Muita Maquina para Pouco Linux

Antes dos ataques, quero apenas compartilhar o meu ponto de vista e experiência após quase 1 ano usando o Linux no meu dia a dia, SEM dual boot.

Notebook de uso:

DELL G7 - NVIDIA Hibrida

  • Notebook Dell Gaming G7 7588-A40B
  • Intel Core 8º i7
  • 32GB
  • GeForce GTX 1060 6GB
  • 1TB
  • SSD Corsair Force Series MP510, 480GB, M.2 NVMe, Leitura 3480MB/s, Gravação 2000MB/s - CSSD-F480GBMP510
  • Tela Full HD 15,6"

Distribuicoes Instaladas na maquina:

Linux Mint 19 - Tara (Cinnamon)
Linux Mint 19.1 - Tessa (Cinnamon)

Ai Pensei, Se eh pra usar um sistema baseado em Ubuntu porque não usar logo o Ubuntu.

Ubuntu 18.04 - Bionic Beaver LTS (Gnome)
Ubuntu 19.04 - Disco Dingo (Gnome)
Ubuntu 19.10 - Eoan Ermine (Gnome)

Se Ubuntu eh baseado em Debian porque não tentar ele.

Debian 9 - Stretch (Gnome)
Debian 10 - Buster (Gnome)

Também tentei o Fedora entre essas mudanças, porem nunca rodou 100% com o Drive Proprietário da Nvidia. Porem quero desde ja agradecer a comunidade do Fedora, Os caras são ■■■■, O Cristiano mesmo me ajudou muito a tentar colocar o meu note pra rodar. O pessoal SEMPRE, SEMPRE solicito.

Fedora 30
Fedora 31 (Gnome / KDE)

Mas a única Distro que rodou 90% na minha maquina foi o Ubuntu 19.04, melhor do que o 19.10!
Então sempre, tentava usar uma nova, dava algum erro durante a instalação ou bronca nos drivers da Nvidia e acabava voltando ao Ubuntu 19.04.

GAMES:
Agora vou explicar o que me fez criar o tópico, se o pc eh gamer eu quero jogar. Lógico que temos jogos pra linux, na duvida se rodava eu sempre olhada o site do protondb.

Lista de Games Compradas na Steam:

CS (TODOS)
Dota (1,2)
Insurgency (1,2)

F.e.a.r. (1,2,3)
Hitman (TODOS)
Worms (TODOS)

Quake (TODOS)
The Witcher (TODOS)
War Thunder

eFootball PES 2020
Assassin’s Creed Origins
F1 2019
Farcry 5
Fishing Planet
Fortress 2

ALGUNS desses Títulos, simplesmente NAO RODAM. Outros consegui fazer rodar mas não sei o porque depois, do nada, eles não rodavam mais.

OFFICE

Outra mudança, foi sair do MS Office para o WPS Office.
Achei muito bom, mas senti falta de uma função chamada INSTANTÂNEO que tem no MS Office que não tem nos softwares alternativos. Como alternativa tinha que “printar” a tela e depois editar só o pedaço desejado.

Bateria, Calor e USO de Dois Monitores

Como o Linux não trabalha bem, ate então, com placas de vídeo Híbridas, O sistema SEMPRE usa a Nvidia para tudo, ate mesmo para abrir um Terminal.
Devido a isso, minha bateria só dura no máximo 1 hora.

Com os novos drivers da Nvidia temos agora as opções:

NVIDIA (Performace Mode)
NVIDIA (On-Demand)
INTEL (Power Saving Mode)

Porem para usar um monitor a mais no meu notebook, tenho sempre que deixar ele no modo Performace.

Como sempre estou usando a Nvidia, o notebook sempre esquenta mais do que usando a Intel. Com esse drive novo consigo trocar entre intel e nvidia sem que essa mudança para de funcionar, o que não conseguia fazer antes sem dar erro.

Pra Finalizar, eh com muita tristeza que estou voltando ao Windows 10, como expliquei antes (Bateria, Games…), mas quando sair o Ubuntu 20.04 vou testar, e espero que essa LTS venha boa para os híbridos. Uso Notebooks assim a mais de 10 anos e ao longo desse tempo vejo os saltos gigantes que o Linux vem dando, sei que estou perdendo em segurança e privacidade fazendo essa mudança, mas necessária pois quero jogar os games atuais que infelizmente nao rodam no Linux.

