Trabalho como corretor de seguro e tenho um notebook com processador fraco i3 atualmente uso win 11 será que se eu colocar o Linux terei melhor desempenho e consigo acesso a todos programas que uso para trabalhar ?
-------------------------------------->
A resposta é talvez. Dê mais informações sobre o computador. Quantidade de memória RAM é uma coisa que é crucial para você escolher um distribuição. Para saber se os programas vão ter versão linux, você precisa dizer quais usa também. Talvez tenha, talvez não tenha, talvez tenha um similar, talvez não.
I3 não é um processador tão fraco assim, é bem honesto para atividades de estudo, escritório e lazer.
Já usou alguma distribuição Linux alguma vez na vida?
Se roda Windows 11, provavelmente vai rodar um Mint XFCE ou Xubuntu muito bem até uns 8GB de ram. Se tiver mais ram, aí começa a ficar mais legal, dá pra usar muito bem uma interface Gnome ou KDE, aí abre um leque de distribuições mais legais como Ubuntu, Fedora, Zorin etc.
se vc usa programas para windows, provavelmente não, se não tiverem versão para linux. vc deveria pesquisar esse importante detalhe antes de pensar em migrar. se algum programa não existir para linux mas tiver uma interface para navegador que lhe atenda, pode considerar essa possibilidade.
Tem a opção de baixar o linux e rodar o sistema em modo “Live”, onde você prepara o pendrive com o sistema e coloca para iniciar. Aí você pode testar um pouco, abrir o navegador, ver o que funciona e o que falta. Assim já pega alguma experiência para nos dizer o que faltou. Dica de vídeo do Dio:
Sua pergunta é bem ampla, afinal não sabemos os programas específicos que você usa, então pode ser que haja equivalentes no sistema Linux ou não, o que vai impactar a resposta para sua pergunta.
Em resumo, o melhor do Linux é ser de graça na maioria dos casos, e também por não trazer tantos processos em paralelo com o Windows, mesmo no custo de algumas facilidades que o Windows pode trazer algumas vezes, e isso faz com que o PC tenha mais fôlego para as suas tarefas, mas não faz nenhum milagre. Porém, um processador i3 não é tão fraco assim. Fraco seria algum Celeron, que dependendo nem é TÃO ruim assim. Então, faça como os outros recomendaram acima: teste um sistema, ou mesmo procure na internet para saber se os programas que você usa vão rodar no Linux, ou pergunte aqui especificando. No geral, se você usa programas como Calculadora, Firefox (Chrome, Edge, ou algum outro navegador), pacote Office, e um gerenciador de arquivos como o Windows Explorer, isso, você encontrará equivalentes em qualquer sistema Linux (ao menos na maioria).
Processador - Intel(R) Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz (2.00 GHz)
Memoria - 12,0 GB (utilizável: 11,9 GB)
SSD - sandisck 1TB - 219 utilzados.
Já usou alguma distribuição Linux alguma vez na vida? Não
Cara, 12GB de ram dá pra usar bem legal. Como você nunca usou Linux, uma interface que será amigável e você não terá dificuldades iniciais para se adaptar é o KDE. Considerando isso, vou te sugerir usar o Kubuntu (https://kubuntu.org/) ou Fedora KDE (The Next Generation Personal Desktop | The Fedora Project).
O kubuntu eu recomendo mais por ser mais fácil, na minha visão, conseguir ajuda para distribuições baseadas no ubuntu. Mas eu tenho um fedora desse na minha máquina e é ótimo também.
Quanto aos programas, você não citou nenhum, mas se você os acessa por meio do navegador (Chrome, Firefox, Brave, Edge etc), eles vão continuar funcionando, pois só dependem do navegador.
Sobre o WhatsApp, não tem versão oficial da meta, mas existe uma versão da comunidade chamado ZapZap (ZapZap), que não é difícil de instalar (pode pedir ajuda aqui se precisar), e, na minha opinião, é muito superior ao WhatsApp do Windows que ultimamente está terrível de usar. Um dos grandes trunfos é que no ZapZap você pode usar várias contas de whatsapp ao mesmo tempo, por exemplo, sua pessoal e do seu trabalho.
Quanto a outros programas de escritório como Word, Excel, PowerPoint… Todas essas coisas tem no LibreOffice que é muito bom. Tem uma variedade de programas bem grande.
