Não consigo instalar o Linux 6.4.3 no Debian 12

Há alguns dias baixei o Linux 6.4.3 do site kernel.org e segui alguns tutoriais de como compilar o Linux, entetanto não consigo instalar o dito cujo pois está dando problemas com o driver proprietário da NVIDIA (versão 525, utilizada do repositório do Debian).

Quando executo make install, aparece isso:

INSTALL /boot
run-parts: executing /etc/kernel/postinst.d/dkms 6.4.3.66264-amd64-lowlatency /boot/vmlinuz-6.4.3.66264-amd64-lowlatency
dkms: running auto installation service for kernel 6.4.3.66264-amd64-lowlatency.
Sign command: /lib/modules/6.4.3.66264-amd64-lowlatency/build/scripts/sign-file
Signing key: /var/lib/dkms/mok.key
Public certificate (MOK): /var/lib/dkms/mok.pub

Building module:
Cleaning build area...(bad exit status: 2)
env NV_VERBOSE=1 make -j12 modules KERNEL_UNAME=6.4.3.66264-amd64-lowlatency...(bad exit status: 2)
Error! Bad return status for module build on kernel: 6.4.3.66264-amd64-lowlatency (x86_64)
Consult /var/lib/dkms/nvidia-current/525.105.17/build/make.log for more information.
Error! One or more modules failed to install during autoinstall.
Refer to previous errors for more information.
dkms: autoinstall for kernel: 6.4.3.66264-amd64-lowlatency failed!
run-parts: /etc/kernel/postinst.d/dkms exited with return code 11
make: *** [arch/x86/Makefile:292: install] Erro 1

Conteúdo do arquivo /var/lib/dkms/nvidia-current/525.105.17/build/make.log:

## DKMS make.log for nvidia-current-525.105.17 for kernel 6.4.3.66264-amd64-lowlatency (x86_64) sex 14 jul 2023 17:31:36 -03 Makefile:18: /Kbuild: Arquivo ou diretório inexistente make[1]: *** Sem regra para processar o alvo '/Kbuild' . Pare.

Já perguntei para as duas IAs generativas do mercado e fui tratado como n00b, sugerindo usar opções mais amigáveis para o usuário (sem citar nomes). Outra solução dada foi verificar se o driver era compatível com o Linux novo compilado.

No curto tempo com o Pop!_OS consegui instalar o Linux 6.4.2 pelo programa Mainline Kernel e o a última vez que estava com o Ubuntu usava o Linux 6.4.0 com o mesmo driver NVIDIA que uso no Debian, então não creio que seja pŕoblemas de compatibilidade entre o Linux e o driver da NVIDIA.

Já tentei seguir as instruções deste post no fórum da NVIDIA e não resolveu muita coisa.

Não é simplesmente você compilar o kernel e colocar ele para funcionar junto com o driver que foi preparado para funcionar em outra versão do kernel. Mas em outra distro funciona? Sim, porque alguém foi e configurou para que isso funcionasse.

Aqui no Arch sempre que tem um update do kernel, vem junto uma versão do driver na nvidia.

Ex: nvidia 535.54.03-8 (este 8 reprenta que já é a 8ª revisão do mesmo pacote, ou seja, a versão do driver continua a mesma, porém qualquer bug (no empacotamento) ou mudança de kernel, eles soltam uma revisão nova com as modificações para seu funcionamento)

Se você quer instalar o kernel direto do fonte, terá que lidar com suas dependências e ajustes para alguns pacotes que lidam diretamente com o kernel em questão.

PS: Sem contar nos possíveis bugs que pode acontecer com o uso de um Kernel onde o resto do sistema não foi projetado para o mesmo.

1 curtida

Atualização:
Consegui instalar o Linux 6.4.3 (Usando os pacotes .deb do Ubuntu) em uma máquina virtual com o Debian 12 (que obviamente não tem o driver proprietário da NVIDIA).

Tudo o que me impede de ter o Linux novo na minha máquina real é justamente o driver proprietário da NVIDIA. Não tive nenhum problemas com o sistema com o Linux novo até agora na máquina virtual.

