Olá pessoal,
Atualizei recentemente para o Fedora 43 e Gnome 49 e percebi um problema bem esquisito.
Até então, toda vez que eu digitasse um acento ou aspas, era exibido o símbolo digitado em modo preview (com sublinha). Então, eu apertava espaço para sair do preview e inserir somente o símbolo no texto.
Agora, mesmo quando eu teclo espaço, não sai do modo preview. Até quando digito outras ‘teclas mortas’ ele só exibe outros caracteres no modo preview, sem inseri-los no texto:

Seria um bug?
1 curtida
Acabei de perceber isso também. Mais um incômodo nessa novela de layout de teclado, já basta quando decidiram que agudo mais c deveria ser ć ao invés de ç (depois voltaram atrás para o idioma pt-br, mas em inglês continuou).
Vou ter acabar tendo que vender meus teclados americanos desse jeito 
Pra mim é um bug!
1 curtida
Se seu teclado for ABNT utilize esse comando: echo 'include "%L"' >> ~/.config/ibus/Compose
Caso seja Internacional utilize esse aqui: se for internacional
echo 'include "%L"
<dead_acute> <c> : "ç" ccedilla
<dead_acute> <C> : "Ç" Ccedilla' >> ~/.config/ibus/Compose
Depois reinicia a máquina.
Fonte: Peguei essa solução do grupo GNOME-Brasil no Telegram.
OBS: Não testei a solução, pois uso KDE-Plasma. Mas de acordo com alguns usuário, a solução funciona.
4 curtidas
De onde peguei a informação até comentaram que era apenas utilizar o ibus restart mas como a pessoa colocou em dúvida se iria funcionar assim, e que pra ela funcionou após reinício, então preferi sugerir o reinício do sistema também. Como falei, Utilizo o KDE-Plasma, fui buscar a solução onde tinha visto, pra tentar ajudar o amigo aí que estava com o problema. 
1 curtida
Você esta corretíssimo me desculpe, só queria diminuir a area de resolvimento de problemas, por que no arch com gnome 49 esta tudo correto.
Aqui esta o issues do gnome text editor crie um novo issue relatando o problema. gnome text editor issues
fiz isso e consegui resolver meu problema
1 curtida
Cara, isso salvou minha vida! Valeu
1 curtida