Não consigo inicializar o Windows 11

Boa tarde;

Eu estava utilizando meu computador com dois sistemas em dois SSDs diferentes: o Windows 11 num SSD de 480GB e o Pop OS num SSD de 110GB.

Resolvi hoje mais cedo trocar o Pop OS pelo o Arch, e assim fiz: instalei o Arch no SSD de 110GB, mas após isso, o Windows não inicializa mais.

Após a instalação do Arch, a opção UEFI do disco que estava o Windows sumiu:

Como posso resolver isso?

Importante saber:

• Apaguei o Arch, pelo Gparted

Tem outro sistema linux no pc? tenta instalar o refind nele como bootloader

Talvez você tenha deletado a partição de boot do windows, ai seria interessante testar o supergrub2 talvez

1 curtida

Tinha o Arch, mas eu apaguei-o…

O que eu faço no caso?

Ent vai direto testar o supergrub, coloca em um pendrive e ve se ele reconhece o windows.
Se o windows ainda existir a opção mais correta seria criar um pendrive para instalação do windows e usar ele pra reparar o sistema

1 curtida

Como eu colocaria o Supergrub num pendrive?

Olá. :wave:

Antes, tenha certeza de que a partição de inicialização do Windows foi deletada ou corrompida de alguma forma… E não simplesmente ocultada.

Acessando a firmware da placa-mãe (bios, UEFI, …), vá na aba boot BIOS (se essa for uma placa mãe da Gigabyte - se for outra fabricante/marca deve ter um menu parecido) e apertando enter no teclado ou clica com o mouse em…

. Boot option #1
. Boot option #2
. Boot option #3

… veja se aparece a opção de Windows Boot Manager (ou nome parecido).

Como mostrado na imagem desse vídeo:

Se não aparecer essa opção de inicialização do Windows, ou…

Se aparecer e você salvar as alterações feitas na inicialização e não der pra acessar o Windows usando essa entrada nesse menu de escolha de inicializador a ser usado (mostrado na imagem do seu primeiro post neste tópico)…

Aí você recorre às sugestões já dadas aqui.

Boa noite rapaz, vamos resolver o problema.
Você vai precisar de dois programas, ventoy e o boot-repair-disk
Baixe e instale o ventoy no pendrive, em seguida baixe o boot-repair-disk, copie e cole a ISO no ventoy diretamente.
Siga as instruções rápidas nesse link e seja feliz!!!
https://sourceforge.net/p/boot-repair-cd/home/pt/
Nota: Eu fazia muito isso de apagar as distro no Gparted e me esquecia de que o Grub era o que tava registrado na partição formatada kkkkk

2 curtidas

Bom dia, colega;

Já tenho o Ventoy, uso ele a um bom tempo, estou baixando a Iso do boot-repair-disk e irei ver se dá jeito nessa situação complicada kkkk

Hahaha, espero que essas minhas noobices sumam com o tempo, abraços!

Tem coisas que eu só acredito porque vejo, @Rimana21

Ao tentar inicializar o BootRepairCD pelo Ventoy, me foi retornado isso.

O que eu posso fazer então nessa situação?

A fator de curiosidade:

• Eu já tentei reinstalar o Windows por cima desse SSD de 480GB também, mas ao tentar inicializar a mídia de instalação, também pelo Ventoy, recebi um erro:
    0xc000014c

Não, não aparece

1 curtida

Beleza rapaz,
Essa situação requer emergência, você só tem uma alternativa:
Acesse seus dados no linux e salve-os num pendrive ou hd externo e refaça a instalação do zero. Lembre-se ao instalar em dual-boot, primeiro vem o windows pra depois o linux.

1 curtida

Eis a questão: eu não consigo refazer a instalação do Windows, como dá esse erro, eu no momento só estou conseguindo usar o Arch Linux no meu SSD de 110GB.

Se você tem dois sistemas em ssd diferente já tentou usar no terminal “sudo apt update-grub” ?
Eu não sei se o arch linux usa o comando “sudo”

Não, mas posso…

O Arch possui o sudo sim, acho que quis se referir ao apt, e não, não tem, o gerenciador de pacotes do Arch é o pacman.

Enfim, tentarei atualizar o Grub e ver no que dá.

Atualização: Não deu em nada.

A solução temporária seria você criar uma nova partição no de 110GB para instalar o windows, dividir a unidade para os dois sistemas no mesmo ssd, depois disso você pode pegar o ssd de 480GB formatá-lo em “espaço não alocado” e instalar o mesmo pelo Gparted e para o último atualizar o grub para ele detectar os sistemas.

Nota: Era o que eu faria.

mas aí tem dois problemas:
1° O windows não detecta as partições linux
2° Se o windows for instalado em outra partição é provável que só o windows seja reconhecido, mas aí você pode usar o disk repair disk para forçá-lo a detectar via grub.

Com um pouco de esforço, no prompt de comando do GRUB, vc consegue inicializar o windows.

No grub, aperte c e vc vai entrar no prompt de comando dele.
ls vai listar todas as partições de todos os discos. Provavelmente algo como

grub> ls
(hd0) (hd0,gpt1) (hd0,gpt2) ... (hd1) (hd1,gpt1) ... (hd1,gpt4)

Uma dessas partições é a partição EFI do hd do windows. Vc vai ter que tentar pra achar qual é. Digite (hd0,gpt1 e pressione Tab. O grub vai te passar a informação sobre o sistema de arquivos

grub> ls (hd0,gpt
Possible partitions are:
           Partition hd0,gpt1: Filesystems type fat UUID blablblaa
           Partition hd0,gpt2: Filesystems type fat UUID blablblaa
           Partition hd0,gpt3: Filesystems type btrfs UUID blablblaa

grub> ls (hd0,gpt

Agora vc já sabe que as partições foram detectadas no hd0. A partição efi é tipo fat então prossiga tentar achar o bootloader do windows. Continue digital ls (hd0,gpt1) e aperte Tab. Vai autocompletar os diretórios daquela partição. Se autocompletar com /efi/Microsoft dê enter e vai mostrar os arquivos daquele diretório

grub> ls (hd0,gpt1)/efi/Microsoft/Boot
(uma porrada de arquivos)

grub>

Pronto, vc achou onde está o bootloader dele e pode iniciar manualmente com o comando

grub> chainloader (hd0,gpt1)/efi/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
/EndEntire
(uma porrada de informação)
/EndEntire
grub>

Isso mostra que o bootloader foi engatilhado, agora mande rodá-lo com o comando boot

grub> chainloader (hd0,gpt1)/efi/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
/EndEntire
(uma porrada de informação)
/EndEntire
grub> boot

O windows vai iniciar.

Daí vc vai precisar seguir outro tutorial para reinstalar o bootloader do windows.

1 curtida

Isso acontecia muito comigo rapaz, mas era em MBR. Oh coisinha chata de se fazer viu, imagine tentar encontrar um sistema dentre várias partições.
É o mesmo que tentar encontrar o titanic no escuro sem lanterna e sem sonar.