O tutorial de compilar o Linux personalizado foi feito de acordo com este site. Uma das IAs generativas sugeriu que utilizasse o comando -jN como parâmero para o make para acelerar a compilação do kernel, onde N é o número de threads a ser utilizados.

Vou testar com meu Linux pré-compilado na máquina virtual assim que terminar de copiar o arquivo (com quase 6 GB de tamanho). Fiz alguns ajustes para se assemelhar ao Linux lowlatency utilzado pelo Ubuntu Studio, seguindo esta resposta do Stack Overflow. Também aproveitei para poder remover o suporte a nível de kernel ao driver Nouveau, que conlita com o driver propietário da NVIDIA.

O Debian só possui os Linux genérico e de preempção em tempo real, o último apenas útil em contextos bem específicos.

E sim, aos poucos vou se aventurar (pelo menos em máquina virtual). Como gosto de tudo ser atualizado na última versão (a exemplo do kernel), vou testar o Arch Linux em uma máquina virtual quando as coisas estiverem mais calmas, principalmente depois do Rikerlinux fazer um vídeo tutorial.

E no gentoo e Linux for Scratch, tudo é compilado, inclusive o Linux. Resolver este problema do driver da NVIDIA será um grande passo para consolidar meus conhecimentos sobre o Linux e os sistemas baseados no núcleo.

@Deutriex não da para vc usar o driver da nvidia com kernel recentes pq a nvidia demora um tempo para adicionar suporte dos seus drivers para os kernels de desenvolvimento, ela precisa disponibilizar a compatibilidade entende, vc pode instalar e usar o kernels recentes mas não vai conseguir compilar os módulos dos driver da nvidia neles ate que a nvidia disponibilize os mesmos. Nesse caso sem o driver da Nvidia vc teria que usar o nouveau que é um driver para GPU nvidia que acompanha o kernel Linux.

Eu acho que vc consegue compreender esse problema dos drivers fechados da nvidia.
Quando o kernel Linux 6.4.x estiver em LTS capas que a nvidia já vai ter implementado o suporte, ai vc deve baixar o driver dela no site nvidia e compilar os módulos.

O 6.1.xx vc pode compilar os módulos deve estar implementado nos drivers mais novos da nvidia.

Acabei de instalar o Linux que eu mesmo compilei no Debian 12 em uma máquina virtual. Nenhum problema até agora assim com o Linux do Ubuntu. Como já disse, o que se me separa de usar o Linux compilado por mim é mesmo o driver proprietário da NVIDIA do repositório do Debian. Tomara que quando eu menos esperar eu consigo fazer isso…

Vou criar uma partição de testes a parte do sistema principal e fazer testes mais aprofundados. Vou refzer os testes novamente com o driver do repositório do Debian. Outra alternativa seria baixar o driver direto da NVIDIA e instalar.

Todos os kernels lançados tem atraso no suporte, mas os que estão em LTS eles já implementaram os códigos para suporta-los.
Esse problema não ocorre com Intel e AMD uma vez que eles são drivers de código livre e os desenvolvedores do kernel pode adicionar as correções e os patchs.

Não sei se vc sabe mais a Intel tem um Linux da empresa.

Mas uma atualização:

Consegui instalar o driver de wi-fi e até mesmo o driver da GPU AMD do processador AMD Ryzen 4600H seguindo o tutorial da própria página do Debian, mas o bendito driver proprietário da NVIDIA nada. Remover o suporte a nível de kernel para o driver Nouveau não ajudou a lograr êxito em instalar o driver proprietário da Nvidia.

Uma das páginas de fóruns gringos sugeriu que colocasse a fonte do Linux customizado no /usr/src, mas isso também não ajudou. Pensei que iria funcionar pois o a página do Debian pede para colocar os headers do kernel para conseguir instalar o driver antes.

No Ubuntu consegui ter os dois drivers gráficos instalados, o que me foi particularmente útil quando se deparei que o yuzu (emulador de Nintendo Switch) falhava com a placa nvidia em uma determinada parte do jogo, e consegui passar usando a placa integrada da AMD, mas isso vai ser assunto para outro post.

E por qual motivo vc quer esse kernel? Por ele ser mais recente?

Uma opção é vc instalar o kernel Liquorix, que sempre será o mais recente, mas provavelmente o problema com a placa continuará.

Sim, sou uma pessoa que gosta de novidades. O Linux desde a versão 6.4 faz uso da linguagem Rust, que tem gerenciamento de memória melhor, além de suportar hardwares mais recentes. Por isso mencionei anteriormente em testar o Arch Linux em uma posterioridade, pois esta parece estar mais alinhada com o que espero de um sistema operacional.

Já o Debian preza pela estabilidade, tanto é que é usado na Estação Especial Internacional (ISS), Entretatato desenvolvedores do Debian parecem sofrer do “não mexe no código que está funcionando”. inclusive eles mencionam isso para não sofrer do “Shiny new stuff syndrome” para não quebrar o sistema (artigo aqui). O Debian 12 usa o Linux 6.1, Entretanto o Ubuntu e derivados da vida usam o Linux 6.2 com opção para atualizar para o 6.4.x.

Quando o Debian 12 lançou, me empolguei demais com as possibilidades e com ela surgiu a ideia de criar várias distros Linux baseadas nele. O que não esperava é acabar usando a distro como minha principal.

Estou testando uma distro com um Linux personalizado da versão 6.4.3, que além de ser mais recente, ela traz os parâmetros de baixa latência do Ubuntu Studio, desabilita suporte a hardware legado (Como PCMCIA / PCCard, AGP, Driver Nouveau da Nvidia), bem como desabilita tudo o que é relacionado à Microsoft no kernel (Basicamente a distro será um protesto contra as decisões da Canonical e da Microsoft assim como o Devuan é um Debian sem systemd).

Minha distro vai vir sem suporte à snaps e vai desencorajar tudo o que é relacionado à Microsoft no sistema (o que a meu ver não faz nenhum sentido no mundo Linux, não confio nas intenções da gigante da tecnologia ao se envolver com a comunidade Linux).

Futuramente vou testar suporte a APFS (Sistema de arquivos proprietário da Apple) no kernel customizado. Para resumir tudo, cheguei a conclusão que o propósito da minha distro, um Linux customizado é o que mais faz sentido.

Sobre o Linux Liquorix, o Diolinux fez o testes com ele e ele saiu muito mau nos testes, fora que os desenvolvedores nem se esforçam em dizer os ganhos de performance obtidos pelo Linux customizado, só os parâmetros deste Linux em específico.

Já o driver da Nvidia, nada, nem pelo modo Debian, nem pelo instalado da Nvidia. Ponto para o instalador da Nvidia que se dá erro não preciso desinstalar nada na mão depois, já no modo Debian, se o instalador da Nvidia falha, tenho que removê-los depois usando

apt purge nvidia

Vou criar uma conta no fórum da Nvidia para desenvovledores, já que parece que tem usuários com conhecimento técnico bem apurado, assim que receber uma resposta deles, atualizo aqui.

Cara né bem assim não, se vc quer o que tem de mais recente do mundo Debian seria só vc atualizar o stable para o Sid, o Sid tem política diferente das outras versão ele esta sempre com pacotes atuais.

O Debian instável (unstable, também conhecido pelo seu codinome "Sid") não é propriamente uma versão lançada, mas sim uma versão em constante desenvolvimento da distribuição Debian contendo os últimos pacotes que foram inseridos no Debian. 

https://wiki.debian.org/pt_BR/DebianUnstable

O Debian Sid é para pessoas que gosta de experimentar as tecnologias de software mais atuais. E não é difícil atualizar não ta.

