Não consigo digitar o ç em certos aplicativos

Não, não estão

o engraçado que eu usava o Plasma antes de trocar pro hyprland e lá tinha dado esse problema no vivaldi mas não no discord ou obsidian, mas depois que eu troquei deu isso, vai entender.

Não mudou nada.

Instalou o xim e desfez as configurações do ibus

É necessário reiniciar

Eu reiniciei, ainda nada.

Tenta um mais completo

Desfaz tudo , e faça o procedimento abaixo

~/.config/hypr/hyprland.conf. Adicione estas linhas:

conf

env = GTK_IM_MODULE,ibus
env = QT_IM_MODULE,ibus
env = XMODIFIERS,@im=ibus
env = SDL_IM_MODULE,ibus

Passo 3: Iniciar o Daemon do IBus Automaticamente

Adicione um comando ao seu arquivo hyprland.conf para iniciar o daemon do IBus quando o Hyprland carregar.

conf

# Autostart IBus daemon
exec = ibus-daemon -d -r --xim

O sinalizador -d inicia o daemon em segundo plano e -r reinicia se já estiver em execução.

Passo 4: Configurar Métodos de Entrada

Após reiniciar o Hyprland (faça logout e login novamente), você precisará configurar os métodos de entrada específicos:

1. Abra o utilitário de preferências do IBus executando o seguinte comando no terminal:

bash

ibus-setup

2. Na janela de Preferências do IBus, vá para a aba “Input Method” (Método de Entrada).

3. Marque a opção “Customize keyboard shortcut” (Personalizar atalho de teclado) para “Next input method” (Próximo método de entrada) e defina um atalho de sua preferência (o padrão costuma ser Super + Espaço ou Shift + Espaço).

4. Clique em “Add” (Adicionar) e selecione o(s) idioma(s) e método(s) de entrada que você instalou anteriormente (ex: Português, Chinês - Pinyin, etc.).

Boa sorte

:+1:

que legal! parabéns

quantas vezes eu vou ter que dizer que o IBUS RECLAMA DAS DE DEFINIR O GTK_IM_MODULE E O QT_IM_MODULE NAS VARIAVEIS DE AMBIENTE, o comando que você deu pra iniciar o ibus sequer funcionou e não resolveu os problemas que eu JÁ TINHA antes com o uso do ibus, que é não conseguir digitar as aspas sozinhas e não conseguir digitar no app launcher da minha distro, essa coisa não funciona direito de jeito nenhum.

Ok.

Parei por aqui.

Boa sorte

:+1:

Hyprland Configuration

Edit your Hyprland configuration file, usually located at ~/.config/hypr/hyprland.conf. You need to add environment variables to ensure applications use Fcitx5 as their input method and a command to start the Fcitx5 daemon when Hyprland starts.

Add the following lines to ~/.config/hypr/hyprland.conf:

conf

# --- Input Method (Fcitx5) ---
env = GTK_IM_MODULE,fcitx
env = QT_IM_MODULE,fcitx
env = XMODIFIERS,@im=fcitx
env = SDL_IM_MODULE,fcitx
env = GLFW_IM_MODULE,fcitx

# Autostart Fcitx5 daemon
exec-once = fcitx5 -d
exec-once = fcitx5-remote -r # Reload Fcitx5

Setting these environment variables in your Hyprland config ensures all applications launched within the session can use Fcitx5.

Seguindo o fórum arch.

Dependendo tira isso

env = GTK_IM_MODULE,fcitx
env = QT_IM_MODULE,fcitx

SSem mais ideias.
BOa sorte
👍

Tem que instalar fcitx

Consegui achar um jeito de circunventar o problema, parece ser um problema do electron com wayland, mas colocar isso no arquivo env.conf do hyprland resolveu o problema.

env = ELECTRON_OZONE_PLATFORM_HINT,x11

Apesar de eu ter feito algo diferente pra aplicar o x11 só nos apps que estavam dando problema, já que por esse primeiro método é aplicado global.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.