Não consigo instalar Flatpaks no Fedora

Eu já integrei o Flathub com a Gnome Software, mas quando eu tento baixar algum flatpak pela lojinha fica no 0% infinitamente:

Seria isso apenas um bug visual? Tem como eu dar um comando único no terminal pra baixar os aplicativos que eu preciso (Gimp, Krita, Inkscape, Spotify, VLC e Steam) de uma vez ?

Aqui fica no 0% infinitamente porque minha conexão não é das melhores. Um VLC da vida se bobear tem mais de 2gb (não lembro de cabeça mas é imenso) no Flatpack, então, pra mim leva horas pra barra de progresso manifestar. Pra piorar não raro diz ter um tamanho e pelo monitor do sistema observo que download foi bem maior. Pode monitorar a conexão e ver o tamanho sendo baixado.

Talvez seja a mesma questão, não sei.

Aqui ta baixando o vlc já tem umas duas horas, sendo que em outras distros eu consigo baixar ele e mais os outros aplicativos que eu preciso simultaneamente e leva menos de uma hora :confused:

Bom, vou deixar o computador a tarde inteira ligado aí e depois eu volto pra ver se baixou

Passo pelo mesmo com os Flatpacks, por isso nem uso. Deixo desabilitados. Adiciono os RPM que são bem menores e baixam rápido.

VLC, Audacity, Skype… Teams… acabo baixando o pacote .rpm direto do site dos respectivos programas.

Flatpack eu realmente não sinto vantagem, sei que tem, pessoal fala, mas não faz sentido pra mim, pro meu uso, pra minha conexão.

Depois avisa. Lembra que pode monitorar a conexão e ver se realmente está baixando, mesmo que não indique ali no instalador.

Eu uso os flatpaks porque eles estão sempre na última versão, mas realmente não faz tanta diferença

Enquanto deixa baixando lá o pacote pode conferir ali no canto inferior direito se o download de fato está acontecendo. Se anotar o antes e depois vai ver o tamanho do pacote.

Teria:
sudo dnf install vlc
sudo dnf install inkscape
sudo dnf install gimp

Pega dos repositórios Fedora ou RPM Fusion se adicionou este repositório.

Acabou de instalar o VLC por flatpak, mas demorou bem mais do que deveria, e o pior é que eu ainda tenho que baixar mais 5 aplicativos por flatpak :fearful: :sneezing_face:

Na velocidade que o Fedora e o RPM Fusion atualizam creio que nem precisa se preocupar. Mesmo baixando o VLC, por exemplo, direto do site ele vai sendo atualizado depois pela loja sempre que houver atualização. Creio que num Debian da vida o Flatpack faça mais sentido, não sei, se a questão é manter sempre bem atualizado.

Eu desisti, não vale a pena pra mim. VLC ficou mais de 4 horas, se não me engano, na única vez que tentei. Minha internet é lenta. Flatpack não é pra mim. Não quero os downloads demasiadamente grandes nem programas que ocupam tanto espaço no HD.

É que quanto mais flatpaks você instala na sua máquina, menor eles ficam, já que as bibliotecas são compartilhadas, se eu instalar o spotify depois de instalar o vlc, ele vai pesar um pouco menos da metade de seu tamanho sozinho, então se for pra instalar um aplicativo em flatpak, é bom instalar todo o resto em flatpak também

Já me falaram disso por aqui, mas sei lá… 2gb de um VLC… isso dá pra instalar uns 40 programas do RPM Fusion. :rofl: Se duvidar tudo que tenho de aplicativo não dá 2gb de download. Um dia preciso fazer essa conta.

1 curtida

Bom, eu acho que eu nunca vou conseguir lotar meu ssd, meu hd então nem se fala, a não ser que do nada eu resolva comprar 45 jogos na steam, esse espaço a mais que os flatpaks ocupam no meu computador não vai fazer tanta falta :stuck_out_tongue:

1 curtida

Ah, sim, cada um pesa suas peculiaridades. Só desdobrei o assunto porque passei a mesma dúvida inicial dos 0%. Nada ia. Achei que era minha internet, achei que fiz algo errado… até perceber o tamanho, como tenho só 3mb é um parto um pacote desses.

1 curtida

Que viaje… :thinking: Quando eu baixo o VLC acho que não passa nem de 200M

Agora que eu fui ver, depois de baixar alguns outros flatpaks, o VLC ficou pesando menos de 100 megas, sendo que antes sem baixar nenhum flatpak ele pesava quase 1 gb

Os outros apps que eu tinha baixado também ficaram bem leves:

Acredito que deva ser pelo fato de que quando você baixa um flatpak, ele precisa baixar junto qualquer dependência. E quando você baixa ela uma vez, você não precisa baixá-la novamente.

É isso mesmo, a magia das bibliotecas compartilhadas rs

1 curtida

Você deve ter outros pacotes aí. Como dito Flatpack compartilha bibliotecas de outros. De qualquer forma perto do pacote normal que salvo engano não dá nem dá 10 mb… :sweat_smile: