Tenho o GTA V na steam e pelo que pesquisei ele roda via proton, mas quando instalei o jogo pediu o launcher da rockstar. Posso instalar o launcher via wine/lutris, mas o jogo não reconhece a instalação dessa forma.
Tenho jogos da ubisoft e da eletronic arts que também exigem seus launchers próprios e, por esse motivo, nem tentei instalar no linux depois do problema que tive com o GTA.
Também não consegui colocar a biblioteca da steam no HD, já que o sistema operacional está instalado em um SSD
Opa, faz um tempo que joguei GTA V no Linux, na época não tive problema com a instalação foi next, next, next, aceito e só… e jogo abriu. Tive problemas com desempenho compado com o Windows. Nos demais jogos que joguei a experiência foi bem melhor e tem melhorado, então recomendo tentar e sempre de uma olhada no site do protondb. Mas sobre o GTA V, depois que fez o download, você executa o jogo e ele não instala a laucher automaticamente?
Ah, sobre colocar os jogos no HD, está usando a versão da Steam em flatpak?
Ele não consegue instalar o launcher
Não. Seria por isso?
Vixe, tenta usar o protonGE, vi que tinha umas correções para o GTA V, vou baixar na minha máquina pra ver como que tá
Perguntei se era flatpak, pois quando usei essa versão tive que adicionar o local do meu hd pelo Flatseal.
Ou tenta mudar par o Proton experimental
Vou ter que baixar o jogo de novo
Blz, com o seu HD montado, você abre a Steam e vai em adicionar seu HD e não consegue encontrar ele? Também tenho um HD e um SSD e todos meus jogos estão no SSD. Certifiquese que seu HD está montado e que está acessível pelo gestor que arquivos, e depois abre a Steam. Caso seu HD não estiver montado, inicie ele com a Steam fechada e depois tente adicionar de novo.
Cara, eu normalmente faço assim pra executar outras coisas na mesma instalação do jogo:
Primeiro você precisa ver o código do jogo no protondb parece que pra GTA V o código é 271590.
Com isso, você pode fazer da seguinte forma:
# local de instalação da steam
export STEAM_COMPAT_CLIENT_INSTALL_PATH="$HOME/.local/share/Steam"
# local de instalação da versão do proton que você quiser usar
export PROTON_DIR="$STEAM_COMPAT_CLIENT_INSTALL_PATH/compatibilitytools.d/GE-Proton7-33"
# local do prefixo com o jogo (baseado no código numérico)
export STEAM_COMPAT_DATA_PATH="$STEAM_COMPAT_CLIENT_INSTALL_PATH/steamapps/compatdata/271590"
"$PROTON_DIR/proton" waitforexitandrun "C:\Program Files (x86)\(...)\arquivo.exe"
Pra encontrar o instalador do jogo, você pode abrir a pasta "$STEAM_COMPAT_DATA_PATH/pfx/drive_c"
com qualquer gerenciador de arquivos e procurar por lá.
Espero ter ajudado…
Consegui instalar, mas tá dando um erro na hora de abrir o jogo.
“Certifique-se de que todas as instâncias do Rockstar Games Launcher foram encerradas”
Eu instalei ele ontem, foi de boas, testei com o proton padrão, proton experimental e com o proton GE e em ambos funcionou. Você pode apagar a pasta que o thiago falou com nome de 271590, e depois tentar jogar o jogo de novo, que dai tudo vai ocorrer como fosse a primeira fez que estivesse executando, vai reinstalar a launcher e o que ele depende para funcionar, não vai apagar o Game, tenta ai.
A pasta vai ficar em SteamLibrary/steamapps/compatdata
Só vai apagar teu save se ele não estiver sincronizado com o nuvem, só se certifica antes. Já tive alguns problemas do jogo não abrir e corrigi assim.
O disco onde o jogo foi instalado está em EXT4?
Já joguei o GTA V aqui no Linux. Além de funcionar normalmente por meio da Steam, não notei diferença no desempenho em comparação com o Windows 10.
É EXT4 sim
Sem chance. O jogo nem responde mais, simplesmente não abre.
Não consigo jogar nada que precise de launchers próprios. Os que abrem direto pela steam eu consigo jogar.
Caso,nada,nada mais der certo e você queira muito o GTA V
Procura no youtube um cara que começa com Game e Termina com Linux ,tudo junto que ele pode te dar uma solução app image pra isso.