Mude a Minha Opinião. O Linux não é feito para o Usuário Comum

03:04 madruga, eu sei…

O Linux não é feito para o usuário comum. Eu sou um usuário comum, mas eu já uso o Linux a três anos, e tudo que eu sei, é o Sudo Apt update. rsrs

As distros podem se esforçar em fazer a melhor versão para o Usuário, como o Pop Os, Mynt, Zorin e dentre outras…

O Linux fácil de entender mas em alguns casos e mesmo com um ambiente parecido com o Windows ou com MacOs… o Linux ainda é um bicho de 7 cabeças.

a maioria das distros tem vídeos, tem comunidades, e mesmo com tudo isso de informação, o assunto que é discutido na maioria das vezes são coisas de outro mundo. Informações Técnicas.

Tem pessoas nessa comunidade que provavelmente tem dificuldade de tender coisas simples do Sistema.

parece besteira, mas eu levei um tempão para entender o que era Kernel. Mesmo sendo fácil de entender, para um usuário de MacOs vai saber que coisa é essa?

ele vai suar o MacBook por anos e nunca vai saber o que é Kernel.

as distros se esforçam para melhorar a experiência do sistema, e tem muita gente nova entrando… Eu sou um, 3 anos de LINUX, não é nada perto do @Dio e o seus conhecimentos.

eu não estou reclamando e nem buscando defeitos, eu amo o Linux e amo esse mundo de software livre. Mesmo sendo um LEIGO, eu amo tecnologia, sou um nerd e vejo todos o vídeos do @Dio.

bom, quem tem a capacidade de me convencer que o Linux de fato foi feito para usuário usuário comum usar tranquilamente sem ter dor cabeça ou dificuldade?

obs: assim que a pessoa começa usar um MacOs ou Windows, sendo a primeira vez, ela já tem uma boa experiencia e ja começa usar com facilidade.

vamos debater.

O único que tem essa capacidade de quem saber tomar a liderança da Appel do Windows é o Chrome Os FLEX. Que por sinal, é uma belezura de usar.

Bom dia mano.
Cara, sinceramente sim! Foi feito pra usuário comum.
A diferença entre eles é o “Start”. Ou seja, se no primeiro contado o usuário já vai para uma Distro Linux, para ele vai ser um SO normal com ferramentas próprias pra utilizar o sistema.

Se mais tarde ela for para o Windows vai notar diferenças não só nos aplicativos mas também nas maneiras de mudar alguma coisa no sistema.

E vice versa, se alguém já começa no Windows, quando for pra Linux vai ver coisas diferentes também. Então sim, tanto Linux quanto Windows foram desenvolvidos para usuários comuns. Diferenças, dificuldades e facilidades vão ser vistas se ele começar em um e for para o outro.

Um exemplo disso é o carro com câmbio automático para o manual.
Quem começa em um vai ver diferença quando vai passar para o outro, mas ambos são para usuários comuns, não precisa ser um piloto de Fórmula 1 pra conduzir qualquer um dos dois.

No meu primeiro contato com Linux não vi nada de “extravagante” nele que me impediu de usá-lo e procurar o Windows. E também não vi nada de impossível no Windows que me fizesse não usá-lo pra ficar com o Linux, então, vai questão de gosto mesmo, se o que procura é atendido por aquele SO não vai achar dificuldade.

