Não consigo expandir partição Linux

Olá a todos, a cerca de 6 meses comcei a utilizar o Linux, porem só separei 100gb agora me vejo numa situação onde só tenho 6gb livre para o sistema.
Tenho cerca de 600gb livres não alocados e livres para uso, já formatei essa partição de 600gb para ext4 porem quando tento expandir a partição que o Linux está instalado no Gparted simplesmente não aparece nenhuma opção para expandir, como posso utilizar esses 600gb na minha partição principal do Linux sem ter que formatá-lo ou usar 2 partições?

Segue uma img do gparted.

não rola, vc não pode “expandir pra trás”

Você deveria deletar sda10 de 10GB, deletar essa partição de 600GB se estiver vazia caso não esteja redimensionar, pois para redimensionar/mover uma partição o espaço deve estar livre “não alocado”. Faça backup dos dados importantes antes de fazer alterações na partição.

1 curtida

Sim rola, na verdade você vai primeiro mover a partição e depois expandir desde que tenha espaço disponível é um processo demorado mas funciona.

1 curtida

o grub vai embora nesse processo, né?

Você só está movendo a partição “isto não altera o UUID” só vai ter problema se seu fstab estiver configurado de forma arcaica indicando partição em /dev/sdX, se estiver utilizando uuid vai continuar a mesma coisa.

2 curtidas

Eu já tinha feito isso há um tempo porem não tinha dado resultado, fiz o teste agora e mesma coisa:


Continua sem poder liberar espaço.

Continuando post, só posso postar 1 img por post.
Porem na partição que o Windows está instalado eu consigo redimensiona-la.

Apenas na partição do Linux que não to conseguindo, nota que é só um hd que tenho na maquina.

O sistema de arquivos ext4 não permite alterações em partições enquanto a mesma estiver montada. Use o livecd do Gparted ou de qualquer outra distro que tenha o mesmo instalado.

4 curtidas

O @anon94729332 já disse o que deve ser feito, não existe a possibilidade de redimensionar uma partição ext4 montada.

Instalei o Ubuntu no pendrive e fiz os mesmos procedimentos, infelizmente mesmo problema.

Um jeito de contornar essa situação é formatar esse espaço livre como ext4, copiar todos os dados da sua /home para essa partição, e adicionar uma entrada no fstab para montá-la como /home na inicialização.

Daí ficaria todo esse espaço para sua pasta pessoal. Só eu não sei como fazer via interface gráfica, teria que fazer tudo em linha de comando, pois vai precisar mover o diretório /home e isso pode travar a interface.

1 curtida

Ah pessoal já me estressei demais com esse problema, resolvi instalar o Ubuntu nessa partição, já estava querendo migrar msm então só vou fazer backup e tentar realocar o espaço que está o Mint. Vlw a todos pelas sugestões.

1 curtida

Estou com o mesmo problema. Desaloquei espaço da partição do Windows para realocá-lo no Linux, mas existe várias partições entre o espaço desalocado e a partição do Linux. Tentei entender a reposta do @anon58028541, mas não consegui entender o que fazer. Existe alguma maneira de mover aquele espaço?