Recentemente instalei a steam .deb no meu notebook, consegui jogar a demo do rush rally 3 e CS2D, estes funcionaram perfeitamente com o proton experimental.
Porém quando inicio o gta v (para jogar o modo história) o notebook trava, e me manda para a tela de bloqueio, quando coloco a senha, todos os apps foram fechados, incluindo o Gta e a steam.
Coisa que não ocorria no windows.
Já testei com o proton experimental, e com o Proton GE.
Meu notebook tem 8 gb de ram e um processador intel i5 de décima geração.
Fala aí rapaz, boa noite.
Aqui tá o link de uma possível solução para o seu problema.
Uma solução viável seria o Dual-Boot que é a mais recomendadas de todas para os usuários de windows.
pacotes não oficiais não possuem nenhuma garantia de que funcionarão e outras distros. é usar por sua conta e risco.
Isso é sintoma de ram/vram lotada, depois que fiz upgrade de ram no meu notebook passou a abrir vários jogos que não abria antes.
então o ubuntu ta comendo mais ram do que no windows 11?
Me lasquei então.
Não exatamente.
O windows 11 requer no mínimo 16GB de ram para um bom funcionamento, 8GB seria somente para recursos básicos do sistema. Lembrando que 8GB de ram faz o windows dobrar a swap do HDD/SSD para mante-lo em pé.
No linux você pode criar uma swap onde a distro não vá consumi além do necessário.
O seu notebook que tem 8GB de ram que tá compartilhando a ram com vídeo onboard, resumindo você teria que aumentar sua memória ram para 16GB
então ao seu ver, é apenas uma questão de hardware?
e como eu crio uma swap, e o que exatamente ela faria?
Provavelmente você já deve ter swap . Se for isso, o que sugiro é fazer uma config que “aproveita” mais a ram. Dá uma lida no link abaixo:
como assim aproveitar? eu deveria aumentar o uso de swap, ou diminuir?
Por padrão a swappness deve estar como 60, se usar um valor menor (10) o sistemas usará mais ram ANTES de acessar a swap e vice-versa.
Quando comprei meu note ele veio com 8gb de ram, tive muita dor de cabeça, e não tem jeito, para jogos, tem que ser 16gb mesmo.