10 curtidas

Pois é, infelizmente o descaso da Nvidia com o suporte no Linux faz com que muitas pessoas voltem ao windows…

1 curtida

Máquina fantástica para os padrões atuais de um laptop.

1 curtida

Né, pra que humilhar

1 curtida

Brincadeiras à parte: vim aqui pra te defender.

Boa migração de volta, cara, vai com fé e fica tranquilo.

GNU/Linux não é a melhor opção pra quem quer jogar e pra quem faz questão de usar NVIDIA, as VGA da AMD tem driver open source e eles são melhores que os proprietários.

Mas vai tranquilo. Caso precise/queira usar um sistema baseado em Linux novamente um dia escolha um Intel sem placa gráfica dedicada, e de preferência de uma geração anterior pra ter mais facilidade de compatibilidade.

O segredo pra ter uma experiência boa é usar algo que já foi feito antes, e quanto mais pessoas tiverem feito melhor, vide meu exemplo: um laptop dell inspiron n4050 de 2011/2012, tem driver pra tudo e nunca tive problema com nada.

Já meu pc HP novo com ryzen não consegui colocar o Debian, por exemplo.

1 curtida

eu vou citar o Linus Torvalds:

“Fuck you NVIDIA”

10 curtidas

Se for tentar o Linux de novo antes do Ubuntu 20.04, da uma olhada no Manjaro acho que talvez ele tenha mais compatibilidade com o seu hardware.

3 curtidas

Vou sim! Vou depois baixar ele e gravar um Live USB.
Depois dou uma tentada nele antes de usar o Ubuntu 20.04 LTS.

Tive exatamente essa impressão dern0s, se a ideia for usar Linux,
A melhor opcao seria sem a Nvidia, ou melhor sem ser híbrido
escolher uma notebook fino, tipo o XPS da Dell.

Gostei muito do Linux e vou testar-lo novamente como uma opção principal. Mas além da questão da Nvidia temos que cobrar aos fabricantes de Games comparabilidade com o Linux.

Enquanto isso vou jogando os games aqui.

Falando em muita máquina pra pouco Linux achei esse artigo do Dio:

99% dos computadores mais poderosos do mundo rodam Linux

2 curtidas

Vou te dar uma alentada sobre Hibridas, se vc quiser ainda tentar, tem o RegataOS (baseado no openSUSE) e ta se saindo de forma fantástica aqui no meu Dell hibrido, ta valendo a pena. E sobre o Ubuntu e afins, muito provavelmente a versao do Xorg 1.20.6 vai deixar tudo como deveria ser, pois essa versão do Xorg vai vir com as implementações da Nvidia para Linux com as hibridas, pois com as versoes mais recentes do driver, se bem lembro é a partir da 435.x, ja tem essa implementação.

2 curtidas

Já to na ansiedade pra voltar pro Linux, mas esperando as coisas melhorarem para as híbridas. Kkkk. Vou testar outras versões além do Ubuntu mas gostei muito dele.
Eh só instalar e usar. Não preciso configurar muito coisa.

1 curtida

Entao, por isso que falei do RegataOS, pois o trabalho q o Josue fez foi essa “melhora”. Creio q no momento, é a melhor distro para hibridas !!! Ja ta tudo pronto para o uso.

3 curtidas

Vou subir uma vem aqui pra testar. Valeu :wink:

1 curtida

Man, instala direto em uma partição, em uma VM nao vai ter o resultado que vc procura, vai por mim rsrs.

3 curtidas

Alguns erros ao tentar rodar o RegataOS

De todas as distros a que roda perto dos 90% bem eh a Ubuntu. As outras sempre dão algum erro.

esse laptop é certificado para ubuntu 16.04 me parece https://certification.ubuntu.com/hardware/201801-26082

Exato. Ele roda bem o 18.04 depois de instalado o drive da nvidia e roda super bem o 19.04. Os outros ou dão problema pra instalar o drive de vídeo ou dão outros problemas nada a ver. O Cristiano ( da comunidade Fedora) passou um dia comigo tentando me ajudar a rodar o Fedora nele mas não teve acordo kkk. Já outro amigo instalou o Fedora no G7 com a GTX1050. Vai entender.

Vou refazer o pendrive do RegataOS e testar novamente. Mas valeu.

1 curtida

A maioria dessas máquinas são servidores ou não são de uso pra um usuário comum (fica jogando ou entra em redes sociais).
Então não tem nem como compara com o caso do @diomenezes

O pendrive tava com problema

6 curtidas

Ja conseguiu instalar ???

1 curtida