Por que você está tentando reinventar a roda no Debian? Se quer testar as últimas tecnologias no Linux, Debian não é seu amigo nisso. Mesmo que você use o ramo “instável” dele, o kernel é totalmente modificado, diferente da árvore original do git. Use Arch Linux para resolver esse problema. Mesmo que você consiga fazer a instalação, a cada novo lançamento de patch/versão você precisa aplicar manualmente e o risco disso dar errado é grande.

image

image

1 curtida

Calma po, dizer para o cara apagar o debian e instalar outra distro configurar o sistema tudo de novo instalar os pacotes de novo fazer tudo de novo, não precisa desse trabalho para ter o que a de mais recente, é muito menos trabalhoso atualizar para o Sid.

Gostar de novidade Debian 12 stable

O Debian é estável por utilizar pacotes mais antigos que já foi muito testado pela comunidade, agora se você começar a colocar pacotes novos sem o devido cuidado (testes e afins), adivinha o que vai acontecer? Terá uma distro mais instável que as outras, visto que mesmo o Arch sendo Bleeding Edge, tem um processo de testes antes do pacote ir para o mainstream.

Sugiro que você reveja seus conceitos, visto que você esta se baseando em um pensamento e executando o que vai de oposto com isso.

1 curtida

O conhecido “Debian Frankenstein” kkkkkk
O Rust foi aceito e podendo ser usado para implementação de código no Linux a muito tempo atrás, por volta da versão 6.0, isso não é uma novidade.

Eu sei que atualizar o Linux (prinicialmente no Debian) não é recomendado, mas já tive bons resultados atualizando o Linux no passado. Nos tempos do Ubuntu 22.10, que utiliza o Linux 5.19, estava com problemas de um snap travar o sistema, então atualizei para o Linux 6.2 e o problema sumiu. Então fiquei com a impressão que é recomendado atualizar o Linux para a última versão. Os usuários do subreddit Debian customam aparecer com o Linux atualizado para versões mais recentes.

Olhei os diferentes ramos de desenvolvimento do Debian e notei que enquanto o bookworm (Codinome da versão 12) usa o Linux 6.1.37-1, a Trixie (testing) usa a 6.3.7-1, o Sid (unstable) usa o Linux 6.3.11-1, enquanto o ramo experimental usa o Linux 6.4.1-1~exp1. Ou seja, nem o ramo experimental usa o Linux 6.4.3.

Sobre o Arch, nada contra, a distro está no meu radar para fazer meus testes nela, mas meu medo é começar a fazer distro hopping, e definitivamente não sou fã de ficar instalando um novo sistema operacional e ter que reconfigurar tudo, não gosto de ficar perdendo tempo à toa. E sobre o driver da NVIDIA no meu caso tive um problema com driver 535, o driver 525 que também vem com o Debian 12 é que o melhor atende. Se por algum motivo preferir usar uma versão mais antiga de pacote, é possível optar, ou será uma via crucis?

Se não conseguir de qualquer forma, continuo no Debian 12, com o Linux 6.1. Como não uso snaps no sistema (só Flatpaks), não vou ter problemas de snaps travando o sistema. Inclusive o Flatpak parece ser bastante promissor, pois usuários de Debian conseguem ter programas mais atualizados através dele e usuários de Arch conseguem ter as última versão estável dos programas através dele, sendo um meio termo viável.

A semana está corrida pois estou tendo demanas no trabalho, até o final de semana posto no fórum do NVIDIA Developers, onde estas questões com driver proprietário da NVIDIA com o Linux customizados surgiram, lá parece ter um usuário bastante ativo que auxilia os usuários, assim que receber a resposta lá posto aqui.

Atualização: Problema postado no fórum da NVIDIA.

O Debian é uma excelente distro. Contudo, é voltado a quem preza por máxima estabilidade e não liga de ter pacotes desatualizados. O Debian Stable fica relativamente atualizado logo após o lançamento de uma nova versão, mas ao longo do tempo vai ficando bem desatualizado. E, quando eu digo “bem desatualizado”, realmente quero dizer bastante.

