Não consigo acessar Banco do Brasil no Ubuntu 26.04

Boa noite. Instalei o Ubuntu 26.04 LTS e não estou conseguindo acessar o Banco do Brasil. Já uso Linux desde 2008 e já instalei diversas distros e nunca tive problemas. Agora, baixei o warsaw, instalei, mas, ao acessar o site, ele dá a mensagem que aparece como se o warsaw não estivesse instalado (“infelizmente o componente de segurança não carregou corretamente”). Se clico em “mais detalhes” ele segue e baixa de novo o warsaw.

Antecipadamente agradeço alguma dica.

Olá. No firefox ve se marcou como confiável o cartificado warsaw

Obrigado pela resposta, mas antes do 26.04, eu sempre usei o Chrome com Flatpak. Através do Flatseal, eu altero as permissões do Chrome (e do Edge, também Flatpak) na parte do Filesystem, autorizando acesso do Chrome e do Edge aos arquivos do sistema, bibliotecas, configurações e arquivos do usuário. Com isso, conseguia acessar de boa o Banco do Brasil. Funcionou no Neon que estava instalado antes de eu instalar o 26.04 nesse mesmo notebook e ainda funciona no Zorin 18.1 que está instalado em outro notebook. Mas, infelizmente, não está funcionando no 26.04 LTS.

Obrigado pela resposta. Acontece algo curioso: esse certificado aparece no Chrome e no Edge. No entanto, ele não aparece no Firefox. Desinstalei o snap do Firefox e instalei o browser com o pacote .deb. Mesmo assim, o certificado não aparece. Tentei exportá-lo do Chrome e importá-lo no Firefox. Ele passou a aparecer, mas continuo sem conseguir acessar o BB.

obgdo por esclarecer. vou salvar sua dica para consulta, quando necessário. :wink:

Como foi que vc instalou esse pacote “.deb”?

O Ubuntu costuma oferecer um “.deb” vazio – que na verdade instala um “.snap”.

O problema é do banco do Brasil com o aplicativo.

Pode tentar usar firefo . Ao ligar para o banco sugeriram isso.

Alguns usuários conseguem om Mozilla.

No momento é aguardar.
Tente em outro momento

Estou tendo já algumas semanas este mesmo erro no Windows

Normalizou?

Não testei mais. Por outros motivos além deste, resolvi voltar para o KDE e reinstalei o KDE Neon no lugar do Ubuntu 26.04. No Neon está funcionando normalmente.

Um abraço e obrigado.

Para localizar e instalar o pacote .deb do Firefox, segui dica do Gemini.

1 curtida

Foi só uma dica, para examinar melhor esse detalhe:

Mas dizer que seguiu “a dica do Gemini” – ou “a dica do Youtube” – ou “a dica da internet” – deixa a gente sem saber “qual dica”.

Espero que dê tudo certo.

:rofl:
Desculpe, mas não lembro o passo a passo da dica do Gemini. Ele indicou uma série de comandos, que fui dando um a um e aí instalou a versão .deb. :rofl:

1 curtida

Se instalou usando o APT, deve ter baixado o snap novamente (uhul viva o design maravilhoso do ubuntu…).

Faça esse teste: vá no site da Mozilla e baixe o .tar do firefox e teste por lá.

1 curtida

Para saber qual tipo de Firefox você tem neste momento, use o comando

apt show firefox  

Para exibir apenas as informações mais relevantes, você pode usar o grep – e usar aspas simples – e separar cada palavra-chave por “\|”.

Por exemplo, no Kubuntu eu encontrei isso:

$ apt show firefox  | grep 'Maintainer\|Size\|Sources\|snap'

Version: 1:1snap1-0ubuntu5
Maintainer: Ubuntu Mozilla Team [ubuntu-mozillateam@lists.ubuntu.com]
Installed-Size: 124 kB
Pre-Depends: debconf, snapd (>= 2.54)
Breaks: firefox-dbg (<< 1:1snap1), firefox-dev (<< 1:1snap1), firefox-geckodriver (<< 1:1snap1), firefox-mozsymbols (<< 1:1snap1)
Replaces: firefox-dbg (<< 1:1snap1), firefox-dev (<< 1:1snap1), firefox-geckodriver (<< 1:1snap1), firefox-mozsymbols (<< 1:1snap1)
Download-Size: 77,3 kB
APT-Sources: http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu noble/main amd64 Packages
Description: Transitional package - firefox -> firefox snap
 firefox is now replaced by the firefox snap.

(Note que o grep faz diferença entre maiúsculas e minúsculas)

A análise que eu fiz:

No Kubuntu, o comando apt encontra pacotes “.deb” ridiculamente pequenos, de 50 a 80 kB — empacotados por mantenedores ligados à Canonical (Ubuntu), e oferecidos no repositório “Universe” (Chromium); ou no “Main” (Firefox) — e que depois de instalados, supostamente ocupariam ridículos 100 a 125 kB.

Na verdade, são pacotes “dummy” — vazios, pois não contêm binários executáveis, nem bibliotecas etc. — Eles descrevem a si mesmos como “transicionais”. Servem de “transição” para outra coisa.

Sua única função é “depender” de outros pacotes, provocando assim a instalação dessas dependências — os pacotes “chromium.snap”, “firefox.snap” — e, naturalmente, a infraestrutura para lidar com eles, formada pelo pacote “snapd” e suas dependências, caso ainda não estejam instalados.

Para comparação:

No Linux Mint, o apt encontrou pacotes “.deb” de 80 a 115 MB — empacotados pela equipe dessa distro, e disponibilizados no repositório “Upstream” — e que depois de instalados ocupam 300 a 370 MB:

$ apt show firefox | grep 'Maintainer\|Size\|Sources\|snap'

Maintainer: Clement Lefebvre [root@linuxmint.com]
Installed-Size: 296 MB
Download-Size: 87,4 MB
APT-Sources: https://mint-packages.c3sl.ufpr.br xia/upstream amd64 Packages

Outra comparação:

No KDE Neon, o apt encontra o pacote “.deb” do Firefox no repositório principal (Main) do Mozilla — mas o pacote Chromium que encontra é o mesmo “dummy” fornecido pela Canonical:

$ apt show firefox | grep 'Maintainer\|Size\|Sources\|snap'

Maintainer: Mozilla [release@mozilla.com]
Installed-Size: 299 MB
Download-Size: 82.3 MB
APT-Sources: https://packages.mozilla.org/apt mozilla/main amd64 Packages

Minhas anotações dessa comparação do Mint, Kubuntu, KDE Neon estão aqui.

Olá.

Como foi mencionado a instalação do Firefox via .deb no Ubuntu, a quem interessar, segue instrução oficial da Mozilla de como fazê-lo:

Baixa este: https://cloud.gastecnologia.com.br/gas/warsaw/install/ubuntu_64bits.run

torna executável: chmod +x ubuntu_64bits.run

executa: sudo ./ubuntu_64bits.run

Obrigado pela resposta, mas foi o que fiz e que não funcionou. Já voltei para o KDE Neon (por este e outros motivos) e está tudo funcionando bem. Valeu!

2 curtidas

Ah, beleza. Apenas destaco que esse link aí que mandei é de uma versão mais atualizada que o plugin que a página do banco fornece.

Não sei porque ainda não atualizaram o plugin na página do banco. O plugin desse link funciona no Ubuntu 26.04 (testei no Kubuntu 26.04). Foi descoberto quando um usuário pediu ajuda: E aí? O Warsaw já está funcionando no Debian 13? [RESOLVIDO] [Debian]

Outra forma seria usar este script: gerenciar_warsaw.sh [Shell Script]

Mesmo tendo resolvido com o KDE Neon vou deixar a informação aqui para outros usuários.

Abraço.

Beleza! Muito obrigado.