Há cerca de 1 mês, eu escrevi um artigo sobre o MX Linux, no qual a equipe estava planejando lançar uma versão baseada em KDE, assim como o projeto MEPIS Linux, do qual o MX Linux é derivado.
O projeto MX Linux anunciou hoje o lançamento da versão 19.2 com KDE Plasma que é baseada inteiramente em uma iso de “Advanced Hardware Support” que está disponível para sistemas de 64 bits e oferece versões de Kernel e drivers gráficos mais recentes em uma base Debian Estável.
O MX Linux 19.2 KDE Edition é baseado no Debian 10 “Buster”, assim como sua versão principal com o ambiente XFCE. O sistema traz o Kernel Linux 5.6 e drivers gráficos Mesa 20.0.7.
Por utilizar os repositórios do Debian Stable, o sistema vem com a versão 5.14.5 do KDE Plasma e entre os aplicativos pré-instalados, temos o navegador Mozilla Firefox 79, o cliente de Email Thunderbird 68.11, GIMP 2.10.12 e a suíte de escritório Libre Office na versão 6.1.5.
Esta edição apresenta um tema MX Look-and-Feel, para se destacar da edição XFCE que é a padrão do sistema. O MX Linux parece ser uma distro baseada no KDE bastante bastante rápida e moderna, mesmo possuindo um ambiente Plasma antigo.
Você já utiliza o MX Linux? Vai testar a versão com KDE? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!
Achei interessante esse sabor de Linux. Vi que anda bem cotado na comunidade. Me parece bem promissor. Baixei essa versão e vou instalá-la numa vm pra ver como é.
A versão XFCE é bem feinha, na minha opinião. Vamos ver se a KDE segue o padrão ou fica mais bonitinha… mas o sistema, pelo que andei olhando, é bem arrumado. Parece um projeto interessante (mas que não justifica o 1º lugar no Distrowatch, por mais que esse número seja distorcido)
Testei a versão com XFCE e foi um desastre! Além de ser horrenda, não é simples instalar programas para um usuário comum, os repositórios ficavam constantemente off, entre outros problemas.
Me interessei pelo MX Linux desde 2018, por ser “não-SystemD”, mas ele é um Debian muito “configurado” por meio de ferramentas próprias, que eu devia ter explorado a fundo, antes de tentar substituir o Xfce pelo KDE. Como não fiz isso, não consegui bons resultados na época. Agora, logo que vi a versão KDE beta 2, tratei de instalar, e a minha experiência tem sido ótima, nessas quase 3 semanas.
No começo, o download de atualizações ficou meio lento. Utilizei o “Gerenciador de Repositórios” 2 ou 3 vezes, até encontrar os que mantêm boa velocidade a médio prazo.
Nesse meio tempo, acompanhei todas as conversas no tópico de acompanhamento do Beta 2, e consegui resolver todas as dificuldades rapidamente. Aprendi muito no Fórum do MX.
Eu preferiria um KDE mais “atual”… (o KDE Neon e as distros rolling-release me deixaram mal-acostumado)… mas consegui me acostumar.
Para variar, registrei a experiência em detalhes, para lembrar caso precise, no futuro:
Pelo visto, só eu gosto da versão XFCE. Tem sido minha distro faz mas de ano. Tem muita ferramenta legal e gosto da base debian. Infelizmente KDE não me agrada. Acho qu ele acaba desperdiçando os poucos recursos do meu pc.
Estou Usando a versão KDE há alguns dias e fiquei muito feliz com a loja de aplicativos que permite pesquisar até flatpacks e outras fontes não estáveis. Porém, tenho tido problema com a instalação de determinados softwares como miktex e texlive devido a bibliotecas corrompidas e/ou desatualizadas que não permitem terminar a instalação. E não importa se a fonte do software é a loja ou se eu baixei o pacode em outro lugar o resultado é sempre o mesmo, bibliotecas corrompidas.
Esqueci de dizer… O MX Linux 21 Wildflower trouxe uma bela atualizada do KDE – Plasma 5.20.5, Frameworks 5.78, aplicativos KDE 20.12.2 ~ 20.12.3. – Está longe de ser o mais recente, mas já ficou bem mais perto.
Tenho usado o MX com KDE em alguns dias e tenho curtido. O Fedora ficou de lado. Já
curtia MX com xfce, agora com KDE, curti demais! Estou com uma distro só no PC. Esse é um recorde, por enquanto!