(Fedora 43 Gnome) Tecla de espaço não cancela mais o modo 'tecla morta'

Olá pessoal,

Atualizei recentemente para o Fedora 43 e Gnome 49 e percebi um problema bem esquisito.
Até então, toda vez que eu digitasse um acento ou aspas, era exibido o símbolo digitado em modo preview (com sublinha). Então, eu apertava espaço para sair do preview e inserir somente o símbolo no texto.

Agora, mesmo quando eu teclo espaço, não sai do modo preview. Até quando digito outras ‘teclas mortas’ ele só exibe outros caracteres no modo preview, sem inseri-los no texto:

gravacao

Seria um bug?

1 curtida

Acabei de perceber isso também. Mais um incômodo nessa novela de layout de teclado, já basta quando decidiram que agudo mais c deveria ser ć ao invés de ç (depois voltaram atrás para o idioma pt-br, mas em inglês continuou).

Vou ter acabar tendo que vender meus teclados americanos desse jeito :sweat_smile:

Pra mim é um bug!

1 curtida

Olá, @Cara_Coroa !!!

Isso parece ser um bug da biblioteca iBus. O problema foi relatado aqui:

A solução temporária (no meu caso) foi utilizar o Wayland. No entanto, em algumas distribuições, o problema pode persistir mesmo com o Wayland ativo. Nesse caso, o ideal é aguardar o lançamento da nova versão do iBus que trará a correção.

No meu caso específico, o erro ocorria com o iBus 1.5.29, ao utilizar o Ubuntu 24.04 com sessão X11 e placa NVIDIA.

:backhand_index_pointing_right: Tente executar a aplicação com o comando abaixo:

GTK_IM_MODULE=simple gnome-text-editor
1 curtida

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

Olá @gustavotz !

O fato de funcionar no Arch Linux não significa que se trata de um problema do Fedora. Esse bug do iBus já foi relatado em outras distribuições (incluindo o próprio Arch em versões anteriores).

Na verdade, não se trata de um problema específico de distro, mas sim de bugs em bibliotecas como o iBus. Por exemplo, no Debian 13 com GNOME, que é a distro que uso atualmente, o problema não ocorre.

Portanto, a resposta “funciona no meu Arch” não ajuda muito na identificação ou solução do problema do @Cara_Coroa. O comportamento pode variar conforme a combinação de versão do GNOME, iBus e sessão (X11 ou Wayland).

1 curtida

Se seu teclado for ABNT utilize esse comando: echo 'include "%L"' >> ~/.config/ibus/Compose

Caso seja Internacional utilize esse aqui: se for internacional

echo 'include "%L"               

<dead_acute> <c> : "ç"   ccedilla
<dead_acute> <C> : "Ç"   Ccedilla' >> ~/.config/ibus/Compose

Depois reinicia a máquina.

Fonte: Peguei essa solução do grupo GNOME-Brasil no Telegram.

OBS: Não testei a solução, pois uso KDE-Plasma. Mas de acordo com alguns usuário, a solução funciona.

1 curtida

@smolkyn Esse arquivo de configuração é bem interessante! Inclusive dá para usar ele para mapear algumas sequencias do teclado para inserir emojis diretamente do teclado, como:

# Meu arquivo '~/.config/ibus/Compose'
# para mapear combinações do teclado para inserir emojis

<dead_tilde> <d> : "✅" # Teclas: '~ + d'
<dead_tilde> <f> : "❌" # Teclas: '~ + f'
<dead_tilde> <1> : "🟢" # Teclas: '~ + 1'
<dead_tilde> <2> : "🟡" # Teclas: '~ + 2'
<dead_tilde> <3> : "🔴" # Teclas: '~ + 3'
<dead_tilde> <r> : "🚀" # Teclas: '~ + r'
<dead_tilde> <s> : "⭐" # Teclas: '~ + s'
<dead_tilde> <p> : "📌" # Teclas: '~ + p'

Depois de criar o arquivo ~/.config/ibus/Compose dá para apenas executar o comando ibus restart, sem precisar reiniciar a máquina! Show! :rocket:

1 curtida

De onde peguei a informação até comentaram que era apenas utilizar o ibus restart mas como a pessoa colocou em dúvida se iria funcionar assim, e que pra ela funcionou após reinício, então preferi sugerir o reinício do sistema também. Como falei, Utilizo o KDE-Plasma, fui buscar a solução onde tinha visto, pra tentar ajudar o amigo aí que estava com o problema. :+1:

1 curtida

Você esta corretíssimo me desculpe, só queria diminuir a area de resolvimento de problemas, por que no arch com gnome 49 esta tudo correto.

Aqui esta o issues do gnome text editor crie um novo issue relatando o problema. gnome text editor issues

Oi, @gustavotz !!

Na época em que encontrei esse bug, quando eu ainda usava o Ubuntu, eu relatei o problema para o Christian Hergert, que é o desenvolvedor principal do GNOME Text, neste link:

Ele explicou que não se trata de um problema no aplicativo e redirecionou a issue para o GTK, onde o Matthias Clasen (desenvolvedor de parte da biblioteca GTK e gerente na Red Hat) explicou que o problema, na verdade, estava relacionado à biblioteca iBus:

Então, também abri um relatório diretamente com a equipe que desenvolve o iBus no link abaixo:

Ao que tudo indica, esse bug acabou sendo uma regressão (software regression), pois já havia sido corrigido em uma versão posterior à que eu relatei para as comunidades.

Vale lembrar que, às vezes, é um processo moroso realizar uma correção que beneficie todo mundo diretamente no upstream. Isso exige tempo, conhecimento detalhado sobre onde o problema realmente está e, claro, a boa vontade dos desenvolvedores envolvidos. Por isso, muitas distribuições optam por aplicar patches locais, em vez de colaborar diretamente com os repositórios originais.

Na época, também cheguei a avisar a equipe desktop do Ubuntu, no link abaixo. Mas eles são poucos, e é realmente complicado corrigirem bugs que vêm do upstream:

1 curtida

Fala @Cara_Coroa e @gustavotz !

Surgiu uma nova issue no GitHub com esse mesmo problema.

https://github.com/ibus/ibus/issues/2820

Eu pedi lá o Takao Fujiwara (mantenedor do projeto iBus) nessa issue para ele dar uma olhada novamente.

1 curtida