Não consegui controlar a ansiedade e já estou atualizando para o Ubuntu 24.04

É bem apertado, mas compreensível já que o Ubuntu quer sempre trazer o último Gnome.

Para as versões regulares, com suporte de nove meses, eu não acho que seja tão apertado assim.

Mas para desenvolver uma versão LTS, que deveria ser mais polida que as versões regulares, esse sim é um prazo muito apertado e que não dá margem para atrasos.

1 curtida

Estou usando Linux a menos de um ano, comecei no Ubuntu 23.10 e agora estou no 24.04, tive alguns problemas mas hoje está melhor, só uma coisa que eu não deixei de notar, é que o 24.04 deveria vir com kernel 6.8 não é? o meu ainda está no 6.5 e sinceramente não faço a minima como funcionam essas atualizações do Ubuntu kkkkkk

Você atualizou do 23.10 para o 24.04 ou instalou o 24.04 do zero? Coloca o comando : dpkg-query -l | awk ‘/linux-image-*/ {print $2}’, pra mostrar a lista dos kernel no seu sisyema, pode ser que o 6.8 esteja, mas não é o utilizado no momento.

Eu só atualizei mesmo, chegou a notificação, esperei um bom tempo pra não pegar tantos bugs e depois fiz o processo

É pra saída desse comando ser assim mesmo? se for só tem o 6.5 mesmo

A saída é isso mesmo. Talvez seja isso então. :no_mouth:

Estranho, mas ta funcionando, então deixa assim kkkkk

1 curtida

Atualização (18/08)

Bom, estou aqui ainda usando o Ubuntu 24.04 LTS no meu Thinkpad. Aparentemente aqueles Bugs dos Ladrilhos (que é muito chato) está com uma frequência bem menor do que há três meses quando atualizei o Ubuntu do 23.10 para o 24.04.

A minha impressão geral do sistema continua a mesma: Essa versão do Ubuntu está bem rápida e estável (ao menos no meu Thinkpad).

Mas o ponto negativo desse upgrade é que a minha instalação do Wordpress (que eu usava para melhorar um tema que eu tinha feito para o meu Blog) quebrou e até agora não consegui resolver isso.

Outra coisa é que a integração com o Onedrive (que era a coisa que eu mais estava interessado) me decepcionou nos primeiros dias e nunca mais tentei novamente, afinal o Onedriver estava funcionando bem, ao contrário da Integração do Gnome.

Com isso, estou entre reinstalar o Ubuntu 24.04 e a tentação do Distro Hopping. E no Distro Hopping estou entre o Debian Stable (pois o Gnome 46 não me trouxe tanta coisa interessante quanto achei que traria) ou ir para o Crystal/Arch.

Mas o Ubuntu está bem estável, e provavelmente eu instalaria os mesmos programas que eu uso no Ubuntu.

Eu regredi do Ubuntu 24.04 para o Ubuntu 22.04, pois considero que a versão 24.04 não está totalmente finalizada para uso prolongado. Apesar de ser rápida, ainda existem algumas lapidações a serem realizadas, como: melhorar a AppStore para que ela gerencie softwares .deb (ela instala arquivos .deb, mas não desinstala ou os lista), terminar de traduzir a interface para o português (isso é um problema do Ubuntu, não do Gnome, pois no Fedora 40 a interface está completamente traduzida), ícones de softwares faltando, erros na instalação de flatpaks, entre outros. O Ubuntu 22.04 oferece uma experiência bem mais completa e estável, além de também ser bem rápido, principalmente agora que ele recebeu o kernel 6.8, o mesmo da versão 24.04.

Se busca estabilidade teste o Fedora. Estou com ele na minha máquina e não tive nenhum bug.

Também considerei essa possibilidade de voltar para o Ubuntu 22.04 LTS. A única coisa do Gnome 46 que me interessava mais, não funcionou direito.

Além de algumas extensões que eu gostava, ainda não serem compatíveis com o Gnome 46 (como o Pano e a Battery Time).

Nunca tive sorte com o Fedora. Reconheço que é uma excelente distro, mas na única vez que eu usei, ele meio que se “auto-deletou” - e até hoje não sei como diabos isso aconteceu. Tipo, instalei ele num dia, reiniciei o notebook no Fedora que acabei de instalar, desliguei e quanto fui ligar no outro dia, cadê o Fedora?

Então, prefiro me manter meio distante dele. Com isso, ou me mantenho na família Debian ou vou para a família do Arch.

Pessoalmente gosto do Debian por ele ser bem estável, e nunca me deu dor de cabeça, e o Arch é uma distro que eu gostaria de usar, mas que nunca tive coragem de instalar numa máquina real. E ainda não sei se alguma atualização do Arch poderia quebrar o Wordpress.

Talvez para contornar esse problema do Wordpress, eu possa fazer uso de máquinas virtuais, já que o meu notebook com Linux é mais potente.

Eu iria de Arch, tanto Gnome quanto KDE tão ótimos ali kkkk na minha máquina o GNOME rodou tranquilo, já no Debian ficou impossível de usar

Aqui foi o oposto. O Ubuntu 22.04 deletou todos meus arquivos pessoais em uma reinicialização. E nem era para atualizar o sistema

Antes fossem os arquivos pessoais. O sistema inteiro foi de base. A minha sorte era que eu tinha um dualboot com o Ubuntu nessa época.

Se for para instalar o Arch, estou entre instalar o Arch puro (tentar a sorte nesse sistema) e um Gnome bem enxuto e indo configurando aos poucos ou instalar com o Crystal Linux, que já oferece um Gnome bem enxuto - o que já é meio caminho andado pra mim.

E testando o Crystal em Live, percebi que ele consome bem mais RAM que o Ubuntu (3,5 GB do Crystal contra 1,9 GB do Ubuntu em live) e que o Bluetooth do notebook se nega a funcionar.

Com o consumo de RAM, eu não me importo tanto assim, mas com o Bluetooth eu me importo mais, já que às vezes uso o meu fone nesse notebook no modo Bluetooth.

Mas fora o consumo de RAM (que não me importo tanto) e o Bluetooth não estar funcionando, achei o Crystal bem rápido no meu notebook.

1 curtida