8 curtidas

É definitivamente para “usuário comum”.
Comecei a usar Linux por volta de 1994, no Slackware. Não, não tinha interface gráfica. Precisava saber de comandos, arquivos de configurações, etc.
Como sempre fui do ramo de tecnologia, usei Windows, OS/2, DOS e Linux. Confesso que o melhor sistema que já usei foi o OS/2, mas a IBM fez o (des)favor de matá-lo.
Tenho duas filhas e desde cedo fiz questão que elas tivessem contato com tecnologia. Como usava Linux 90% do tempo, foi este o sistema que aprenderam a usar.
Hoje, adultas (28 e 26 anos), cada uma possui um Chromebook e não trocam por nada. Não se adaptaram com Windows, apesar de, obviamente, terem tido contato com ele durante o período escolar. Uma é médica e outra nutricionista e usam o Chromebook para TUDO que precisam, sem sentir falta de nada.
Eu mesmo continuo usando Linux sem saber NADA do que rola sob o capô hoje em dia. Não me interesso por isso. Quando dá alguma zica, vou na Internet e tento resolver. Se não conseguir, formato e instalo tudo de novo. É uma diversão! :slight_smile:
No Windows não é assim também? ou alguém sai mexendo em arquivos do Windows para resolver problemas que, eventualmente, apareçam no sistema?

Instale o Linux com a interface gráfica de sua preferência, instale os aplicativos que irá precisar, use-o e seja feliz. :slight_smile:
Como qualquer sistema, se você não mexer no que não deve, não terá problemas.

4 curtidas

Primeira vez que usei linux foi muito fácil com o ubuntu unity na época, achei mais fácil que o windows 7 que não tinha nem loja de aplicativos

1 curtida

Se a pessoa não tiver o Windows instalado na cabeça, acho mais simples e mais parecido com celulares onde hj todos tem. E se baseando na Pesquisa que saiu recentemente onde o pessoal mais novo não sabe usar o computador mais, linux pode ser bem mais tranquilo de se iniciar essas pessoas do que o windows.

Tem gente que diz o ChromeOS quer fazer isto, mas vale lembrar que o Chrome OS não faz muita coisa, basicamente te dá acesso a internet e uma loja especifica dele, até dá acesso a aplicativos linux, mas, ai eu vejo que não entra na categoria “Usuário Comum”. A maioria das Distros linux já fazem o mesmo e com mais funções que o Chrome.
(obs. Quando digo que o chrome não faz muita coisa, digo na capacidade dele de rodar aplicativos maiores e games)

1 curtida

Estou prestes a entrar de novo no mundo Linux, gosto muito de tecnologia e apesar de saber pouca coisa pretendo aprender mais, sou um “comum”, estou bem animado com o meu retorno. Começando uma nova fase na minha vida. Abraços a todos.

3 curtidas

Rapaz! oque seria Usuario Comum? pois desde 2013 eu nunca vi com meus olhos algum usuario de Linux Comum ou Especial na minha frente! nunca vi um comercio/escritorios/lojas/academias etc pequeno ou grande usando linux, nunca vi pessoas na rua falando sobre Linux, nunca vi no meu grupo de convivencia alguem falando algo sobre o Linux, até na Santa Efigenia eu ja procurei algum usuario ou alguem com conhecimento em linux e não encontrei, e creio que a Santa Efigenia é o Maior Comercio do Brasil de informatica! se la não tem nada de Linux eu creio que linux não é levado a sério, eu vejo na Net é muita arrogancia em comunidade Linux, antigamente tinha umas brincadeiras aonde os empresarios falavam que não dariam emprego aos Corinthianos por eles serem arrogantes, briguentos sem educação etc… hoje em dia eu diria que não daria emprego a quem usa Linux! por ver esse Bugs nos usuarios de Linux na Net, o coitado instala o Linux entra em um forum faz uma pergunta e vem o cidadão que acha que sabe tudo e esculacha o coitado!! sei que ninguem tem obrigação de ajudar ninguem! mas entrar em um topico para chamar o outro de preguiçoso esta por fora.muito ajuda quem não atrapalha.

Mas para que um usuário comum precisaria entender o que é Kernel?

Você não precisa mexer no terminal para usar uma distro linux.

Em geral, o que eu percebo é que o usuário que decide instalar uma distro linux, muitas vezes, acaba se perdendo no mar de possibilidades que o linux oferece. Não é porque você está usando linux que tem que ficar abrindo terminal ou tentando mudar o comportamento do sistema. Faz isso quem tem conhecimento técnico ou quem está buscando tê-lo, porém, em ambos os casos já não estamos mais falando de um “usuário comum”.

Ora, quem é o usuário comum então? Na minha visão, o usuário comum é aquela pessoa que não modifica o sistema operacional e tampouco utiliza-o para fins que não seja meramente a execução de uma tarefa. Ou seja, a pessoa que não enxerga o computador como algo para ficar fuçando.

Portanto, não tem como falar que o Linux não é para usuário comum, uma vez que uma pessoa sem nenhum conhecimento pode usá-lo tranquilamente.

2 curtidas

Aqui na minha cidade tem mercados com Linux nos caixas e, pra falar a verdade, é bem provável que os funcionários nem se dêem conta de estar usando Linux. A gente tem a tendência de achar que usuário de Linux precisa ter conhecimentos de médio a avançado, mas não é isso que eu vejo. Nunca vi usuários de Windows discutindo sobre sistemas de arquivos, swap, etc.Tem usuários de Linux assim também. Se usuário comum é a pessoa que usa o pc pra tarefas do dia a dia, eu diria que sim, Linux está preparado pra usuário comum.

5 curtidas

Acabei de entrar no Linux. Utilizei Windows desde os meus 12 anos de idade. Decidi mudar, primeiro por “curiosidade” - Conhecer o que é Linux, né, as distros e tals. Não conheço muito não, capaiz, sou leigo em Linux.

Utilizo o sistema para programar e jogar, só que não fico só nessa… Linux te atrai, bom no meu caso - Quero entender o terminal, o kernel, e tipo, vou vasculhando a Internet. Fazia tempo, nossa, muito tempo que eu não ficava até de madruga lendo fóruns, vendo vídeos sobre um sistema. Ex: No windows eu programava, terminava minha rotina e já ia para o Dota 2 ou CS GO… Sim, eu utilizo Linux para jogar, mas não é assim mais, eu tenho mais interesse em entender o que é essa tecnologia, do que usar o sistema para coisas comuns… Mas esse é o meu caso, é eu que sou curioso mesmo e fico encanado kkk. Qualquer “usuário comum” que tiver interesse em aprender - aprenderá.

Talvez hoje o que falta é a paciência em ler e ouvir… Muitos já querem uma resposta de imediato, um resultado na hora, e se tratando de tecnologia, é complicado né.

Mas eu estou gostando, até minha mãe ta aprendendo kkk. Eu tinha que instalar todos os apps no pc dela. Hoje, ela abre a loja, e faz sozinha. Esses dias ouvi dela, nossa Jonathas, o pc ta mais bonito :rofl::rofl:, não o pc, mas o SO. - Isso é um progresso, pode ser kkkkk.

3 curtidas

Exatamente. O curioso é que anos atrás, aprender Linux era muito mais difícil. E nem estou falando de algo técnico. Aprender a usar uma distro não era tão simples.

Hoje, material não falta e há 1001 vídeos explicando. Então, para quem quer usar/aprender, não tem desculpas. Mas, muitos, não querem fazer o mínimo esforço. Reclamar ou dar meia volta é mais fácil.

Ótimo começo. :+1:

2 curtidas

O problema maior é se há dificuldades com o hardware (placas Nvidia que o digam). Mas, uma vez que está funcionando bem e a pessoa tem o mínimo de curiosidade (sem isso, não vai), dá pra usar.

Gente arrogante e idiota tem em todo lugar, de médico a garçom, e não depende da área ou do conhecimento que tem e, sim, da personalidade/maturidade.

1 curtida

Esse e um assunto bem complicado, e um negócio que pra se usar um computador requer “interpretação” mas no fundo tbm tem o cultural
Mas se a pessoa não souber nada sobre mas tiver interpretação geralmente dá pra usar tranquilo
Mas realmente não há preparo no desktop devido ao desinteresse das fabricantes de hardware e desenvolvedores de software no fim das contas
Outro fator e que o ser humano despensa Qualidade, se ver os softwares mais populares são um lixo em questão de qualidade
Microsoft faz o sistema e deixa virar uma verdadeira entulharada de coisas justamente pra atingir qualquer um sem ver muito oq a pessoa precisa e não consegue manter o básico em qualidade, a Google não sabe fazer um sistema sem fazer pior que a M$ não e atoa que só o travoid vingou nós celulares e mesmo assim forçado goela a baixo
Então resumindo quem faz mais m*rda e que ganha popularidade

1 curtida

Ia digitar um comentário bem parecido, mas sinceramente o @MMalyson já disse tudo. O segredo é o “start”. Peça pra um usuário de 10 anos de MacOS ir do nda usar Windows. Ele vai estranhar várias coisas.

1 curtida

Aí você já partiu de um pressuposto mercadológico. Windows domina o mercado. Assim como se vc sair nas ruas do Brasil vai ver quase ninguém falando de Mac kkk. Se for a mercados emergentes a maioria nem sabe o q é iOS. Apenas Android de entrada.

Então quando o cidadão de Windows esta com alguma duvida ele tem caminhos para pedir ajuda em qualquer esquina ou amigo de trabalho, escola etc alguem vai te ajudar sem te esculachar ou te menosprezar , eu mesmo sou usuario da UOl e pago 13,90 por mes para ter suporte no Windows 24 hs, qualquer duvida que eu venha a ter é a solução vem rapido! , ja no linux eu vou correr para qual lugar?, e olha que eu tenho tempo livre e não preciso de Windows e linux para nada na Vida!! agora quem realmente tem que trabalhar e estudar usando linux creio que vai sofrer, eu vejo até videos do Diolinux e alguns comentarios aonde ele fica tipo pisando em ovos para não desagradar a comunidade que tem comportamento estranho kkkkk

1 curtida

Amigo, você tem uma visão muito peculiar das coisas, às vezes com umas figuras de linguagem exageradas e umas ideias francamente estranhas, como essa de não dar emprego a quem usa Linux…

Hoje não sou iniciante nem leigo em Linux, mas em 2018 eu era. De cara tive de lidar com um problema de compatibilidade do Lubuntu 18.04 com o wi-fi de meu netbook, e não saí correndo, dei uma pesquisada e segui dicas.

Depois comecei a frequentar fóruns sobre distribuições Linux. Vi desde o começo que esses fóruns têm muita “gente de TI”, mas, no geral, fui bem tratado em minhas dúvidas e aprendi muito lendo os comentários. Vez e outra, sim, a gente topa com alguém arrogante, mas é como o colega observou, vamos esbarrar com arrogância em praticamente todos os círculos de interesse.

Linux é nicho, nem você e nem ninguém vai ficar vendo gente comentar o assunto na rua, na mesa do café etc. Mas e daí? Quantas vezes eu vi pessoas comentando Windows na rua, na mesa do café, na fila do caixa etc.? Isso não é parâmetro de sucesso ou fracasso de nada. Há muitos assuntos importantes, fundamentais à nossa vida hoje, que são também coisas de nichos.

Quanto ao nicho Linux, o que importa é que há muitas portas abertas para quem se interessar pelo assunto entrar nesse mundo e ir conhecendo. O Diolinux Plus, por exemplo, é um portão e tanto, tal como o blog e os canais do Diolinux no YT.

6 curtidas

Tenho amigos que usam Linux há MUITOS anos, mas, em 2018, quando quis conhecer distros, eles não estavam ao alcance, aí eu fui aprendendo nos fóruns e com muitos vídeos no YT, em português e outras línguas. Não foi nenhum fim de mundo, é o tipo de coisa que muita gente faz quando começa a se interessar por quase qualquer assunto.

De todo modo, há sistemas que oferecem serviço de suporte, como o brasileiro Regata OS.

Como observei, você põe as coisas de modo hiperbólico.

Claro que, sendo Windows padrão de mercado, o que não falta é cursinho e gente dando surporte. Mas tem muita gente leiga que vai ter dificuldade de dominar “coisas de computador” mesmo com todo suporte disponível. É que nem dominar matemática.