Não consigo instalar o Mint no meu HP Sleekbook em Dual boot

Pessoal, boa tarde!
Estou tentando instslar o Linux Mint em dual boot com windows 10 mas não estou conseguindo. Em outro tópico um colega tentou me ajudar, mas não obtive sucesso.
Resumindo: Meu note está com windows 10 mas pretendo aprender linux. A recomendação era usar o mint para iniciantes.
Setup realizado na Bios:
Desativado o Legacy Suport
Desativado o Secure Boot
Reordenado boot para iniciar pelo pendrive

Setup no windows:
Hibernação e Inicialização rápida do sistema.
Gerenciamento de disco (reservado 40Gb para Linux)

Erros apresentados até o momento:
Ao tentar instalar não aparecia a opção de instalar ao lado do Windows, foi resolvido quando utilizei os comandos “sudo apt-get remove dmraid” via terminal, dica do usuário danielbenigno.dev, valeu man.

Porém ao tentar instalar aparece o seguinte erro: Unable to satisfy all constraints on the partition

O mesmo, danielbenigno.dev, solicitou algumas verificações, e solicitou que eu fizesse um novo pendrive bootável mas em GPT. Porém ao tentar instalar, além de ter que fazer novamente o comando via terminal “sudo apt-get remove dmraid” para tentar instalar ao lado do windows, apareceu a mesma imagem de erro: Unable to satisfy all constraints on the partition

Já desisti várias vezes de tentar usar linux, mas desta vez estou determinado, por isso recorri aos fórum. Então se alguém puder me ajudar, agradeço.

1 curtida

Tente desligar a hibernação do Windows. Sei que isso atrapalha acessar partições do Windows por meio de alguma distro linux quando esse modo está ativado, então vai que isso esteja impedindo a instalação do Linux Mint :thinking:

Outra possibilidade é você tentar instalar pelo “modo avançado”.
Veja esse vídeo do Diolinux, onde ele instala o Ubuntu pela opção “avançado” (O instalador do Linux MInt é o mesmo do Ubuntu, então é igual a forma de instalar) :slight_smile:

Boa sorte :v: :slight_smile:

1 curtida

A Hibernação está desativada assim como a inicialização rápida.

Ok, vou tentar instalar pelo modo avançado. Se der certo volto aqui avisando.

1 curtida

Bom dia pessoal, desculpe a demora em voltar aqui para dar um feedback. Agradeço imensamente o apoio de vocês em me ajudarem a instalar o Linux Mint. Mas, vamos lá. Infelizmente não consegui instalar, mesmo seguindo os passos do vídeo indicado. Ou melhor, a instalação foi feita, mas no momento que pede para reiniciar e remover o pendrive ocorreu um erro, então tive de forçar o desligamento do pc. E quando liguei novamente foi direto para o rwindows.
Então, novamente fui lá em gerenciamento de disco, apaguei a partição do linux e reconfigurei um novo espaço para sua instalação. Porém desta vez com o Ubuntu, uma vez que o Mint não deu certo as tantas vezes que tentei. Com o Ubuntu a instalação também foi feita, mas deu erro no grub. Sendo assim, não aparece a opção para eu escolher o sistema operacional.

Como falei antes, agradeço imensamente o apoio, mas no momento vou dar uma parada e vou tentar instalar o Linux mais tarde, com mais tempo e mais calma, dar uma pesquisada a mais, pq to de saco cheio de Rwindows. valeu galera.

1 curtida

Uma dúvida: Você selecionou a opção de boot para iniciar com o grub? :thinking: :slight_smile: :v:

Olha, boa pergunta. Hahahahaha. Eu segui as recomendações que estão nesse site “http://ederpansani.com.br/wp/blog/2018/02/09/instalacao-dual-boot-linux-mint-18-2-windows-10-com-uefi/”. Mas os passos de instalação segui os do vídeo que você recomendou no post acima.

1 curtida

Uma vez aconteceu algo comigo que travou qualquer alteração no boot. Talvez tenha acontecido com você.

Em alguma vez que o grub foi atualizar a inicialização do sistema, ou então que eu usei o efibootmgr, ocorreu algum erro que gerou o despejo de várias informações de debug na firmware da placa mãe. Então quando eu tentava alterar a ordem de boot ou adicionar mais um sistema operacional dava um erro “No space left on device”.

Para corrigir isso um monte de tutorial falava para apagar todos os arquivos dump da pasta efivars, que geralmente fica em /sys/firmware/efi/efivars Só que esse diretório não existia. Fiquei assim alguns meses até que descobri que eu tinha que carregar o módulo efivars e montar na mão o diretório. Estranho que deveria montar automaticamente.

Uma vez que conseguir ver esse diretório /sys/firmware/efi/efivars e apagar todos os arqquivos de dump, tudo voltou a funcionar normalmente.

Talvez isso esteja causando o problema quando você termina de instalar o SO e trava na hora de instalar o GRUB.

Recomendo dar boot LIVE e investigar esse diretório do efivars. Se tiver lotado de arquivos “dump” então cuidadosamente apague-os e atualize o grub.

Talvez tenha uma opção no instalador para você iniciar o sistema que você já instalou, essa seria a melhor opção para investigar, resolver, e se for isso rodar “sudo update-grub” para pelo menos ver que erros que estão aparecendo.

1 curtida

Cara, em meu notebook sempre tive que selecionar o grub da distro para poder utilizá-la.
Aqui na BIOS, na aba “Boot”, existe uma opção chamada “UEFI Hard Disk Drive BBS Priorities”, onde seleciono se quero iniciar com o grub ou com o inicializador do Windows.

Talvez em seu notebook também tenha algo do tipo :thinking: :slight_smile: :v:

1 curtida

Lissandro, Formatei meu note todo a fim de deixar novamente ele “limpo” nas partições e tudo mais. Então resolvi testar outros instaladores e tals. Como o Dio já havia comentado do Endless OS, resolvi instala-lo. Então a instalação foi de boa, sem erro nenhum e na hora de iniciar, Win 10. Então foi quando reiniciei e antes que ele iniciasse o win10 de novo resolvi ver as prioridades de boot (infelizmente não tirei foto) foi quando notei que tinha a opção de inciar pelo Grub, mas somente se eu apertasse a tecla ESC e escolhesse a opção de dar but pelo Grub, se não inciava direto no RWindows10. Aí sim aparecia para escolher o endless OS.
como funcionou desta forma, resolvi formatar novamente o PC para tentar novamente com o Mint, acho que se instalar igual instalou da outra vez, talvez seja o caso de apertar a tecla ESC e selecionar o GRUB antes de iniciar pelo ruindows. Ainda não tive tempo de testar novamente. Mas assim que tentar, volto aqui para dar um feedback. Valeu.

1 curtida

Está no caminho certo
Aqui na BIOS eu deixo a opção de boot pelo grub em primeiro :slight_smile:

Quando você selecionou o grub, iniciava sempre por ele ou você tinha que fazer isso toda vez que ligava o PC? :thinking:

Tinha que fazer isso toda vez. Como se a bios estivesse configurada para dar boot direto pelo windows 10 direto, ou “protegida” que não aceita a inicialização pelo GRUB.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.