Não consigo instalar distros PopOS e Ubuntu

Olá pessoal, eu uso windows, e devido a alguns problemas de compatibilidade resolvi migrar p/ uma distro linux, primeiramente eu meio que escolhi aquela PopOS, ai fui no site, baixei a versão mais atual (21.10, com compatibilidade pra nvidia) e fiz o padrãozinho, desativei o secury boot, fast boot, e coloquei a ordem correta de inicialização…
Aí carregou normalmente… Acontece que ao executar o instalador na area de trabalho e seguir os passos, tem uma hora que aparece na tela ‘Select a drive’ e nada aparece ( bem parecido com esse caso Reddit - Dive into anything fui tentar fazer a solução de mudar para Legacy, mas vi na página da acer que não é mais possível, e na minha BIOS só vejo modo UEFI msm).

Enfim, ai em cima utilizei o balenaEtcher que não deu muitas opções (igual ao rufus por exemplo), aí no cansaço decidi fazer download da iso do ubuntu (20.04.3), e configurei com o rufus, deixei o boot como anteriormente, e tudo bem, inicializou a area de trabalho do ubuntu, e ao seguir com a instalação, após escolher idioma, tinha aparecido um aviso sobre RST, e que nao seria possivel prosseguir até alterar algo (acho que é isso, não lembro muito, mas posso repetir o processo para pegar essa tela).

Enfim, se alguém poder me ajudar, não sei se o problema tem haver com o fato de eu só ter esse UEFI, ou não sei se tem haver com o fato de eu usar SSD, só achei estranho pois esse notebook veio com o Endless OS, já usei o Mint nele, mas no momento só estou com windows mesmo.

Olha se esse link pode te ajudar: A514-53: Como desativar o Intel RST para instalar o Ubuntu — Acer Community

Tem também essa postagem (Intel RST Ubuntu 20.04) no blog.
Aparentemente essa é a solução:
“Tive esse problema com o meu Acer que veio em RAID 0 com dois HDs. Um usuário aqui do fórum me sugeriu: Ctrl+S na aba main, e foi exibida a opção para mudar de RST para AHCi.”

3 curtidas

Deu certo, muito obrigado, dei o CTRL S no main da bios e apareceu lá a opção…
Eu só não sei se isso resolveria o problema que eu tive com o PopOS, mas vou ficar com o ubuntu mesmo, enfim, valeu mesmo!!

Provavelmente vai resolver já que o PoP é baseado no Ubuntu. Ambas são distros excelentes. Q bom q resolveu seu problema.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.