então fecho o caso.