As edições Testing e Unstable, por sua vez, não são direcionadas ao usuário final. E olha que eu já usei (e recomendei) bastante a Testing. O contexto, ao meu ver, é diferente de distros como o Arch. Isso porque o Arch é pensado para o usuário final e todos os usuários recebem simultaneamente as atualizações e correções.

Enfim, em resumo: não é uma boa ideia esperar do Debian algo que ele não é. E tentar forçar a instalação de um kernel que ainda mal foi lançado abre a porta para ter uma série de problemas e dores de cabeça (DontBreakDebian - Debian Wiki).

Um kernel muito atualizado, diferente do oferecido pela distro, pode ser necessário quando você tem hardware muito recente ou está sofrendo algum problema que foi resolvido apenas em uma versão mais recente. Ou seja, isso só deve ser feito em casos bem específicos. Não é algo recomendado e nem frequente.

Quanto ao driver da Nvidia, erros na compilação ocorrem literalmente o tempo inteiro com novas versões do kernel. Não é raro que as correções no driver proprietário demorem a chegar. Se você realmente quer usar um kernel bleeding edge, recomendo fortemente que venda o hardware da Nvidia e procure adquirir AMD.

O driver proprietário da Nvidia pode funcionar bem no Linux… Em distros com kernel LTS ou que pelo menos segurem as atualizações de kernel por algum tempo até a Nvidia se movimentar. Ficar instalando kernel bleeding edge + hardware Nvidia = bomba relógio. É questão de tempo até quebrar novamente.

Sobre Flatpaks, são o único motivo para eu estar usando o Debian Stable no momento. Com eles, é possível combinar a base e o kernel extremamente sólidos do Debian Stable com aplicativos atualizados. Se não fosse por isso, eu nem sequer consideraria o Debian Stable como opção (não faz sentido ter programas com anos de atraso em updates em máquinas domésticas). :slight_smile:

Se você tem muito interesse em usar versões atuais do kernel (incluindo experimentais), acho que o Manjaro pode ser a distro mais adequada. Isso porque ele sempre está bem atualizado (é rolling release) e tem ferramentas fantásticas para administrar tanto versões do kernel quanto do driver proprietário da Nvidia. Caso opte por esse caminho, mantenha sempre pelo menos uma versão do kernel LTS instalada (assim terá uma alternativa de fallback para quando o driver da Nvidia quebrar com o kernel experimental, o que certamente vai acontecer). Experiência própria.

Eu entendo que você queria evitar perder tempo reinstalando o sistema. Mas insistir no caminho que está tomando pode te fazer perder muito mais tempo que formatar e instalar um sistema que ofereça o que você quer. :wink:

1 curtida

Kernel (Debian):

NVIDIA (Debian):

Kernel (Arch):
image

NVIDIA (Arch):
image

Como disse anteriormente, você querer experimentar novas tecnologias no mundo Linux e usar o Debian para isso, mesmo que o Sid, é querer reinventar a roda. Olhe as imagens acima, isso é um exemplo simples. O mesmo driver NVIDIA está na versão 525 no Debian Sid enquanto no Arch está na 535.

Não é reinventar a roda, o Sid é um Debian diferente das demais, ele nunca vai ser o Debian stable. Você esta confundindo com testing, o testing que sera o Debian stable. O Sid já mais sera lançado.

Perguntei para algumas comunidades gringas e recebi instruções de como testar as instruções deste link.

Vou fazer mais testes neste final de semana pois no meio da semana estou envolvido em uma atividade que requer boa parte da minha atenção.

Ainda não recebi resposta no fórum de desenvolvedores da NVIDIA.

Para variar, foi lançado o Linux 6.4.4 (e o Linux 6.5 está em RC2), tentei compilar o Linux novo, mas fatalmente o Linux compilado não está dando boot, vou tentar recompilá-lo novamente neste final de semana.

Não adianta vc tentar compilar o driver da Nvidia em kernel não LTS, a nvidia so da suporte para kernel LTS.
O que faz sentido já que se ela der suporte para kernel não LTS logo eles são abandonados e o suporte foi perda de tempo.