Eu instalei o hyprland recentemente e depois de mexer nas configurações de teclado pra poder usar os acentos, já que eu uso um teclado com layout americano, acabei encontradno um problema com o cedilha. Olha, consigo digitar ele usando do " ’ + c " em alguns aplicativos, como librewolf, libreoffice, Steam, o terminal, Kate, KWrite, etc., mas em outros aplicativos, como Discord e Obsidian, essa combinação gera o caractere “ć”, e eu sei que posso usar “AltGr + ,” pra digitar a cedilha, mas é inconveniente, a gente sabe, cedilha usa muito em português e não é o que eu me acostumei a usar com teclado americano. Já tentei procurar em todos os lugares para ver como resolver isso, mas ainda não encontrei a solução, então se alguém puder ajudar, ou melhor, souber como resolver isso, eu agradeceria muito.
Tive esse problema no manjaro, desisti de procurar.
mas encontrei uma forma de contornar.
isso geralmente acontece em dois cenários:
Apps Xorg em ambiente Wayland que sao emulados pelo XWayland (nao encontrei solução pra isso).
Apps instalados por Flatpak (provavelmente seu caso).
A unica coisa que funcionou para mim foi instalar os apps pelo AUR ao invez do flatpak
tenta instalar os aplicativos que voce usa , Discord e Obsidian pelo empacotador da sua distro.
pelo que vi a sua é o endeavour os que é baseado em arch.
Instala usando o Yay ou Pacman ou outro gerenciador de pacotes do arch.
Criar campanhas para abolir o ç não muda o fato que às vezes pode ser contornado muitas isos do linux que testei resolvi com simples mudança no arquivo e não tive problema além de que tem alguns comandos para colocar seu teclado no formato correto e isso pode ajudar só pesquiso os comandos
cheguei a testar, resolveu a questão do cedilha, o ibus reclamou das definições de ambiente, mas deu alguns problemas também, tipo eu não conseguindo digitar as aspas sozinhas e eu não conseguindo digitar no app launcher que eu uso no hyprland
quando eu disse que o ibus reclama das definições de ambiente eu quis dizer isso, eu recebo uma notifição do ibus que diz para não deixar o GTK_IM_MODULE e o QT_IM_MODULE definidos
É crucial garantir que as variáveis QT_IM_MODULE e GTK_IM_MODULE não estejam definidas para outro valor, como fcitx ou wayland, em nenhum outro script de inicialização.
eu honestamente desisto desse ibus, eu não consigo fazer ele funcionar direito, eu consigo fazer ele digitar o cedilha mas ai ele não deixa eu digitar acentos sozinhos e também não me deixa digitar no meu app launcher, não me pergunte porque, eu não faço ideia.
Aqui ocorre o mesmo e somente em navegadores chromium Based, eu uso KDE.
Quando instalei o ibus eu não conseguia fazer as aspas simples e duplas.
Removi o ibus e é mais fácil fazer o altgr+,