Atualizei recentemente para o Fedora 43 e Gnome 49 e percebi um problema bem esquisito.
Até então, toda vez que eu digitasse um acento ou aspas, era exibido o símbolo digitado em modo preview (com sublinha). Então, eu apertava espaço para sair do preview e inserir somente o símbolo no texto.
Agora, mesmo quando eu teclo espaço, não sai do modo preview. Até quando digito outras ‘teclas mortas’ ele só exibe outros caracteres no modo preview, sem inseri-los no texto:
Acabei de perceber isso também. Mais um incômodo nessa novela de layout de teclado, já basta quando decidiram que agudo mais c deveria ser ć ao invés de ç (depois voltaram atrás para o idioma pt-br, mas em inglês continuou).
Vou ter acabar tendo que vender meus teclados americanos desse jeito
Isso parece ser um bug da biblioteca iBus. O problema foi relatado aqui:
A solução temporária (no meu caso) foi utilizar o Wayland. No entanto, em algumas distribuições, o problema pode persistir mesmo com o Wayland ativo. Nesse caso, o ideal é aguardar o lançamento da nova versão do iBus que trará a correção.
No meu caso específico, o erro ocorria com o iBus 1.5.29, ao utilizar o Ubuntu 24.04 com sessão X11 e placa NVIDIA.
O fato de funcionar no Arch Linux não significa que se trata de um problema do Fedora. Esse bug do iBus já foi relatado em outras distribuições (incluindo o próprio Arch em versões anteriores).
Na verdade, não se trata de um problema específico de distro, mas sim de bugs em bibliotecas como o iBus. Por exemplo, no Debian 13 com GNOME, que é a distro que uso atualmente, o problema não ocorre.
Portanto, a resposta “funciona no meu Arch” não ajuda muito na identificação ou solução do problema do @Cara_Coroa. O comportamento pode variar conforme a combinação de versão do GNOME, iBus e sessão (X11 ou Wayland).
@smolkyn Esse arquivo de configuração é bem interessante! Inclusive dá para usar ele para mapear algumas sequencias do teclado para inserir emojis diretamente do teclado, como:
De onde peguei a informação até comentaram que era apenas utilizar o ibus restart mas como a pessoa colocou em dúvida se iria funcionar assim, e que pra ela funcionou após reinício, então preferi sugerir o reinício do sistema também. Como falei, Utilizo o KDE-Plasma, fui buscar a solução onde tinha visto, pra tentar ajudar o amigo aí que estava com o problema.
Na época em que encontrei esse bug, quando eu ainda usava o Ubuntu, eu relatei o problema para o Christian Hergert, que é o desenvolvedor principal do GNOME Text, neste link:
Ele explicou que não se trata de um problema no aplicativo e redirecionou a issue para o GTK, onde o Matthias Clasen (desenvolvedor de parte da biblioteca GTK e gerente na Red Hat) explicou que o problema, na verdade, estava relacionado à biblioteca iBus:
Então, também abri um relatório diretamente com a equipe que desenvolve o iBus no link abaixo:
Ao que tudo indica, esse bug acabou sendo uma regressão (software regression), pois já havia sido corrigido em uma versão posterior à que eu relatei para as comunidades.
Vale lembrar que, às vezes, é um processo moroso realizar uma correção que beneficie todo mundo diretamente no upstream. Isso exige tempo, conhecimento detalhado sobre onde o problema realmente está e, claro, a boa vontade dos desenvolvedores envolvidos. Por isso, muitas distribuições optam por aplicar patches locais, em vez de colaborar diretamente com os repositórios originais.
Na época, também cheguei a avisar a equipe desktop do Ubuntu, no link abaixo. Mas eles são poucos, e é realmente complicado corrigirem bugs que vêm do upstream: