Trabalho como corretor de seguro e tenho um notebook com processador fraco i3 atualmente uso win 11 será que se eu colocar o Linux terei melhor desempenho e consigo acesso a todos programas que uso para trabalhar ?
-------------------------------------->
A resposta é talvez. Dê mais informações sobre o computador. Quantidade de memória RAM é uma coisa que é crucial para você escolher um distribuição. Para saber se os programas vão ter versão linux, você precisa dizer quais usa também. Talvez tenha, talvez não tenha, talvez tenha um similar, talvez não.
I3 não é um processador tão fraco assim, é bem honesto para atividades de estudo, escritório e lazer.
Já usou alguma distribuição Linux alguma vez na vida?
Se roda Windows 11, provavelmente vai rodar um Mint XFCE ou Xubuntu muito bem até uns 8GB de ram. Se tiver mais ram, aí começa a ficar mais legal, dá pra usar muito bem uma interface Gnome ou KDE, aí abre um leque de distribuições mais legais como Ubuntu, Fedora, Zorin etc.
se vc usa programas para windows, provavelmente não, se não tiverem versão para linux. vc deveria pesquisar esse importante detalhe antes de pensar em migrar. se algum programa não existir para linux mas tiver uma interface para navegador que lhe atenda, pode considerar essa possibilidade.
Tem a opção de baixar o linux e rodar o sistema em modo “Live”, onde você prepara o pendrive com o sistema e coloca para iniciar. Aí você pode testar um pouco, abrir o navegador, ver o que funciona e o que falta. Assim já pega alguma experiência para nos dizer o que faltou. Dica de vídeo do Dio:
Sua pergunta é bem ampla, afinal não sabemos os programas específicos que você usa, então pode ser que haja equivalentes no sistema Linux ou não, o que vai impactar a resposta para sua pergunta.