Quanto aos que você usa especificamente, vai precisar citá-los para que possamos dizer se vai funcionar.
Como já disseram, verifique a possibilidade de rodar os programas em linux. Quanto a questão da distribuição, recomendo sistemas que já venham praticamente prontas para uso e com bem menos necessidade de estar configurando, como: Linux Mint, ZorinOS e Biglinux.
Segundo o Google, esse software segfy é totalmente online pelo navegador, então vai funcionar normalmente no linux, ele não depende de um sistema operacional específico.
Daria pra colocar os 2 sistemas em dual-boot? Se certificar que o linux te atende beleza, e seria até uma especie de segurança , caso um dos sistemas desse algum problema.
Seu computador é bom. Então vou deixar aqui minha contribuição indicando distros que acho que casam bem no seu notebook e você terá muita facilidade em usar:
- Zorin OS 18: Muito semelhante ao Windows, é uma distribuição muito completa. Tendo, inclusive a função webapps. Ele tem um sistema de integração de softwares que ao tentar rodar um programa de Windows o Zorin analisa se o mesmo tem versão, ou alternativa pra Linux, recomendando a instalação da melhor opção. O Zorin aceita bem o Wine e roda bem programas Windows que rodam via Wine.
- Linux Mint Cinnamon: esse é bem conhecido e dispensa apresentações. Vai rodar muito bem ai no seu notebook. É bem completo e muito fluído. Aceita bem o Wine e você poderá rodar programas Windows que rodam no Wine.
- Tiger OS: distribuição brasileira que utiliza KDE Plasma 6x. Com visual muito semelhante ao Windows 11 ela é muito completa. Vem até com o Office 365 Webdesktop. Ela, depois de instalada, você pode escolher qual navegador web quer usar. E se escolher o Microsoft Edge pra Linux, você passa a contar com web-aplicativos. Você também pode escolher qual Office deseja usar. É uma distribuição bem leve e baseada no Ubuntu. Também aceita o Wine.
- Oreon OS: muito simples, leve, com KDE Plasma. Roda tudo e vem com o Wine integrado ao sistema, facilitando a utilização de programas Windows.
- Big Linux: mais uma distribuição brasileira, com KDE Plasma 6x, muito completa e bem fácil de usar. Um ponto a se ponderar nessa distro é o fato de ser baseada em Arch Linux Rolling Release. Por esse motivo não recomendaria a mesma como porta de entrada no universo Linux. Mas não deixa de ser uma ótima distribuição e se acabar a escolhendo vai funcionar muito bem no seu notebook.
Bom, essas são minhas sugestões. Aqui eu tenho um notebook Dell Core i5 de quarta geração com 12Gb de RAM rodando Big Linux numa boa. Até jogar nele eu jogo.
Bem, o melhor a fazer é testar cada uma delas e ver com qual você se identifica mais. Eu uso Big Linux e estou bem satisfeito.
Levando em conta todas as informações e colaboração de todos, e depois de ler, ver e analisar. Vejo que meu notebook está talvez com algum problema de hardware, pois entre uma simples rolagem de pagina na internet, o mesmo parece tela de televisão antiga, quem ja viu sabe como é, fica dividindo a imagem. Agradeço a todos e tenho muita informação para proceder com a possivel mudança de sistema operacional.
Testa com uma tela avulsa, ligue em um monitor externo ou na televisão. Se continuar com o problema deve ser software, senão é a tela do seu computador mesmo. Seja qual for o problema, é passível de reparo
Provavelmente é o “tearing”, quando a atualização da imagem é feita antes de terminar a renderização da imagem anterior. Estranho pois, se for no Linux, já é comum que as distribuições usem o Wayland por padrão, que não tem mais esse problema. Mas se for só isso, é questão de acertar detalhes…
Acho que ele está se referindo a acontecer no Windows
De fato o problema é no win11 e já testei com um monitor externo mesmo problema demora de mostra a pagina e ainda mais quando tem muitas ilustrações.
Recomendo o senhor instalar o Kubuntu 24.04 seguindo este vídeo (https://youtu.be/MjkaXNwO3zQ) como exemplo. Não é nada difícil, mas caso tenha medo, qualquer técnico de informática vai conseguir instalar, é só informar que quer o Kubuntu 24.04.