Não consigo aumentar o zoom no Linux Mint

Olá! Instalei o Linux Mint na minha máquina, antes usava o Ubuntu, me deparei com um problema que não tinha visto ainda no Linux, que é a forma que ficou o ambiente gráfico do Mint

texto em negrito

Minha resolução é de 1920 x 1080, tentei aplicar um zoom de 125% como sempre fiz no Ubuntu e derivados, porém eu não consigo aplicar zoom no Linux Mint da forma que todo e qualquer sistema Linux me permite. Não consigo enxergar praticamente nada com o zoom atual.

Alguém poderia ajudar?

Olá @Mateus_R tudo bem contigo?

O nome desse recurso é escala fracionada, nem todos os ambientes suportam nativamente escalas “quebradas” como 115%, 125%, etc… apenas múltiplos inteiros como 100% e 200%.

Para usar 125% você precisará de um comando do XRAND conforme descrito nesta outra discussão:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Opa, meu querido! Tudo bem sim e por aí?
Veja, fiz o que você disse, mas sem muito sucesso, até consigo manipular a escala fracionária nas settings do Mint, mas a minha resolução de 1980 x 1090 não dá match, segue a evidência:

1 curtida

Escala fracionada é um grande problema, como você está “aumentando pouco” apenas ajustar o tamanho das fontes não resolveria o seu problema?

:vulcan_salute:

Não resolve, porque desfoca a qualidade da resolução nativa de um desktop 1980 x 1080. Complicadíssimo

Retina (HiDPI) display support

GNOME introduced HiDPI support in version 3.10. If your display does not provide the correct screen size through EDID, this can lead to incorrectly scaled UI elements. As a workaround you can open dconf-editor and find the key scaling-factor in org.gnome.desktop.interface. Set it to 1 to get the standard scale

https://wiki.archlinux.org/title/HiDPI#Desktop_environments

1 curtida