Não consigo digitar ~ no Fedora 49

Desde que atualizei para o Fedora 43 (com Gnome 49), não consigo digitar caracteres especiais como til e circunflexo sozinhos, só para acrescentá-los a uma letra, o que atrapalha muito. Já testei e isso acontece em qualquer janela.

Para escrever o título dessa postagem, por exemplo, tive que copiar o caractere ~ do Gnome Caracteres.

Observações

• No Fedora 42 eu já usava Wayland, então eu não acho que seja ele o causador do problema.
  • Nas configurações do sistema, o Idioma está Português do Brasil e os Formatos, Brasil.
    • Em fontes de entrada, está “Português (Brasil)”.

Alguém mais com esse problema? Sabe como posso resolver?

1 curtida

Seu teclado é ABNT?

Se não for, vc tem que colocar nas configurações do Gnome, o teclado como English International with dead keys.

O cedilha aparece depois de digitado a tecla ‘ seguida da tecla c.

1 curtida

Sim, meu teclado é ABNT. Esse problema só começou depois que atualizei pro Fedora 43. Não tinha antes.

Já tentou apertar o ~ e dar um espaço em seguida? Talvez seja apenas isso…

1 curtida

Fala @Renan_Santos!

Esse comportamento é causado pela biblioteca iBus, que gerencia a combinação de caracteres do teclado. No Fedora 43, a versão incluída dessa biblioteca tem alguns problemas conhecidos.

Já teve outros relatos no próprio site do projeto, mas sem retorno (com Fedora 43 e teclado ABNT):
https://github.com/ibus/ibus/issues/2820

Dê uma olhada também nesse tópico:

2 curtidas

Eu estava tendo esse problema no openSUSE, porém só acontecia no GNOME Console. No Tilix não tem esse problema.

Isso mesmo @Thiago12 ! É porque nem todos aplicativos usam a interface do iBus para teclado. Pode ser que o Tilix seja o caso.

Por exemplo, para usar o GNOME Text sem o iBus, você pode abrir ele com:

GTK_IM_MODULE=simple gnome-text-editor

Funciona também com o GNOME Console como um workararound para esse problema.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.