MX Linux KDE lançado oficialmente

Há cerca de 1 mês, eu escrevi um artigo sobre o MX Linux, no qual a equipe estava planejando lançar uma versão baseada em KDE, assim como o projeto MEPIS Linux, do qual o MX Linux é derivado.

O projeto MX Linux anunciou hoje o lançamento da versão 19.2 com KDE Plasma que é baseada inteiramente em uma iso de “Advanced Hardware Support” que está disponível para sistemas de 64 bits e oferece versões de Kernel e drivers gráficos mais recentes em uma base Debian Estável.

O MX Linux 19.2 KDE Edition é baseado no Debian 10 “Buster”, assim como sua versão principal com o ambiente XFCE. O sistema traz o Kernel Linux 5.6 e drivers gráficos Mesa 20.0.7.

Por utilizar os repositórios do Debian Stable, o sistema vem com a versão 5.14.5 do KDE Plasma e entre os aplicativos pré-instalados, temos o navegador Mozilla Firefox 79, o cliente de Email Thunderbird 68.11, GIMP 2.10.12 e a suíte de escritório Libre Office na versão 6.1.5.

Esta edição apresenta um tema MX Look-and-Feel, para se destacar da edição XFCE que é a padrão do sistema. O MX Linux parece ser uma distro baseada no KDE bastante bastante rápida e moderna, mesmo possuindo um ambiente Plasma antigo.

O MX Linux KDE Edition, pode ser baixado no SourceForge do projeto.

Você já utiliza o MX Linux? Vai testar a versão com KDE? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

4 curtidas

Só em 64 bits? Pobre do meu netbook… :confused:

1 curtida

Achei interessante esse sabor de Linux. Vi que anda bem cotado na comunidade. Me parece bem promissor. Baixei essa versão e vou instalá-la numa vm pra ver como é.

1 curtida

A versão XFCE é bem feinha, na minha opinião. Vamos ver se a KDE segue o padrão ou fica mais bonitinha… mas o sistema, pelo que andei olhando, é bem arrumado. Parece um projeto interessante (mas que não justifica o 1º lugar no Distrowatch, por mais que esse número seja distorcido)

1 curtida

Testei a versão com XFCE e foi um desastre! Além de ser horrenda, não é simples instalar programas para um usuário comum, os repositórios ficavam constantemente off, entre outros problemas.

1 curtida

Me interessei pelo MX Linux desde 2018, por ser “não-SystemD”, mas ele é um Debian muito “configurado” por meio de ferramentas próprias, que eu devia ter explorado a fundo, antes de tentar substituir o Xfce pelo KDE. Como não fiz isso, não consegui bons resultados na época. Agora, logo que vi a versão KDE beta 2, tratei de instalar, e a minha experiência tem sido ótima, nessas quase 3 semanas.

No começo, o download de atualizações ficou meio lento. Utilizei o “Gerenciador de Repositórios” 2 ou 3 vezes, até encontrar os que mantêm boa velocidade a médio prazo.

Nesse meio tempo, acompanhei todas as conversas no tópico de acompanhamento do Beta 2, e consegui resolver todas as dificuldades rapidamente. Aprendi muito no Fórum do MX.

Eu preferiria um KDE mais “atual”… (o KDE Neon e as distros rolling-release me deixaram mal-acostumado)… mas consegui me acostumar.

Para variar, registrei a experiência em detalhes, para lembrar caso precise, no futuro:

5 curtidas

Como o antigo projeto MEPIS Linux utilizava KDE, vários usuários gostaram da ideia do sucessor ter uma “flavour” utilizando a interface do KDE Plasma.

Feinha ainda é pouco hehehe, mas parece que a KDE vai ter um design diferente para se diferenciar da XFCE.

1 curtida

Por ser baseado no Debian, um KDE atualizado seria “pedir demais”, mas nada impede de que essa versão seja utilizada pelo usuário comum.

Quem sabe eles não consigam “empacotar” o KDE mais recente para Debian no futuro?

2 curtidas

Eu não pediria tanto. A equipe é pequena, eles precisam manter o foco. Já está ótimo, terem lançado uma ISO com KDE.

3 curtidas

Agora com o KDE essa tranqueira vai ficar no top 1 do Distrowatch por mais uns 3 anos kkkkk

3 curtidas

Baixando para experimentar. :upside_down_face:

1 curtida

Pelo visto, só eu gosto da versão XFCE. Tem sido minha distro faz mas de ano. Tem muita ferramenta legal e gosto da base debian. Infelizmente KDE não me agrada. Acho qu ele acaba desperdiçando os poucos recursos do meu pc.

3 curtidas

Estou Usando a versão KDE há alguns dias e fiquei muito feliz com a loja de aplicativos que permite pesquisar até flatpacks e outras fontes não estáveis. Porém, tenho tido problema com a instalação de determinados softwares como miktex e texlive devido a bibliotecas corrompidas e/ou desatualizadas que não permitem terminar a instalação. E não importa se a fonte do software é a loja ou se eu baixei o pacode em outro lugar o resultado é sempre o mesmo, bibliotecas corrompidas.

2 curtidas

O MX com KDE “liberta” o usuário daquele visual megatosco da versão XFCE (embora o papel de parede padrão, horrendo, continue nos “saudando”…).

Mas já surgiram remasterizações do MX Linux, inclusive com GNOME:

1 curtida

Ah cara, isso aparece logo hoje que bati um recorde sem hopping!

3 curtidas

A ISO com XFCE permite também sessão com FluxBox. Testei e curti!

1 curtida

Esqueci de dizer… O MX Linux 21 Wildflower trouxe uma bela atualizada do KDE – Plasma 5.20.5, Frameworks 5.78, aplicativos KDE 20.12.2 ~ 20.12.3. – Está longe de ser o mais recente, mas já ficou bem mais perto.

Instalei o 21 Beta1 em Agosto, e substituí pelo lançamento final em Outubro.

4 curtidas

Tenho usado o MX com KDE em alguns dias e tenho curtido. O Fedora ficou de lado. Já
curtia MX com xfce, agora com KDE, curti demais! Estou com uma distro só no PC. Esse é um recorde, por enquanto!

2 curtidas

Posso dizer o mesmo. O MX fica ótimo com KDE Plasma. Para mim, é sua melhor versão.

3 curtidas