Não consigo colocar Linux na minha TvBox

Boa noite rapaziada, espero que estejam bem

Eu tenho uma TvBox da AZ-America do modelo Silver com o processador GX6622-DQ da NationalChip e queria trasnformar ela em um servidor, porém não acho tutorial pro meu processador, procurei em todo canto da internet. Inclusive, sobre o video do Dio sobre como transformar TvBox ou Celular em servidor, ele cita alguns apk’s para se usar em TvBox, baixei um apk no F-Droid e tentei passar por pendrive para a TvBox, porém não consigo instalá-lo, o apk não executa

voce precisa primeiro achar qual e o processador da sua tvbox
na internet e depois disso voce precisa encontrar uma distro linux modificada
uma rom linux para tv box e ao mesmo tmepo mandar uma foto do seu processador mais visivel

eu tinha tirado o thermal-pad dele pra ver o modelo, ai acabou ficando com um pouco de cola, então não sai na foto, mas o modelo é o GX6622-DQ da NationalChip.

sobre a distro modificada e a rom, eu não sei qual rom e qual distro seriam compatíveis com meu processador, não achei nenhum vídeo tutorial sobre meu processador, além de que não sei verificar compatibilidade de TvBox com a distro e a rom

tenta escrever esse codigo ai que mandou no google e ve o que vai aparecer
mais facil abre o app da play store
baixe o aida 64 e entao as duas primeira abas tira uam foto ou um print e posta aqui

isso resolve o problema da familia do processador e do modelo do processador

essa TvBox não tem playstore, baixei o apk do aida pelo pc e passei via pendrive, porém como disse antes, não consigo executar, o botão “ok” do controle não faz nada

e o botão amarelo não executa o apk

aqui é a print quando jogo o nome do processador no google

voce ja tentou usar um teclado com mouse?? custuma vir junto com algusm modelos de tv box

não tenho teclado, mas ja tentei com mouse e não deu nenhum sinal

se o botao de açao nao funciona como pretende usar o linux???
ja que vai precisar dele

pq na minha cabeça o mouse ia funcionar quando colocasse uma distro linux

para fazer configuraçoes voce precisaria de um teclado
a distro nao iria iniciar ja na interface grafica
recomendo que compre um teclado de tv box e teste o teclado

qual seria a diferença desse teclado de TvBox para um teclado normal

não sei dizer se isso q vc falou funciona (iks/sks e servidor cs), pq não sei do que se trata

sobre ele ser somente um receptor, eu tenho outra TvBox em casa, um TunningUp, porém o controle não funciona, quando eu chegar em casa envio o modelo do processador e foto

Quando desejamos mudar o sistema operacional de algum hardware, precisamos encontrar um sistema que saiba dialogar com a arquitetura no qual o chipset foi desenvolvido. Por exemplo, um Raspberry Pi utiliza a arquitetura ARM, portanto as distribuições Linux que forem trabalhar no Raspberry Pi são específicas para quela arquitetura e também para aquele SoC.
Resumo da questão, você precisa encontrar uma distribuição Linux que foi projetada especificamente para esse hardware. Uma distribuição “convencional” não vai funcionar nessa TV Box.

Edit:

Como exemplo veja esse tópico:

Nele se discute a instalação do Armbiam em uma TV Box que usa um chipset compatível com o sistema operacional.

Veja esta outra Tv Box que você disse ter e procure Sistemas Operacionais compatíveis com o Chipset dela.

no caso de não existir uma distro para meu processador, eu não consigo instalar nenhuma outra?

como foi dito antes , seu aparenho não é um tv box linux. é um aparelho de satelite e roda somente o sistema basico para esse funcionamento.

Para instalar uma distro linux, precisa de um processador Arm ou x64.

Pra simplificar esse seu chipset é como se fosse um arduino (um micro controlador), voce pode flashear uma firmware customizada mas precisaria ter um alto conhecimento de eletronica para criar sua propria firmware. Mas continuaria sendo apenas para decodificação de canais de satelite… Ou seja esse aparelho depois que perde o suporte da marca e deixa de abrir os canais - pode jogar fora que não serve pra mais nada. A não ser que esteja interessado em pagar cs mensalmente para continuar abrindo os canais de tv nesse aparelho.

1 curtida

Como o colega @mrkalvin apontou, caso você tenha uma Tv Box x64 ou ARM, existem distros compatíveis com estas arquiteturas. Mas não é garantia de que funcionem. No exemplo do link que mencionei anteriormente, um usuário linka uma página do GitHub contendo uma lista de SoCs compatíveis com o sistema operacional, contendo algumas variações de kernel e afins que podem gerar incompatibilidade.

obrigado por ser tão direto, vou tentar com a outra TvBox

eu tinha dado uma olhada, eu vou ver minha outra TvBox e ver se alguma distro funciona na minha outra TvBox, mas talvez não funcione, pq essa outra ta com o controle zoado e ela não reconhece mouse

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.